• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 10105
    Adaptação 2009, EFOMM » quinta-feira, 22 de janeiro de 2009 »
    Rotina da segunda semana da adaptação

    Esta matéria faz parte do Especial Adaptação 2009, clique para ler mais

    Foxtrot treinando "Apresentar Armas"

    Foxtrot treinando "Apresentar Armas"

    A rotina diária da adaptação já foi detalhada nas matérias anteriores: alvorada, reunir, desjejum, treinamento físico militar, café da manhã…

    Durante a segunda semana da adaptação, os candidatos passarão a maior parte do tempo realizando Ordem Unida. A prioridade é aprender seguir as ordens de comando e executar os movimentos com precisão para o desfile da Cerimônia de Entrega da Platina e para todas as demais cerimônias que serão realizadas no decorrer do ano. Hoje (quarta-feira, dia 21) os candidatos realizarão o primeiro treino com ordens dadas a partir de toques de corneta e começarão a receber seus uniformes (cascatinha).

    Caso tenha perdido a rotina da semana passada, veja aqui: primeiro, segundo, terceiro e quarto dia.

    Mascotes de Cascatinha e TFM

    Mascotes de Cascatinha e TFM

    Até agora os candidatos receberam apenas o TFM (short azul) para as atividades físicas, no restante do tempo os candidatos utilizam o que conhecemos como “feraforme” (calça jeans, cinto preto, camisa branca e tênis branco). O uniforme “cascatinha” consiste em short, cinto e bibico bege, camisa branca, meias e sapato preto e é esse o uniforme que os candidatos usarão até o término do período de adaptação, quando receberão a primeira gaivota.

    Os candidatos assistirão a uma palestra com o Oficial de Marinha Mercante Capitão-de-Longo-Curso GONDAR, que escreveu o Hino da Escola de Marinha Mercante (o querido Hino da nossa escola) e falará sobre a Carreira que eles escolheram ao entrarem para a EFOMM.

    Na quinta-feira será realizada na parte da manhã a abertura das contas bancárias de acordo com a opção de cada um e após a janta os candidatos selecionarão seus representantes para:

    • Comissão de Formatura – responsáveis por realizar o Baile da Platina nesse ano e o Baile de Formatura no final do terceiro ano.
    • Aluno rancheiro – responsável por passar as prévias de rancho, onde se toma ciência de qual será o cardápio da semana seguinte.
    • Pagamenteiros – responsáveis por pegar os contra-cheques de cada companhia e por resolver problemas relacionados ao soldo dos futuros alunos.
    • Carteiro – responsável por pegar a correspondência no portaló e entregá-la corretamente nos camarotes.
    • Gestor – responsável por monitorar e reportar quaisquer problemas na estrutura física dos camarotes (lâmpadas queimadas, chuveiros, etc…).
    Turma Alfa em visitação

    Turma Alfa em visitação

    Também foi dado início a uma série de visitações que cada turma fará a um navio mercante. Primeiramente foi a vez da turma Alfa e na sexta-feira será a vez das turmas Foxtrot e Golf.

    Até sexta-feira os candidatos assistirão a várias palestras do Departamento de Saúde, como Nutrição, Higiene, Primeiros Socorros, Segurança e Doenças Infecto-contagiosas.

    Mascotes de Dólmã e Azulão

    Mascotes de Dólmã e Azulão

    Além das palestras e visitações, os candidatos realizarão medições de uniforme Dólmã e Azulão, que serão utilizados na Cerimônia de Juramento a Bandeira e no Baile da Platina, respectivamente.

    O licenciamento geral está, a princípio, programado para as 16h do dia 23 de janeiro (o que pode vir a ser alterado pelo Comando sem notificação prévia). O regresso está previsto para o dia 25 de janeiro, às 19h. Às 20h será realizado um reunir para verificação de presença e após a ceia os candidatos retornam a rotina da adaptação. Para os que forem ficar a bordo haverá duas sessões de cinema, uma no sábado e outra no domingo e entre as refeições será dado tempo livre.

    Atenção: A rotina da EFOMM é de INTERNATO. Fica a critério do Comando a concessão ou o veto do licenciamento geral, tanto quanto o horário no qual ele será realizado. Tais informações podem vir a ser alteradas sem notificação prévia.

    por Of. Al. Lorenzeto

    Comentários

    1. Sandra Gomes da Rosa disse:

      Estamos todos vibrando com a notícia do retorno de nossos filhos! Mais parece um prêmio aos pais que um licenciamento para eles!
      É motivo de comemoração e alegria para os nossos corações!
      Agradecemos aos adaptadores e ao nosso novo Jornal diário: Jornal Pelicano, pela maravilhosa notícia!
      Muito carinho e paz a todos vocês.

    2. Lídia Silva disse:

      Agradeço mais uma vez ao Jornal Pelicano pelo esforço de nos manter bem informados. Gostaria apenas entender melhor o que significa esse licenciamento do dia 23, pois estou entendendo que verei meu filho antes da data prevista que era dia 31 estou errada? Por favor me esclareça. Para vocês do Jornal Pelicano Of. Al. Lorenzeto valeu! Obrigada.

