• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 48367
    Adaptação 2011, EFOMM, Período de Adaptação » terça-feira, 7 de dezembro de 2010 »
    Adaptação 2011: o que não pode faltar na sua mala?

    MalaEnxoval básico para ambos os sexos

    Cabide de plástico (seis unidades)
    Os candidatos possuirão armários para guardar seus pertences, utilize os cabides para manter as camisas sempre bem passadas.
    Cadeado 20 a 35 mm (com chave sobressalente, duas unidades)
    Todos os armários devem permanecer sempre trancados uma vez que não estiverem sendo utilizados por seus responsáveis. A chave sobressalente é solicitada para o caso extremo de perda da cópia original. Não deixe a segunda cópia dentro do armário. A necessidade de um segundo cadeado vem quando, no caso do candidato perder as duas chaves,  o cadeado em uso precisar ser cortado.
    Camiseta branca, malha de algodão, ½ manga (oito unidades)
    O Anexo VI do INCA requer uma quantidade mínima de oito unidades, mas traga quantas puder. Vale lembrar que candidatas do sexo feminino utilizam camisetas brancas com meia manga também para as atividades de TFM. Ou seja, o aconselhável é que os homens tragam uma média de 12 camisetas e as mulheres 24. Para candidatas será permitido somente o uso de tops (e somente nas cores preto ou azul escuro e lisos – sem estampas!!).
    Camiseta branca, sem manga, para Educação Física (somente para o sexo masculino, três unidades)
    Novamente, três unidades é o mínimo necessário, sendo recomendo trazer uma quantidade maior para passar todo o período de adaptação.
    Caneta ou carimbo para marcar roupas
    Como os pertences dos candidatos são iguais ou parecidos, é ideal que todos sejam marcados com seus nomes de guerra. Esses nomes serão divulgados no primeiro dia de adaptação e essas marcações deverão ser feitas no transcorrer desse período.
    Sandália tipo havaiana (cor preta, um par)
    Para serem utilizadas no camarote após a rotina e como parte do uniforme de natação.
    Meia branca de algodão (três pares)
    Meias brancas são utilizadas com o coloquialmente conhecido “Feraforme” (até que os candidatos recebam o “Cascatinha”) e durante as atividades de TFM. Portanto três pares são considerados muito pouco! Tragam numa média de 10 pares de meias brancas de algodão tipo cano curto (não é permitido o uso de meias tipo soquete).
    Meia preta de algodão (cinco pares)
    Cinco pares é a quantidade mínima.
    Tênis branco para Educação Física (um par)
    O tênis deve ser totalmente branco. Para a realização de atividades físicas, é autorizado o uso de tênis apropriado para corrida, devendo este também ser branco com pequenos detalhes em outras cores.

    Sunga de natação / Maiô na cor preta (uma unidade)
    Sem absolutamente nenhum detalhe.
    Toalha de banho branca, sem franja (duas unidades)
    Não mandem bordar seus nomes antes de receberem a confirmação de qual nome de guerra usarão.
    Toalha de rosto branca, sem franja (duas unidades)
    Apenas se achar que tem necessidade.
    Material de higiene e de uso pessoal
    Sabonete, shampoo, desodorante, etc.
    Calça comprida tipo “jeans” (não desbotada)
    Para uso durante a rotina diária até a entrega dos uniformes. Não podem ser rasgadas, manchadas ou com detalhes de qualquer tipo seja costurado ou colado. Apenas simples, jeans azul padrão.
    Cinto preto civil
    O cinto deve ser preto, qualquer material, desde que sem detalhes.
    Mala e mochila na cor preta (uma unidade)
    Aquelas que forem guardadas nos maleiros dos camarotes com material dentro deverão ser trancadas com cadeado.
    Boné Branco (uma unidade)
    Totalmente branco sem detalhes de outra cor.
    Protetor solar
    Nessa época do ano o Sol está escaldante. O boné e o protetor vão protegê-los de uma insolação ou doenças de pele. Não economize no fator de proteção, mas o ideal seria o fator 30.
    Lápis, caneta, caderno para anotações e bloco de rascunho
    Um caderno de 100 folhas já é necessário para anotarem as informações recebidas. Deve-se tomar nota dos vários procedimentos que o aluno realizará ao longo do ano, o que é útil no início para consultas. O ideal do bloco de rascunho é que caiba no bolso da calça jeans. Tragam também no mínimo duas canetas azul ou preta.

