• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2869
    Adaptação 2009, EFOMM » terça-feira, 13 de janeiro de 2009 »
    Dia 1 – Benvindos!

    Esta matéria faz parte do Especial Adaptação 2009, clique para ler mais

    Sejam todos benvindos!
    Canditados a aluno

    Candidatos a aluno

    Hoje é dia 13 de janeiro de 2009, dia do início de uma nova fase para 212 candidatos que entraram pelo portaló do CIAGA como civis e sairão como verdadeiros cidadãos do mar.

    A rotina começa com apresentação dos candidatos, onde será feita a chamada e receberão informações iniciais sobre os diversos aspectos da adaptação. Ainda na parte da manhã haverá entrega de crachás, distribuição por camarotes e distribuição de turmas. Em seguida, entrega de uniformes, fotografias, primeiras noções de apresentação pessoal (corte de cabelo principalmente) e de ordem unida.

    Das 12h às 12h50 será servido o almoço. A ordem de entrada no rancho segue revezamento diário: existem sete turmas (A, B, C, D, E, F e G) e cada dia é o dia de uma delas ser a primeira a realizar as refeições, dando assim a mesma oportunidade a todos.

    Candidatos se servindo

    Candidatos se servindo

    Após o almoço será dada continuidade as fainas de distribuição e noções de ordem unida para os demais. A janta será servida das 18h às 19h e a ceia às 20h40. Entre as duas refeições os candidatos conhecerão o organograma do CIAGA (hierarquia do comando), receberão instruções sobre a rotina da EFOMM e terão uma palestra com a Imediata Aluna para esclarecimentos sobre a escala de serviço. Como “escala de serviço” é um conceito novo para muitos, vou aproveitar a oportunidade para explicá-lo: Os alunos da EFOMM prestam serviços à escola de acordo com uma escala de revezamento, o que nada mais é que uma preparação para a vida a bordo onde os oficiais revezam “quartos de serviço” (períodos de 4 horas). A “Passagem de serviço” ocorre diariamente e marca a troca de uma equipe de serviço por outra – o horário é 12h50 para dias de rotina normal (dias úteis) e 7h30 para dias de rotina de domingo (finais de semana, feriados nacionais, etc).

    Às 22h é tocado o horário do silêncio: As luzes dos quartos devem ser apagadas e não é permitido nenhum tipo de deslocamento pelos corredores.

    Veja a mensagem do candidato a aluno Cavalcante endereçada a turma 2009-2011 e acompanhe a continuação da cobertura através do Especial Adaptação.

    ATUALIZAÇÃO: Álbum de fotos do primeiro dia da adaptação.

    Caso tenha perdido, veja a rotina do Dia 1, Dia 2 e Dia 3.

    por Of. Al. Lorenzeto.

    Comentários

    1. Sandra Gomes da Rosa disse:

      Muito bom o trabalho de divulgação de informes e principalmente de imagens para esclarecimento a sociedade e familiares que, na sua grande maioria estão se “separando” de seus filhos pela primeira vez.
      Entendemos que além de nos confortar, VALORIZA o grupo que se engajou na responsabilidade da transformação de adolescentes civis em militares (os adaptadores). Acredito que estes ADAPTADORES, também um dia treinados, entenderão o esforço e o sacrifício a que se submetem os “modernos” alunos pelo sonho de merecer o uso da farda da EFOMM.
      Parabéns principalmente ao jornal, pela reportagem, que conseguiu abranger com clareza e objetividade, todas as atividades até o momento realizadas!

    2. Alexandra Magalhães de Souza disse:

      Está no sangue desde de jovem um irmão sonhava ser aviador mais o destino reservou algo importante e brilhante em ser marinheiro, todos ficaram felizes, choro com saudades o momento mais feliz quando saímos de nossa cidade com destino ao CIAGA sabendo que a volta seria sem o nosso Eulálio Soares Menezes partimos sabendo que o sonho esta apenas começando e que daqui alguns anos estaremos mais felizes, estará realizado formado pela EFOMM. Que deus abençoe a todos!

    3. Tânia Cristina Cavalli Bastos disse:

      Bruno, meu amado filho, eu e seu irmão estamos com saudades. Mas sexta-feira está chegando!
      Deus te abençoe. Mamãe acompanha seu dia por meio deste jornal que tem sido o meu conforto.
      Muito obrigada adaptadores por nos manter informados.

    4. Vet. Kafa disse:

      Por que “bem-vindos” está escrito assim?

    5. Of. Al. Lorenzeto disse:

      Nova regra gramatical.

    Outras matérias interessantes...