• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2275
    Adaptação 2009, EFOMM » terça-feira, 13 de janeiro de 2009 »
    A adaptação começou!

    Esta matéria faz parte do Especial Adaptação 2009, clique para ler mais

    BENVINDOS, cartaz do CIAGAAo passar pelo portaló, os novos 212 candidatos a alunos finalmente vêem seus sonhos começarem a se concretizar como disse o candidato a aluno Cavalcante em uma mensagem para sua futura turma. Desde 11 de janeiro o CIAGA tem recebido candidatos que não residem no Rio de Janeiro, os preparativos tem sido feitos desde o ano passado e agora é a hora, a adaptação iniciou oficialmente às 7h30 de hoje (dia 13 de janeiro) com apresentação dos candidatos pré-matriculados no CIAGA e no CIABA e termina dia 31 de janeiro (sábado) com a Cerimônia de Entrega de Platinas às 9h no Pátio da Bandeira. Para o mesmo dia está planejado uma confraternização para os familiares incluindo visitação das instalações. As aulas terão início na segunda-feira, dia 2 de fevereiro de acordo com o Calendário de Eventos oficial.

    O período de adaptação consiste em uma fase de transformação onde em uma semana entram civis e vinte dias depois saem militares. Essa passagem não é simples, alguns desistem no caminho, escolhem a rota mais fácil, ou descobrem que não era exatamente essa a carreira que gostariam de seguir, mas os que chegam até o final são vitoriosos, verdadeiros alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, função esta que desempenharão com honra e orgulho. Os candidatos provavelmente não terão oportunidade de ler isso antes do término da adaptação, então este recado é mais para aqueles que estão torcendo de casa: não se preocupem, seus filhos e filhas estão em ótimas mãos! Na adaptação são forjadas amizades que duram para sempre.

    Nos dois últimos meses a equipe do Jornal Pelicano tem tentado esclarecer dúvidas e informar candidatos, seus pais e toda a comunidade sobre os mais diversos assuntos referentes à Marinha Mercante. Os artigos fazem parte do Especial Adaptação e incluem informações sobre a carreira tanto de máquinas quanto de náutica, um álbum de fotos do CIAGA e um artigo sobre o que os candidatos não devem deixar de colocar na mala. Fique tranquilo, caso seu filho/filha tenha esquecido algo você pode deixar na portaria desde que devidamente empacotado e identificado com o nome de guerra, camarote e turma – todas essas informações serão publicadas aqui assim que todos forem alocados.

    O auditório do CIAGA, palco de grandes eventos além de seções de cinema semanais, irá apresentar a versão integral da mensagem do candidato a aluno Cavalcante, que agora também pode ser observada pela comunidade a partir deste link.

    Ao longo dessas três semanas, o Jornal estará esclarecendo dúvidas, explicando o linguajar naval, publicando fotografias dos melhores momentos, vídeos e pequenos resumos das atividades diárias, então fique ligado: veja a programação do Dia 1!

    por Of. Al. Lorenzeto

    Comentários

    1. Helen Aparecida disse:

      Mães, não sofram! Eu passei por isso em 2007 quando meu filho entrou para a adaptação e na época não existia nenhum meio que pudesse nos mostrar um pouquinho do que está acontecendo lá. É difícil dizer para um pai não se preocupar, mas no final vocês verão que nossos filhos são mais fortes do que pensamos!

      Boa sorte a todos, a partir desse momento é com eles!

      Sucesso!!

    2. Rosana disse:

      Não me preocupo com a adaptação, sei que faz parte de qualquer formação militar. Só a saudade que é doída!!!! Como vocês pais estão superando isso?

      Parabéns aos adaptadores por essa nobre e relevante iniciativa, só ainda não consegui ver minha filha nas fotos!

      Sucesso e coragem a todos.

    3. Luana disse:

      Olá! Sou irmã de um candidato a aluno que está em Belém, me parece que essas fotos são no Rio. Estou procurando meios de saber o que acontece com eles e adorei saber que nesse espaço poderei ficar acompanhando. Meus pais estão sofrendo muito com a saudade, assim como eu. Por meio deste jornal poderei ficar mais tranquila e informá-los do que acontece também. Valeu!

    4. Irany Lucia disse:

      Oi, sou mãe de candidata a aluno do Rio de Janeiro. minha filha foi para essa Escola, com grande entusiasmo, e nós sua família, a entregamos à vocês com misto de satisfação e preocupação, mas estamos confiantes na boa acolhida que ela terá. Esperamos que ao final possamos dizer: Como foi bom nossa filha ter ido para a EFOMM. Gostaria de vê-la em uma das fotos para guardar de lembrança. Obrigada por tudo.

    5. Paola disse:

      Oi! Sou irmã de um aluno que está no período de adaptação no CIABA. Eu e meus pais gostaríamos de ter notícias deste período, uma vez que somente informações do CIAGA estão sendo publicadas. Esse deve ser também o anceio de muitos familiares de alunos de outros Estados do Norte e Nordeste.

    6. Rubens disse:

      Esse espaço é sem dúvida uma boa oportunidade dos pais acompanharem o primeiro passo que seus filhos estão dando para uma nova vida. Além de tranquizá-los, proporciona uma suave “adaptação” à distância. Dessa forma, poderemos rever nossos conceitos e a partir daí sermos capazes de elaborarmos um diálogo mais maduro com nossos filhos.
      Parabéns mais uma vez pelo edital e pelas imagens postadas.

    7. Taynara disse:

      Olá!
      Sou namorada de um dos candidatos e encontrei hoje este maravilhoso site, que nos permite acompanhar um pouquinho do dia a dia deste período em que a saudade é tão grande!
      Não poderia fechar esta página sem antes parabenizá-los e agradecê-los por manterem este meio de informações sobre o que se passa na EFOMM; é uma iniciativa muito admirável!
      E por favor, não parem de postar fotos…elas nos ajudam a conter um pouco a saudade que aperta nossos corações!
      Obrigada!
      Fiquem com Deus!

    8. Nelson Alves Marques disse:

      Obter informações e direito disseminar é um dever e parabenizo a todos integrantes deste time vencedor no alto nível deste site. Agradeço também a oportunidade de poder ver meu filho neste processo. Parabéns a todos e compartilho este momento de ansiedade a todos os familiares.

    Outras matérias interessantes...

    Adaptação 2012 – 1º Dia9 de janeiro de 2012
    Adaptação: o que trazer?30 de novembro de 2013