• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014
  • 1966, #3

    Leia na íntegra

    ATENÇÃO: É necessário o programa Adobe Acrobat Reader para abrir arquivos do tipo PDF; se você não o tem instalado em sua máquina, clique aqui para obtê-lo gratuitamente.

    Aparece em

    A edição número 3 saiu após O PELICANO estar parado por dois anos. Nota-se que desde o início o jornal já tinha um formato de Revista e mesmo com as mais diversas dificuldades o então Departamento de Imprensa conseguiu superar todas as adversidades e publicar mais uma edição, em julho de 1966 com 32 páginas em formato de livreto A4.

    “Depois de ausente durante dois anos, entregamos ao Corpo de Alunos, o exemplar número 3 da nossa revista interna ‘O PELICANO’. As dificuldades encontradas para a publicação deste jornal, foram imensas, mas o esforço feito pelo Departamento de Imprensa, também foi enorme e aí está o resultado deste esforço; não um jornal como nós queríamos que fosse, mas um jornal simples e que demonstra que este departamento não está parado.”

    A Redação

    Paga DEZ Fera!!!Esta edição contou com a cobertura da visita dos alunos do último ano de máquinas às instalações da Companhia Siderúrgica Nacional, marcando o início das aulas práticas além de muitas matéria sobre a curiosidades como as semelhanças entre os presidentes norte-americanos Lincoln Cuidado com a BOMBA!e Kennedy, o dia das mães, a Indústria Automobilística Nacional, bebidas alcoólicas, entre outros..

    O tema “Perigo Atômico” é retratado nas charges o que chama a atenção para o risco de aniquilação mútua vivido durante os anos da Guerra Fria, mas apesar disso o que não faltou foram piadas e textos para descontração do corpo de alunos: Dicionário Mercante, Provérbios, “Contabilidade da Mulher”, Livros e Filmes que marcaram época, Carta de um Suicida, Coisas que Incomodam, Doenças profissionais e muitas outras variedades.

    Agradecimentos

    “Não poderíamos deixar de agradecer publicamente, a o Diretor da ESCOLA DE MARINHA MERCANTE DO RIO DE JANEIRO, CMG RODOVAL COSTA COUTO DE FREITAS, CC DUQUE; e CC BARATA, que nos forneceu o papel, suas máquinas e os stencils necessários à confecção deste jornal.

    Agradecemos também ao Sr. PAULO DE ALMEIDA, que colocou à nossa disposição, suas máquinas impressoras e seus conhecimentos tão valiosos. A todos que direta ou indiretamente colaboraram com o Departamento de Imprensa e com o jornal ‘O PELICANO’, o nosso sincero agradecimento.”

    A Redação

    Expediente

    Acompanhamento
    Professor Senha
    Diretor Responsável
    Aluno Medeiros
    Revisão e Paginação
    Aluno Dos Santos
    Desenho
    Alunos Alagão e Duarte Filho
    Fotografia
    Aluno Ataíde
    Redação
    Praticantes Carbone, Nandir e França
    Alunos Henrique, Maués, Nascimento, Collyer, Agnaldo, Medeiros, Nélio e Dos Santos