• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 22080
    Adaptação 2009, EFOMM » segunda-feira, 29 de dezembro de 2008 »
    Candidato: o que não pode faltar na sua mala?

    Esta matéria faz parte do Especial Adaptação 2009, clique para ler mais

    naopodefaltarNa página Oficial do Concurso, o Anexo VI das Instruções ao Candidato contém uma tabela com tudo que o candidato deve trazer para bordo na ocasião do início da adaptação. Este artigo é apenas um guia, baseado em experiência própria, que visa explicar cada um dos itens, onde encontrar os mais difíceis e busca mostrar quais não são citados como necessários mas que podem vir a ser de grande valia junto com outras recomendações gerais.

    Enxoval básico para ambos os sexos

    Todas as quantidades apresentadas são quantidades mínimas.

    Cabide de plástico (seis unidades)
    Os candidatos possuirão armários para guardar seus pertences, utilize os cabides para manter as camisas sempre bem passadas.
    Cadeado 20 a 35 mm (com chave sobressalente, duas unidades)
    Todos os armários devem permanecer sempre trancados uma vez que não estiverem sendo utilizados por seus responsáveis. A chave sobressalente é solicitada para o caso extremo de perda da cópia original. Não deixe a segunda cópia dentro do armário, ou de baixo do colchão.As salas de estudo possuem gavetas com tranca e as malas que forem ser guardadas no bagageiro com materiais dentro também devem ser trancadas, daí a necessidade de um segundo cadeado.
    Camiseta branca, malha de algodão, ½ manga (oito unidades)
    O Anexo VI do INCA requer uma quantidade mínima de oito unidades, mas traga quantas puder. Vale lembrar que candidatas do sexo feminino utilizam camisetas brancas com meia manga também para as atividades de TFM.
    Sandália tipo havaiana (cor preta, um par)
    Para serem utilizadas no camarote após a rotina e parte do uniforme de natação.
    Meia branca de algodão (três pares)
    Meias brancas são utilizadas com o coloquialmente conhecido como “Feraforme”, até que os candidatos recebam o “Cascatinha” e durante as atividades de TFM. Três pares é a quantidade mínima, tente levar o suficiente para passar todo o período de adaptação.
    Meia preta de algodão (cinco pares)
    Cinco pares é a quantidade mínima. Tente levar um número suficiente para passar todo período de adaptação.
    Tênis branco para Educação Física (um par)
    Tênis brancoO tênis deve ser totalmente branco, contendo o menor número possível de detalhes em outra cor.
    Sunga de natação / Maiô na cor preta (uma unidade)
    Peças utilizadas para atividades de natação, devem ser totalmente pretos, sem absolutamente nenhum detalhe, inclusive de marca.v
    Camiseta branca, sem manga, para Educação Física (somente para o sexo masculino, três unidades)
    Novamente, três unidades é o mínimo necessário, recomendo trazer quantas forem necessárias para passar todo o período de adaptação.
    Pijama branco de algodão (duas unidades)
    O pijama é básico. Moradores do Rio de Janeiro que estão com dificuldades de encontrar podem procurar nas lojas no Centro, próximo ao 1º Distrito Naval. Esse é o único caso em que eu considero mais que duas unidades exagero. Caso não consiga encontrar, traga uma roupa para dormir, simples, de preferência branca.
    Toalha de banho e de rosto branca, sem franja (duas unidades, cada)
    Toalhas podem ficar secando nos varais dos camarotes, por isso é essencial que sejam devidamente marcadas com os nomes de guerra dos donos, não mandem bordar seus nomes antes de receberem a confirmação de qual nome de guerra usarão.
    Calça comprida civil (de preferência do tipo “jeans”, duas unidades) e Cinto preto civil (uma unidade)
    Para uso durante a rotina diária até a entrega dos uniformes. Não podem ser rasgadas, manchadas ou com detalhes de qualquer tipo seja costurado ou colado. Apenas simples, jeans azul padrão. O cinto deve ser preto, qualquer material, desde que sem detalhes.
    Lápis, caneta, caderno para anotações e bloco de rascunho
    Tragam caderno de 100/200 folhas para anotarem as informações recebidas. Deve-se tomar nota dos vários procedimentos que o aluno realizara ao longo do ano, o que é útil no início para consultas. Evitem cadernos tematizados, quanto mais simples e resistente for, melhor. Caneta azul/preta.
    Malas
    Venha com uma mala preta ou o mais escura possível. Evite cores berrantes.

