• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 3994
    Adaptação 2009, EFOMM » quarta-feira, 14 de janeiro de 2009 »
    Dia 2 – velejar e remar pela primeira vez

    Esta matéria faz parte do Especial Adaptação 2009, clique para ler mais

    dsc08488Hoje é 14 de janeiro e é hora de introduzir mais um novo conceito: o de Alvorada. Numa OM (Organização Militar) o sinal de alvorada é o primeiro a ser tocado no dia e visa informar aos militares que pernoitaram que é hora de acordar para que possam começar a realizar suas tarefas. Durante a adaptação, a alvorada é tocada 5h40 e o Desjejum começa a ser servido às 5h45.

    Das 6h às 6h45, os técnicos do departamento de educação física coordenam as atividades nas quadras de esporte (conheça a infra-estrutura do CIAGA) e das 7h às 7h50 é servido o Pequeno Almoço (o nosso “café da manhã” propriamente dito).

    Essa é a rotina básica a ser realizada todos os dias. Das 8h em diante a rotina começa a variar.

    Hoje, das 8h às 11h os alunos começaram a receber instruções de ordem unida com os adaptadores na Alameda Alegrete e em seguida foi realizado nas salas de aula o preenchimento das fichas cadastrais até 11h50.

    Como ontem, e da mesma forma todos os dias, o almoço foi servido pontualmente das 12h às 12h50.

    Na parte da tarde das 13 às 17h, cada turma começa a receber uma programação específica. Cada uma das atividades dura de uma a duas horas, por isso é realizado revezamento. Programação:

    • dsc08489Noções iniciais de vela e remo – os candidatos das turmas Alfa e Bravo (conheça as turmas) terão oportunidade de velejar e remar pela primeira vez para que possam conhecer as duas equipes do Grêmio de Velas, sempre presentes e vitoriosas em inúmeras competições estaduais.
      Veja o álbum de fotos.
    • Tipagem sanguínea – para confecção das plaquetas, carteira de identidade militar e registro médico serão realizados exames de tipagem sanguínea em todos os candidatos, hoje é a vez das turmas Charlie, Delta, Echo e Foxtrot.
    • Também serão realizadas visitas para que os candidatos das turmas Delta e Golf possam conhecer as instalações do CIAGA.
    • Para finalizar, as turmas Charlie e Echo receberão instruções do SOE e as turmas Delta e Charlie da POUPEX.

    A janta será servida das 18 às 19h e após isso os candidatos serão deslocados para o auditório para a palestra de apresentação do Banco Real. Hoje ainda receberão cada um uma cópia do Hinário, para que possam começar a aprender o Hino da Escola de Marinha Mercante e o Hino da Marinha Mercante entre outros.

    A ceia será servida às 20h40 e o silêncio será tocado às 22h.

    NOVAS FOTOS: Candidatos remando pela primeira vez.

    Caso tenha perdido, veja a rotina do Dia 1, Dia 2 e Dia 3.

    por Of. Al. Lorenzeto

    Comentários

    1. Sergio Dutra disse:

      Esse informativo é muito bem escrito, parabéns.

      O Pelicano é uma fonte importantíssima para que as famílias dos alunos possam ter noção do conteúdo ministrado na escola. Continuem assim.

    2. Ana Cariny Mendes disse:

      Olá! Estou achando maravilhosas as informações passadas todos os dias, meu irmão está sendo candidato a aluno da Marinha Mercante, só que ele está no CIABA, então gostaria de saber se toda a rotina que está sendo passada lá é semelhante a do CIAGA?
      Grata pelas informações!

    3. Claudio Rogério de O. Barbosa disse:

      Bianca Barbosa, gostei do nome de gerra, ok? seu pai Claudio Barbosa.

    4. Ana Cristina Zecchinelli Alves disse:

      Parabéns à equipe! O site está ótimo! As matérias escritas de forma clara e objetiva, com informações pertinentes. Continuem com essa qualidade.

    5. Tania Regina Ribeiro Leitão disse:

      Obrigada Pelicano pelas informações diárias, só ampliem mais o quadro de fotos!

    6. Elisabete disse:

      Peço, se possível, maximizar as fotos, pois gostaria de ver melhor o meu filho. Obrigada Pelicano pela grande oportunidade obter informações e ver meu filho através das fotos!

    7. Cândida disse:

      Parabéns é maravilhoso estar fora do Rio e ficar tão bem informada sobre as atividades dos candidatos a aluno da Marinha Mercante minha sobrinha também esta ai, vocês são ótimos. Estou torcendo para que todos sejam bem sucedidos e que DEUS ilumine todos vocês…

      Parabéns! Parabéns! Parabéns!

      Obrigada.

    8. Ariane Barbosa disse:

      Vai lá Biaaaa… taí seu sonho irmã! Aproveita tudo disso ai dentro… e muito sucessooooooo!

    9. Tereza Cristina disse:

      Estou simplesmente orgulhosa da Marinha do Brasil. Este informativo nos deixa aliviados, sabendo que um “pedacinho” meu está sendo bem tratado. Fico muito feliz e orgulhosa pelo meu “pedacinho” ter feito a escolha certa, para seguir uma nova etapa de sua vida. Todos os envolvidos neste Jornal, estão de Parabéns.

      Obrigada pelas informações,
      os corações de pai e mãe agradecem.
      PARABÉNS!!!!

    10. Daia Silveira disse:

      Parabéns pelo trabalho e muitíssimo obrigada por nos dar a oportunidade de estar acompanhando toda a trajetória da adaptação. Fico aqui com o coração apertado de saudades mas muito confiante no trabalho de vocês!

    11. Carla Angelim disse:

      Grata por nos proporcionar notícias dos nossos amados. Apesar de ver poucas fotos da turma Charlie. Como eles estão? Estão com algum problema? Se possível, proporcione-nos alguns momentos mais recentes desta turma. Confiamos no trabalho de vocês e sabemos que tudo irá contribuir para o amadurecimento e sucesso deles.

    Outras matérias interessantes...