    Para candidatas do sexo feminino:
    Meia-calça (cor da pele, cinco unidades)
    Rede para cabelo preta(duas unidades)
    Touca de natação (cor preta, uma unidade)

    Leve também…

    O enxoval básico é muito útil, porém além do que já complementamos nele, aqui estão alguns itens que não constam no anexo mas são muito recomendados para o período de adaptação:
    Agulha e linha bege e branca – já aprenda como se faz bainha na calça, vai ser muito necessário;
    Relaxantes musculares – podem ser de grande utilidade, mas é opcional;
    Garrafinha de água – após o toque do silêncio não é permitido o trânsito nos corredores, então leve uma garrafa para poder beber água a noite;
    Graxa preta – os candidatos receberão um sapato preto durante a adaptação, este deve ser devidamente engraxado, daí a necessidade da graxa. Compre a pastosa, pois a líquida não dá o brilho suficiente;
    Meia-fina velha / escova – usada para dar brilho;
    Barbeador, espuma de barbear, pós-barba – para candidatos: tragam bastante barbeadores, pois após muito uso, estes começam a machucar. O pós-barba é para evitar inflamações na pele;
    Gel, grampos, elástico preto, pente fino e tic-tacs – para candidatas: será necessário fazer coque, daí a necessidade. Não economizem na quantidade de gel;
    Repelente – quando as noites são muito quentes, muitos mosquitos aparecem e fica difícil dormir. É bastante recomendável trazer;
    Ferro de passar 110 volts– é necessário durante a rotina;
    Sabão de coco – em caso de faltarem roupas limpas;
    Lanterna pequena – após as 22h é proibido luzes acesas nos quartos. Portanto a lanterna é útil para achar coisas no armário e ler alguma informação no escuro.

    Coisas desnecessárias…

    Roupa de cama – será fornecido no primeiro dia lençol, fronha, travesseiro e manta verde, não sendo necessário trazer nenhum desses itens de casa.
    Livros – a rotina é bem apertada e todo material didático necessário no período será fornecido;
    Jogos, passatempos, laptops, internet móvel – como foi dito anteriormente, a rotina é apertada. O uso é permitido, mas não durante o período de adaptação, portanto é válido para quem mora longe. Durante a adaptação estes serão recolhidos e devolvido ao término desta;
    Papel higiênico – existe um mito de que é necessário levar papel higiênico, o que NÃO é verdade. Tal material é fornecido pelo CIAGA.

    Recomendações gerais e MUITO importantes

    Durante a adaptação existem alguns serviços pagos que deverão ser utilizados pelos candidatos. São eles:
    -Fotografia;
    -Corte de cabelo;
    -Confecção de plaquetas de identificação.

    São serviços muito baratos e somados não devem passar de 20 reais. Venham preparados!

    Os candidatos do sexo masculino devem levar o certificado de alistamento para os que já estão em processo de alistamento e de reservista para os demais.
    Levem toda documentação necessária para abrir a conta bancária utilizada para receber seu soldo, inclusive Comprovante de Residência. Durante a adaptação ocorrem várias palestras onde os candidatos passam a conhecer as vantagens de cada banco. Aguarde para abrir sua conta-corrente com os demais candidatos, pois os bancos oferecem várias vantagens adicionais aos planos de conta universitária. Dentro do CIAGA existem caixas eletrônicos do Banco do Brasil, Banco Real e HSBC, sendo que este último também realiza saques através da rede Banco 24H.
    Logicamente também título de eleitor, CPF, carteira de identidade, etc.
    O ideal é que os candidatos tragam os documentos originais e suas respectivas xerox.

    Remédios sob prescrição médica poderão apenas ser utilizados quando o candidato portá-la. Qualquer outro caso terá se der julgado pela equipe médica da enfermaria.

    A lavanderia do Apoio ao Residente funciona nos finais de semana, porém os alunos devem fornecer o material para limpeza (sabão em pó, amaciante…). Candidatos que serão residentes e não irão pra casa todo final de semana do ano e que forem autorizados a utilizar as instalações devem estar de posse de tais materiais.

    Lembrando sempre que a atividade física é altamente recomendável no período antes da adaptação. Isso facilitará o desempenho dos adaptandos e otimizará assim, o trabalho dos adaptadores.