    3. Graça Tanini disse:

      Tatááááá!!!! Prepare-se! 6ª-feira, milhões de beijos e abraços. Falta cada vez menos! Força para todos vocês. Vocês já foram abençoados e já são CAMPEÕES.

    4. Graça Tanini disse:

      Amigos Pelicanos, vocês podem definir o que é um uniforme cascatinha ?
      Abraços para todos vocês e muito obrigado por nos manter sempre informada.

    5. Orlando do Nascimento Junior disse:

      Guilherme gostei muito das fotos, em especial as que você estava. Estamos com saudade. Você meu filho superou as expectativas, (Auto-confiança sobre a sua capacidade).

      Que Deus o abençoe nesta sua nova jornada e aos seus amigos.

      Abraços.

      Seu Pai.

    6. Luiz & Cristina disse:

      Parabéns pelo trabalho da equipe. Muito boa foi a idéia desse jornal pois, para os novatos como nós essa e uma maneira de conhecermos a rotina e nós interarmos de todo o aprendizado que e novidade para eles e também para os familiares.

    7. Of. Al. Lorenzeto disse:

      Esclarecendo a questão do licenciamento:

      No cronograma da adaptação está previsto licenciamento geral para os candidatos, isso significa que durante o final de semana não haverão atividades, a alvorada será tocada mais tarde e entre as refeições será considerado tempo livre.

      MAS ATENÇÃO: O licenciamento geral precisa ser autorizado pelo Comando mesmo estando no cronograma, isso significa que ele pode ocorrer ou não, portanto não façam planos antes de termos a confirmação!

      Quanto ao uniforme “cascatinha”:

      Eu já atualizei o artigo para explicar do que é composto cada uniforme conforme solicitado.

    8. Luiz & Cristina disse:

      João Ricardo, estou muito feliz com o seu retorno e também muito orgulhosa de você. Aquilo que prometi fazer para você já estou providenciando. Ok?
      Beijos, te amamos.

    9. Dani D. Rodrigues disse:

      Obrigada pelas informações mais uma vez!!
      E tomara que esse licenciamento realmente ocorra: Bruno, estamos esperando por você!

    10. Letícia disse:

      Gostaria de agradecer em nome da nossa família por este jornal que nos mantem atualizados.
      Muito obrigada!!!!

    11. Letícia disse:

      Larinha, agora falta pouco!
      Mais alguns dias e estará conosco!
      Estamos morrendo de tanta saudade!!!
      Que Jesus abençõe a todos vocês!!!!

    12. Luiz Carlos Lima Marinho disse:

      Rodrigo Marinho: Olá filho! É com grande felicidade que todos os dias venho ver o site, é emocionante demais, peço a Deus e a N. S. dos Navegantes que proteja a você meu filho querido, e aos demais participantes desta nova jornada na vida de vocês.

      Um abraço e um beijo do pai que te ama!

    13. Eliane C. N. Nunes disse:

      Luiz Paulo C. NOGUEIRA Nunes (BRAVO)

      Filho que o Senhor renove as suas forças a cada dia, estamos contando os minutos para te ver.
      Estamos com muitas saudades. Seja forte, você é o nosso orgulho!

      Jesus te abençoe e te guarde! E a todos também!

      Mil Beijos de seus pais, sua irmã e toda a nossa família que te ama muito!

    14. Claudia e Fabio Mury disse:

      Sexta tá chegando e estou morrendo de saudades!

      Beijos

    15. Eliane C. N. Nunes disse:

      NOGUEIRA (TURMA BRAVO)

      Assistimos o seu vídeo e ficamos cheios de orgulho e emoção, pois tenha certeza que a caminhada é longa e difícil, mas esteja certo que o sucesso está próximo. Seu pai e sua mãe todos os dias buscamos notícias suas para que possamos matar as saudades. Filho aguarde só mais um pouquinho, em breve estaremos juntos.

      Deus está contigo e não temas porque ele é o seu Deus e te sustenta com sua destra!

      Milhões de beijos!

    16. Mariluz disse:

      Estou muito feliz, que Jesus, abençoe cada dia mais, o Pelicano, por nos passar todas essas informações.
      Obrigado fiquem com Deus.

    17. Cosme do Vale disse:

      Quando os meios de comunicação dão ênfase a tantos fatos tristes que ocorrem no dia a dia, que nos deixa em dúvida em relação ao futuro de cada um de nós, temos por outro lado a felicidade de ler as mensagens endereçadas aos nossos filhos, publicadas por esse excelente “PELICANO”.
      Cada uma delas nos traz a certeza de um mundo de esperança, e que a fé, principalmente a de um futuro melhor para os nossos filhos, deva ser inabalável. Parabéns aos pais, parabéns aos filhos, parabéns principalmente a minha querida filha Camila, por tantos momentos de emoção.

