• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014
  • 1998, outubro

    Leia na íntegra

    ATENÇÃO: É necessário o programa Adobe Acrobat Reader para abrir arquivos do tipo PDF; se você não o tem instalado em sua máquina, clique aqui para obtê-lo gratuitamente.

    Aparece em

    Editorial

    Se fizermos uma retrospectiva do jornal “O Pelicano” perceberemos que o mesmo está mais para a ave mitológica Fênix do que para qualquer outra coisa. Dizemos isso pois o jornal que simboliza o Corpo de Alunos da EFOMM, teve seus dias contados e quando menos se esperava, ressurge das cinzas tal qual a ave mitológica.

    É oportuno esclarecer que “O Pelicano” já era o veiculo de comunicação dos alunos na época em que a escola era chamada Escola de Marinha Mercante do Rio de Janeiro, ou seja, “O Pelicano” não é um projeto da SAMM, visto que a mesma só foi fundada no dia 11 de junho de 1974, cerca de 15 anos após as primeiras edições do jornal. Agora vocês podem estar se perguntando: O que a SAMM tem a ver com “O Pelicano”? Por que a SAMM é responsável pela edição e confecção do “O Pelicano”? A resposta é muito simples: como a prioridade da SAMM é o Corpo de Alunos da EFOMM (que é a sua razão de existência) e eventos como bailes, torneios, ou qualquer outro evento sócio-cultural ligado ao Corpo de Alunos, nada mais justo do que ela se responsabilizar pelo mesmo. Mas que fique bem claro, quem faz acontecer “O Pelicano” é o Corpo de Alunos, a SAMM só tem o delicioso trabalho de organizar as matérias e coordenar o projeto.

    A tarefa de ressuscitar “O Pelicano” não é das mais fáceis, porém estamos nos esforçando para que este novo “O Pelicano” seja realmente novo e ao mesmo tempo moderno.

    No novo Pelicano iremos encontrar informações atualizadas, brincadeiras sadias, classificados, entre outros, que são a espinha dorsal de qualquer jornal com a mesma finalidade do Pelicano, que é trazer informação, mas ao mesmo tempo entretenimento. Só que o novo Pelicano tem mais novidade do que outra coisas. Teremos colunas onde os Diretores da SAMM poderão expor suas idéias, opiniões; teremos a participação da Chica Marina (uma coluna “estrangeira”), também haverá colunas sobre informática, seções de fotos, desenhos, entrevista com profissionais da nossa área de trabalho, “O Pelo Cano”, entre muitas outras novidades que com a maturidade surgirão. E sempre haverá lugar para qualquer Aluno da EFOMM expor suas idéias – É só deixar na mão da SAMM e pronto! A matéria será editada o mais breve possível.

    Porém na nossa humilde opinião, o ano de 1998 será um marco para o CIAGA e principalmente para EFOMM do Rio de Janeiro, pois pela primeira vez foi admitindo o ingresso de mulheres no Corpo de Alunos. Com certeza isso é uma conquista merecida de nossas companheiras e uma demonstração, de como elas mesmas disseram, “os tempos são outros”. É lógico que não poderíamos deixar essa conquista feminina passar em branco, e foi por isso que “O Pelicano” se rendeu aos encantos de nossas meninas e abriu uma coluna dedicada à elas e escrita por elas.

    Sabemos que a missão será difícil, que muitos erros cometeremos, contudo, esperamos contar com a paciência e a boa vontade do Corpo de Alunos, pois a nossa intenção será sempre acertar. Agradecemos de ante mão à todos que tornaram o projeto em uma realidade. Temos a consciência de que se hoje “O Pelicano” está em nossas mãos, se deve ao trabalho, boa vontade e confiança em nosso trabalho.

    Em especial agradeço ao Corpo de Alunos e a minha Diretoria.
    Muito Obrigado. Um forte Abraço

    Aluno Bandeira

    Equipe

    Editor e Desenhista
    Aluno Castro
    Diretores
    Alunos Bandeira e Agra
    Fotógrafo
    Aluno Teixeira
    Colaboradores
    Prof. Salustiano, Prof. Laurie, Prof. Luís Fernando, Sr. COMCA, Divisão de Informática, Gráfica, Divisão de Desenho e principalmente os alunos da EFOMM.
    Realização
    Turma CLC José Eronildes de Sousa (1997-2000)