    Leve também…

    • O enxoval básico é muito útil, porém aqui estão alguns itens que não constam no anexo mas são muito recomendados para o período de adaptação:
    • Agulha e linha – já aprenda como se faz bainha na calça, vai ser muito necessário;
    • Protetor solar;
    • Barras de chocolate e de cereais – nada melhor para relaxar antes de dormir;
    • Relaxantes musculares – podem ser de grande utilidade, mas vai de cada um, também pode ser conseguido na enfermaria;
    • Garrafinha de água – após o toque do silêncio não é permitido o trânsito nos corredores, então leve uma garrafa para poder beber água a noite;
    • Celular – não é permitido portar aparelhos de celular durante a rotina, mas estes podem ser utilizados para comunicação com familiares ou como despertador sem problemas;
    • Casacos – esse item vai de cada um, os candidatos recebem mantas para se cobrirem e para estenderem as camas, mas aqueles com “pé frio” podem trazer algum tipo de agasalho para passar a noite;

    Para engraxar

    • Graxa preta – os candidatos receberão um sapato preto durante a adaptação, este deve ser devidamente engraxado, daí a necessidade da graxa;
    • Vela – para velar o sapato;
    • Meia-fina velha / escova – usada para dar brilho;

    Para candidatos

    • Barbeador, espuma de barbear, etc;

    Para candidatas

    • Não é necessário trazer camisetas sem manga, como já foi dito;
    • Gel, grampos, elástico preto, rede para cabelo e tic-tacs – será necessário fazer coque, daí a necessidade;

    Coisas desnecessárias…

    • Roupa de cama – será fornecido no primeiro dia lençol, fronha, travesseiro e manta verde, não sendo necessário trazer nenhum desses itens de casa.
    • Livros – a rotina é bem apertada e todo material didático necessário no período será fornecido;
    • Jogos, passatempos, laptops, internet móvel – como foi dito anteriormente, a rotina é apertada, haverá sim, momentos de recreação, mas são normalmente em grupo e após o termino da rotina diária não é permitido ficar com luzes acesas nos camarotes, logo leve o mínimo possível;
    • Tocadores de mp3 ou similares – não há problema trazer para os que preferem dormir ouvindo algum tipo de música, pode ser relaxante;
    • Papel higiênico – existe um mito de que é necessário levar papel higiênico, o que NÃO é verdade. Tal material é fornecido pelo CIAGA.

    Recomendações gerais

    Levem toda documentação necessária para abrir a conta bancária utilizada para receber seu soldo, inclusive Comprovante de Residência. Durante a adaptação ocorrem várias palestras onde os candidatos passam a conhecer as vantagens de cada banco. Aguarde para abrir sua conta-corrente com os demais candidatos, pois os bancos oferecem várias vantagens adicionais aos planos de conta universitária. Dentro do CIAGA existem caixas eletrônicos do Banco do Brasil, Banco Real e HSBC, sendo que este último também realiza saques através da rede Banco 24H.

    Plaquetas de identificação são adquiridas durante a adaptação, dependendo do material escolhido (acrílico, metal, etc) o preço pode variar, mas não costuma passar de R$10,00. Durante o ano letivo é recomendável que o aluno possua pelo menos duas fardas, então aproveite e encomende duas plaquetas de uma vez já que encontrar quem realize tal serviço no padrão requerido pela MB pode não ser fácil.

    Os candidatos devem levar o certificado de alistamento para os que já estão em processo de alistamento e de reservista para os demais. Não se esqueçam também do Título de Eleitor.

    Todos os seus pertences devem ser devidamente marcados com seu nome de guerra, daí a necessidade de trazer uma caneta para marcar roupas. Materiais que ficam estendidos, como toalhas de banho e de rosto, podem ser bordados. Os candidatos são informados de seus respectivos nomes de guerra no primeiro dia, junto com a distribuição dos crachás, então aguarde saber seu nome de guerra antes de começar a marcar.

    A lavanderia do Apóio ao Residente funciona nos finais de semana, porém os alunos devem fornecer o material para limpeza (sabão em pó, amaciante…). Candidatos que, mediante solicitação, forem autorizados a utilizar as instalações devem estar de posse de tais materiais.

    por Of. Al. Lorenzeto com colaboração Vet. Adapt. Guimarães

    Comentários

    1. Raquel Maria disse:

      Eu achei que nós iríamos escolher nosso nome de guerra. Se nós não gostarmos, poderemos trocar?