    Artigo por Adaptador-Aluno Felipe Costa

    Comentários

    1. anonimo disse:

      realmente parabens, nao passei para efomm esse ano mas se tivesse passado e le-se esse artigo eu iria bem mais tranquilo.Parabens mais uma vez ao autor e continue com esse otimo trabalho.

      abraços

    2. Renan Campos Esteves disse:

      Parabéns pela iniciativa. Certamente me será de grande importância as suas dicas e vou procurar segui-las fielmente. Obrigado. Calouro 2011.

    3. Salles Cunha Rojas disse:

      Parabéns aos adaptadores alunos que tomaram essa iniciativa de informar aos futuros alunos do CIAGA a respeito do período de adaptação. Infelizmente, poucos adaptadores(De outras escolas) importam-se em passar informações tão importantes e valorosas. Acho que muitos esperam que outras instituições tenham tamanha importância com as pessoas como vocês tem tido! Muito obrigado mesmo, os calouros agradecem!!!BRASIL!!!!! EFOMM 2011!     

    4. Vítor Stersi disse:

      Parabéns pelo artigo! Muito útil para nós, adaptandos 2011.Sei que durante a adaptação não podemos ir para casa nos finais-de-semana, mas será permitido aos pais nos visitar?  Abraços

    5. Al. Bianca Barbosa disse:

      Não Vítor, a visita não será permitida.

    6. Salles Cunha Rojas disse:

      Gostaria de saber se o calção uilizado para a educação física é azul? 
       Parabéns pela matéria e pela ajuda dada aos futuros alunos da EFOMM!

    7. Adapt. Al. Felipe Costa disse:

      Sim, Salles. Ele é azul com uma lista branca do lado. No Rio de Janeiro ele pode ser comprado próximo ao Primeiro Distrito Naval. Mas isso é caso você queira um extra, porque esse short lhe será dado no primeiro dia de adaptação.

    8. Fábio Garcêz disse:

      Achei muito legal vocês colocarem tudo a respeito da adaptação no site é de grande importância ter instruções desde já, antes de começar. Eu vou fazer a prova so no ano que vem, mas farei de tudo pra passar. Já comecei a estudar e vou estudar mais ainda para que eu seja aprovado e bem colocado pois a esperança é a última que morre.Parabéns a todos os convocados e pelos editores do jornal.
      Abraços e SUCESSO…

    9. Tallys Feldens disse:

      É permitido aos residentes apresentação no dia anterior? Se sim,há algum parêmetro de horários? Agradecida!

    10. Ricardo Cruz disse:

      …agradeço antecipadamente estas importantes sugestões e necessárias à ” boa” adaptação.
      Entretanto, quanto à entrega da platina, esta cerimônia é realizada no final de semana posterior a esse período ?

      grato.

    11. Affonso Lemmertz disse:

      Primeiramente gostaria de agradecer pelo artigo, este foi de grande ajuda. Queria também tirar algumas duvidas que restaram: 1)a camisa de educação fisica precisa ser regata ou pode simplesmente ser sem manga? 2)Há a necessidade de comprar mais um sapato branco além do de educação fisica? 3)Me foi dito que precisaria levar meias finas, é verdade? 4) No dia 10 quando for me apresentar devo ir com roupa normal ou com as especificadas na lista do enxoval? Agradeço desde já pela ajuda

    12. Elza Cavalcanti disse:

      Pessoal, muito boa a ajuda que vocês estão dando sobre a adaptação. Sou mãe de aluna que mora fora do Rio de Janeiro, gostaria de saber se a entregar da platina e visita dos pais será no dia 27/01/2011 para que possamos providenciar as passagens.

    13. Claudio disse:

      Gostaria de parabenizar o autor pela clareza do artigo e a EFOMM pela transparência, e saber as datas e horários de início e término da adaptação para que nós, pais, possamos prestigiar esse evento de grande importância.
      Abraços e sucesso a todos!

    14. Adapt. Al. Felipe Costa disse:

      Affonso,
      1)A blusa de educação física precisa ser regata sim!
      2)O tênis branco pode ser usado para as duas atividades! Mas se você puder comprar dois e quiser, é com você! Lembrando que o que é utilizado no resto da rotina precisa ser totalmente branco e o de educação física tem que ter o mínimo de detalhes em outras cores possíveis.
      3)Sobre as meias finas, as de algodão são suficientes.
      4)Vá preferencialmente com a roupa especificada no enxoval.
      Em caso de dúvidas, pode postar aqui!

