• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014
  • 1966, #4

    Leia na íntegra

    ATENÇÃO: É necessário o programa Adobe Acrobat Reader para abrir arquivos do tipo PDF; se você não o tem instalado em sua máquina, clique aqui para obtê-lo gratuitamente.

    Aparece em

    Publicada em novembro de 1966, a edição de número 4 d’O PELICANO contou com 24 páginas em formato de livreto A4 e abre com uma apresentação, nas palavras do Diretor Geral Al. medeiros:

    Colegas é com a mesma satisfação com que foi entregue a vocês “O PELICANO” nº 3, que lançamos a circulação “O PELICANO” nº 4. A mesma escassez de artigos que encontramos para publicar o terceiro número desta revista, novamente se repete.

    E preciso que o C.A. sinta o quanto nos é difícil fazer uma publicação como esta, e sem colaboração como vem acontecendo, em vez de duas revistas por ano, não sairá nenhuma. Novamente apelo para os escritores, poetas, críticos, desenhistas para que mandem suas colaborações afim de que haja circulação não semestralmente mas mensalmente.

    Queremos também congratular-nos com a nova diretoria do Grêmio, “A BANDA”, a qual foi confiada uma missão difícil mas esperamos que desempenhe a missão que lhe foi confiada melhor do que a anterior.

    Agradecemos a colaboração prestada pelo CT ANTUNES, que nos forneceu gentilmente as folhas de stencil, indispensável a confecção desta jornal.

    Prá Vante

    Al. MEDEIROS.

    “ADEUS”, texto redigido pelo Al. Collyer também recebeu grande espaço de destaque na abertura:

    Ela, sem um gesto nem palavra hoje me disse não; a mim e a meus sentimentos. Senti muito, pois êsse lacônico não, tambéms e estende até o meu íntimo: Alegre e feliz ei-lo abatido por uma resposta que muda tudo que fala, e que fere até a alma. […]

    Aula à tardeA área humorística se mostrou muito presente nesta edição, retratando temas como “O estudo químico da mulher”, “Minha mãe”, “De D. Pedro à Matadouro”, “O PELO CANO“, “Aulas à tarde”, “Características de um monstro” e o melhor de todos: “O PARAÍSO”.
    Rotina do Paraíso

    Para alguns alunos da EMMRJ a rotina para o Corpo de Alunos deveria ser:

    11:00 – Alvorada
    12:00 – Pequeno almoço
    13:00 – Aula (de música)
    13:50 – Volta ao único tempo de aula
    14:00 – Recreação (com esportes, banhos de piscina, sauna e ducha)
    16:00 – Lanche
    16:30 – Sono obrigatório
    […]

    Brincadeiras a parte, matérias sérias também tiveram espaço. O cuidado com pneus para evitar acidentes de trânsito foi mencionado, além de um artigo retratando as estatísticas mundiais da indústria da construção naval.

    Expediente

    Diretor Geral
    Aluno Medeiros
    Desenhos
    Aluno Duarte Filho
    Redação
    Comandante Cherém
    Praticantes Beltri, Almeida e Matta
    Alunos Medeiros, Collyer e Nélio