    2. Of. Al. Lorenzeto disse:

      Sim, após a adaptação existe a possibilidade de ser solicitado a mudança do nome de guerra. Para mais informações procure o oficial aluno de seu pelotão.

    3. Herisson disse:

      Quanto ao corte de cabelo, qual é o padrão?

    4. Of. Al. Lorenzeto disse:

      Máquina 1 em baixo e 2 em cima, mas não se preocupe: todos terão a oportunidade de cortar o cabelo de acordo com o padrão na barbearia da escola.

    5. Paulo Correia disse:

      Gostaria de parabenizar a iniciativa do jornal de informar os candidatos o que levar para adaptação, como pai de aluno da EFOMM, atualmente no 2º ano, passei por essa dificuldade no ano passado. “O que providenciar para o meu filho?”

      Aproveito para enaltecer o trabalho que vocês estão realizando com matérias e fotos das atividades da escola, super legal para nós que de “fora” acompanhamos e torcemos por vocês.

      Sorte aos feras aos adaptadores e a todos os alunos em 2009!

      Paulo Jorge Correia

    6. Júlia disse:

      Parabéns pela matéria de grande valia para nós candidatos! Achei muito interessante e legal da parte de vocês. Eu ainda tenho algumas dúvidas mas tenho certeza que vou acha nesse site.

      Quanto ao nome de guerra… geralmente é escolhido o sobrenome ou o quê?

    7. Of. Al. Lorenzeto disse:

      Júlia, o nome de guerra das candidatas normalmente é apenas o primeiro nome. Caso já exista (acredito que não seja o seu caso) vale normalmente o primeiro nome e o sobrenome. Quem decide os nomes de guerra dos candidatos é o comando.

    8. Júlia disse:

      Muito obrigada! Eu sempre quis trabalhar no jornal do meu colégio, acredito que por isso que eu adorei o site! A parte da adaptação está ótima!

      Parabéns pelo trabalho de vocês!

    9. Vet. Cristina Villa disse:

      Parabéns Lorenzeto e Guimarães!
      A matéria está muito boa!!!
      Não lembro de ter precisado de mais nada durante a nossa adaptação.

      Mais uma vez, parabéns!

    10. Antônio Raphael disse:

      Muito obrigado pelas informações foram muito úteis, minimizando a maior parte das dúvidas. Realmente ajudou muito.

      Obrigado e parabéns pelo site.

    11. Walter Silva disse:

      Parabéns Lorenzeto e Guimarães pelo site…
      Está muito boa a matéria.

    12. Rayssa disse:

      Olá, primeiramente eu gostaria de parabenizar aos criadores deste jornal =] eu tenho um dúvida.. a mala pedida pode ser de rodinha? E a mochila preta deve ser levada logo na adaptação??

      Desde já agradeço =]

    13. Al. Souza Mattos disse:

      Olá Rayssa, a mala pedida pode ser de rodinha. Com relação a mochila pode ser levada depois da adaptação, pois ela será usada somente quando começarem as aulas.

    14. Jonathan disse:

      Para ingressar na efomm, o candidato deve ter concluído o ensino médio com aproveitamento. A minha dúvida é em relação a esse aproveitamento, devo ter aproveitamento em quê?

    15. Claudio Souto Pereira disse:

      Caso haja a necessidade de reposição de algum ítem ( por exemplo pasta de dente, barra de cereais,…) será possível comprar em algum local próximo, em algum momento de folga, ou, tem que se prever tudo que poderá ser necessário para este período, e levar? Quando for necessária a abertura de uma conta bancária, o que será necessário, já que no momento ainda é de menor de 18 anos ?

      Pai de futuro aluno do Efomm.

    16. Adapt. Al. Felipe Costa disse:

      Olá, Claudio.
      A matéria adequada para o seu filho não é essa, e sim a mais atual, postada dia 7 de Dezembro de 2010.
      Mas respondendo sua pergunta: seu filho deve ter tudo previsto (não haverá nem local nem tempo para repor algo) e quanto a conta bancária… leve todos os documentos possíveis com 2 xerox pelo menos!

    Outras matérias interessantes...

    Enxoval básico para ambos os sexos
    Cabide de plástico (seis unidades)
    Os candidatos possuirão armários para guardar seus pertences, utilize os cabides para manter as camisas sempre bem passadas.
    Cadeado 20 a 35 mm (com chave sobressalente, duas […]