    15. Adapt. Al. Felipe Costa disse:

      Respondendo à Elza Cavalcanti, Tallys Feldens, Claudio e Ricardo Cruz:
      Postaremos até o dia 7 uma matéria que terá informações importantes para os pais e candidatos, entre elas como será a cobertura da adaptação, quando será a entrega da platina e quando é permitida a chegada para aqueles que por ventura vem de outra cidade!
      Fiquem ligados no nosso portal!

    16. Ricardo Cruz disse:

      …então, gostaria de saber se a minha previsão sobre a data da entrega da platina está correta e quando será divulgado neste site o dia a dia (fotos) da adaptação 2011 ? Grato.
      att.: Ricardo Cruz

    17. MARIA AIDE disse:

      A TODOS, BOM DIA…

      GOSTARIA DE SABER PORQUE VCS ATE O MOMENTO NAO EDITARAM NENHUM ARTIGO,COM FOTOS, SOBRE OS NOVOS ALUNOS DO CIABA.

      ATT;

    18. Michelle disse:

      Oi, pessoal! Gostaria de saber se é por aqui que podemos enviar mensagens para os alunos novos que estão em adaptação! Caso não seja, se há previsão de quando poderemos enviar. Obrigada!

    19. Al. Bianca Barbosa disse:

      O jornal pelicano é um site escrito apenas pelos alunos do CIAGA.

    20. Al. Bianca Barbosa disse:

      Os candidatos não tem acesso ao jornal.

    21. Gabi disse:

      Adorei o artigo! Estão de parabéns. Continuem assim, pois nós aqui fora, que ainda vamos entrar pra EFOMM precisamos de vocês aí dentro.
      Desde já agradeço a preocupação. E eu tenho uma pergunta: de onde surgiu a ideia de gerar este artigo? Algum de vocês passou aperto aí? rs
      Boa Sorte à todos!

    22. Luci de Andrade disse:

      Achei bastante esclarecedor.Conheço a Escola Naval,mas o EFOMM é um mistério para mim.Após a clonclusão do curso.Como será o aproveitamento dos alunos?Existe opção civil como no ITA? Todos serão aproveitados?

    23. Barbara Maia disse:

      Boa Tarde!
      Parabéns pelas dicas,concerteza vão ajudar muitas pessoas.Tenho uma dúvida,mas tenho medo da resposta!
      Quero saber se quem tem tatuagem pode entrar pra MARINHA,ela não aparecerá com o uniforme.Preciso dessa resposta com o máximo de urgência,por favor!
      Responda no meu e-mail.Muito Obrigada,parabéns pelo trabalho espetacular e aguardo sua resposta anciosa.

    24. Tattiany disse:

      Oi,eu tenho 16 anos com isso não posso tentar fazer a prova?quais os documentos que preciso ter e como tiro tais documentos? mulheres tamben praticam esportes? quais as roupas?muito obrigado…

    25. Luciano disse:

      Parabens, bela iniciativa pois os alunos irão entrar para o curso bem mais tranquilos, e com bastante garra para completar o curso!

    26. Tamires. disse:

      Nossa achei incrivel toda essa explicação,estão realmente de parabéns!

      Mas como faço para saber tudo certinho sobre o dia que será marcada a prova para EFOMM!

      Muito obrigado,um grande abraço!

    27. Al. Michelle disse:

      Ola ,Tamires. Para saber que dia sera a prova da efomm basta aguardar o edital do concurso sair no site(www.ciaga.mar.mil.br), geralmente as provas sao realizadas em meados de agosto.O jornal pelicano sempre posta uma materia sobre o concurso basta ficar atenta. Bons estudos !

    28. Thayane disse:

      Olá , gostaria de tirar uma duvida a respeito de uma informação que me passaram. É verdade que as meninas precisam cortar o cabelo ? se sim, qual o tamanho que o cabelo deve ficar? Obrigada desde já

    29. Rayanne disse:

      Parabéns e obrigada,seu artigo me ajudou muito.

    30. Adapt. Al. Bianca Barbosa disse:

      As meninas não precisam cortar o cabelo, mas sim, usá-lo preso em coque diariamente. Se preferir cortar para não prendê-lo, terá que ser de um tamanho que não escoste na gola da farda.

    31. Paloma Tourinho disse:

      Olá,boa tarde! Parabéns pela matéria.Não sou aluna da EFFOM,mas pretendo ser caloura 2012.Gostaria de saber a média necessária de acertos nas disciplinas do processo seletivo para ser aprovada. Desde já agradeço e espero resposta.Muito obrigada.