    18. Carla Angelim disse:

      Lucas, meu amado filho, estamos pedindo a Deus q realmente vocês possam sair na sexta-feira, será maravilhoso te ver e saber mais sobre suas experiências. Digo isto por mim, seu pai e André. Gostaria de ver você mais nas fotos, mas isso não é muito fácil. Porém, sei que está bem e crescendo. Graças a este jornal divinamente criado, para aliviar os corações dos pais que aflitos e saudosos por seus filhos valiosos, podem ver um pouco do tudo que vocês vivenciam aí.
      Obrigada aos responsáveis por este jornal. Deus, na pessoa de seu Filho Jesus Cristo, os abençoe.

    19. Roberto disse:

      Não sei o que seria de nós, pais dos futuros alunos da EFOMM, se não fosse o famoso Jornal Pelicano disponibilizando as notícias diárias sobre à rotina dos nossos queridos filhos(as). Estamos acinosos e felizes para chegar logo o dia 23, sexta-feita, para o tal licenciamento. Estamos torcendo para que eles sejam, realmente, liberados.

      Obrigado pela notícia.

    20. Candida Nunes Caiado Braga disse:

      Estou felicíssima por ter um espaço onde possa me sentir mais próxima do meu filho, neste período da adaptação e, acredito que durante todo o internato.
      Cleiton, meu querido filho, te amo e parabéns por esta nova jornada. Você merece muito este sucesso. Um amoroso beijo.

      Que DEUS abençõe e proteja toda a “Família EFOMM”.

    21. Graça Tanini disse:

      Ao Of. Al. Lorenzeto,
      agradecimento pelo esclarecimento.

    22. Celeste e Marcos André disse:

      Estamos muitos agradecidos por todas as informações recebidas durante a semana.

      Que Deus abençoes a todos vocês.

      Beijos para nossa filha Crislane. Estamos com muita saudade.

      Força GADITA.

    23. Ieda disse:

      Gostaria de saber se o licenciamento geral do dia 23 às 16 horas foi autorizado pelo Comando.
      Obrigada.

    24. Marco, Márcia, Haroldo, Nara, Andressa e Bilie disse:

      Eduardo,

      Você se supera a cada dia, parabéns pela medalha. Você é o nosso orgulho! A adaptação já está quase superada e em breve você estará em casa. É gratificante compartilhar essa conquista com você. Seja feliz!

      Dos seus pais, tios e prima.
      Beijos e saudades.

    25. Paulo Botelho disse:

      Em casa apesar da saudade todos estamos muito felizes com a nova caminhada do Henrique.
      Desejamos a todos sorte e sucesso.

    26. Elisa Gomes disse:

      Víctor Silva, Filho valeu apena dedicar-se esses 02 anos de estudo, se submeter a escolhas duras, ter acreditado no seu potencial.
      Está ai o resultado!!
      Que este seja início de um nova jornada de realizações.
      Você e nosso orgulho, chegou o dia tão esperado de matar as saudades!!!!

      De Sua família que te ama e acredita em você.
      Que Deus te Abençoe.

    27. Rogério disse:

      Anderson Ângelo Araujo de Azevedo, turma Foxtrot, seus pais, parentes e amigos sentem-se honrados com sua aprovação para a EFOMM e orgulhosos com seu desempenho nesta fase de adaptação, em que você tem demonstrado uma capacidade de superação e adaptação. Continue assim, pois um futuro maravilhoso lhe aguarda.
      Felicidade pra você, meu filhos, e todos os seus companheiros deste curso maravilhoso.

    28. Marlene Gomes de Almeida disse:

      Agradeço ao jornal Pelicano por nos manter informados e parabéns pelo ótimo trabalho.

      Filho estou orgulhosa de você que Deus te abençoe, beijos e abraços de toda a sua familia.

    29. Ana Suely disse:

      Parabens pelo jornal Of. Al. Lorenzeto, fiquei feliz ao descobrir o mesmo pois tem bastante informações e fotos do CIAGA, a todos os aprovados que Deus continue os abençoando e guardando a todos nessa nova jornada. Só fiquei triste pois tenho um filho no CIABA e não achei nada sobre lá, jornal só abrange o CIAGA? Espero que não, pois gostaria de fazer coro junto a tantos pais que tem a oportunidade de verem seus filhos nas fotos já que o meu esta tão longe de mim. Desde já agradeço por terem esta iniciativa que ajuda a muitos pais a matarem saudade dos filhos que escolheram um carreira tão linda mas cuja escola é tão longe.

    30. Rosana Vallim disse:

      Parabéns pelo jornal que nos ajuda e muito a entender a rotina deles e a matar um pouco da saudade!!! Que Deus abençoe todos aí e dê muita força aos alunos. Estamos muito orgulhosos de você Guilherme. Te amamos muito, beijos de toda a família que todo dia pergunta sobre você….

    Outras matérias interessantes...