    32. Adapt. Al. Bianca Barbosa disse:

      Geralmente o edital exige o mínimo de 50% de acertos em cada matéria.

    33. Adapt. Al. Bianca Barbosa disse:

      Pode fazer a prova desde q no dia da matrícula você tenha completado 17 anos. São necessários somente os documentos tradicionais ( RG, CPF). Mulheres praticam eesportes assim como os homens e os uniformes serão fornecidos pelo CIAGA,

    34. Adapt. Al. Bianca Barbosa disse:

      Para entrar na EFOMM, a condição é que a tatuagem não apareça com qualquer fardamento.

    35. Adapt. Al. Bianca Barbosa disse:

      Ao formar na EFOMM o aluno vai para reserva atuando na marinha mercante como civil.

    36. Bruna P. disse:

      É obrigatório participar de todas as atividades de Ed.Física?
      E se a pessoa não souber praticar alguns dos esportes, ela pode ficar sem fazer e
      praticar somente outro que ela se sai melhor ou que tem mais interesse?

    37. Al. Michelle disse:

      Ola Bruna, a pratica de atividade física É obrigatória na EFOMM , porem se voce não quiser participar de nenhuma equipe especifica, existe a equipe da pedagógica onde sao realizadas atividades de corrida, natação e dependendo do professor outras atividades como ginástica etc. Espero ter ajudado .

    38. jhenify disse:

      parabens. a marinha é o meu sonho. Eu fiz o curso preparatório pra efomm mas ainda não posso fazer a prova.
      Eu tenho um primo da marinha, ele gosta muito e fala q não há coisa melhor. Vocês estão de parabéns, continue assim. A marinha está dando grandes oportunidades pra muitos terem uma profissao digna…

    39. beatriz motta silva disse:

      COMO QUE FAZ PARA SE CANDIDATAR NO EFOMM?
      EU ESTOU FAZENDO O CURSO PREPARATÓRIO, DE OFICIAIS DA MARINHA MARCANTE!

    40. Al. Michelle disse:

      Ola Sabrina, nos exames de admissão da EFOMM consta o teste físico onde a candidata deve correr 1.600 (mil e seiscentos) metros, no tempo máximo de 12 minutos e nadar 50 (cinquenta) metros, no tempo máximo de 2 minutos e 50 segundos, em qualquer tipo de nado . Na escola existe o TAF (teste de aptidão física) em que devemos também correr e nadar, assim sendo é importante saber nadar.Porém,não desista porque o período de tempo até o exame físico é grande, portanto você pode aprender a nadar até lá. Espero que tenha ajudado .

    41. Al. Michelle disse:

      Olá Beatriz, para se candidatar ao concurso da EFOMM basta ficar atento ao edital que sai no site http://www.mar.mil.br/ciaga/efomm/admissao.htm .

    42. Mylena Fritoli disse:

      Boa tarde, gostaria de saber a respeito de casacos. Se eles são nescessários?, se tem uma cor definida se for nescessário. Desde já agradeço e Parabenizo a todos pela imensa ajuda que estão dando nessa matéria acima,Para nós calouros dos anos seguintes!

    43. Moreira disse:

      Olá, gostaria de saber se tem um corte de cabelo padrão para as mulheres. Existe isso?
      Sei que as mulheres devem permanecer com cabelos presos dentro do CIAGA, mas se a mulher tiver franja, por exemplo, como proceder? 
      Quero saber se esse tipo de corte tem alguma restrição. Se eu posso usar franja ou tenho que modificar o corte.

    44. Al. Raquel Amorim disse:

      Querida, não existe corte padrão para mulheres e pode sim ter franja (contanto que, quando você estiver fardada, ela fique presa- uma opção é prender com tic tac).

    45. lazara disse:

      olá , faço um curso preparatório pela aepcem , e pretendo prestar concurso em junho do ano que vem , gostaria de saber se o ingles aprendemos ai na efomm ou devemos aprender aqui mesmo ? e no dia da prova vai cair ingles ? sera que voces nao poderiam informar quais matérias caem na prova ?
      desde ja obrigada !

    46. Al. Raquel Amorim disse:

      Lazara, é bom ter um conhecimento prévio de inglês antes mesmo de entrar para a EFOMM e, sim, é uma das provas do exame de conhecimentos. As matérias que o constituem são Português, Inglês, Matemática, Física e Redação.

    47. Gisellen disse:

      Adorei suas reenvendicações, isso me ajudou para que no ano que vem, quando pretendo engressar possa estar mais preparada.
      Eu eu gostaria de saber, o por quê de ter que ter o conhecimento de ingles? Fora que vai cair nas materias de prova, iremos utiliza-la em outro local ?

    48. Al. Willian Cavalcante disse:

      Oi, Gisellen!
      O idioma Inglês é essencial visto que embarcaremos em navios mercantes que, por muitas vezes, encontram-se pessoas de outros lugares. Este idioma é o definido como padrão universal.

    49. William Dias disse:

      Boa Noite a todos…
      Eu gostaria de saber,se e obrigatorio ter o “ensino medio” completo e saber “inglês” fluentimente para ingressar na Marinha Mercante ?

    50. Al. Michelle disse:

      Olá William, é obrigatório sim ter o ensino médio completo para ingressar na EFOMM.Quanto ao inglês não é necessário saber falar fluentemente, apesar de ser muito importante para nossa profissão,ou seja, saber inglês bem facilitará a sua vida tanto na escola quanto na vida a bordo de um navio mercante,porém não é obrigatório para que você ingresse na Marinha Mercante.

    51. lazara disse:

      as unicas materias que devemos aprender pra prestar o concurso é portugues ingles matematica fisica e redação ? geografia e historia essas nao cae na prova ? pra passar no concurso é preciso acertar 50% de cada prova ? obrigada desde ja!

    52. Rafaela disse:

      tatuagem pequena atras da orelha é permitida?

    53. TATIANA disse:

      Olá, gostaria de saber, se pode usar óculos de grau?

    54. Al. Raquel Amorim disse:

      Rafaela, de acordo com o INCA é condição incapacitante:

      Tatuagens aparentes com o uso dos uniformes de serviço, ou com desenhos ofensivos ou incompatíveis com o perfil militar (exemplo: suástica,
      pornografia, etc).

      ou seja, depende do que é e de quão visível é.

    55. Al. Raquel Amorim disse:

      Sim, Tatiana. E quem usa óculos de grau não pode esquecer de levá-lo para o exame médico.

    56. Narayane disse:

      Olá! Tenho 17 anos estou cursando o 1ª ano do segundo grau no supletivo, e ainda estou me preparando para as provas da Marinha. Gostaria de saber se posso prestar as provas para o ano que vem cursando a 2ª serie ou primeiro tenho que terminar o segundo grau, para depois fazer as provas?

      Obrigada!

    57. Adapt. Al. Bianca Barbosa disse:

      A prova (que ocorre aproximadamente em agosto) pode ser feita mesmo cursando o 2º grau, porém no dia da pré matricula (que ocorre geralmente em dezembro do ano da prova) deve ser levado o comprovante de conclusão do ensino médio.

    58. Adapt. Al. Bianca Barbosa disse:

      As provas são apenas de matemática, física, português e inglês, além de uma redação. Para passar é preciso fazer 50% de acertos em cada prova e ainda assim estar classificado dentro das vagas.

    59. Ana Carolina disse:

      Boa tarde a todos.Quero muito ser estudante da EFOMM e comecei a estudar desde agora para fazer a prova do ano que vem (2012).Sei que cai as seguintes matérias : Matemática,Português,Física e inglês.Vocês poderiam informar oque exatamente cai em cada prova ? exemplo : Funçoes,Graficos,Matriz,logaritmo etc ..

      Muito Obrigada !

    60. Al. Raquel Amorim disse:

      Ana, dê uma olhada em PROGRAMA DO EXAME DE CONHECIMENTOS aqui: https://www.mar.mil.br/ciaga/ps_efomm_2012/inca.pdf.

    61. Dilce disse:

      Achei ótimo todas as informações, e é de grande importância estarmos atentos.
      Obrigada.

    62. Al. Raquel Amorim disse:

      Mylena, a adaptação é em janeiro: faz muito calor. Se quiser levar, apenas vai ocupar espaço na mala. Acredite.

    63. wanderson disse:

      Vou completar 16 anos em juho de 2012 posso fazer a prova ?

    64. Tiago Martins disse:

      Boa tarde a todos. Assim como a Ana Carolina postou eu também tenho dúvida em relação a conteúdo específico da prova e vocês com o excelente assistência que prestam através dessa página já responderam a ela mandando o link. Mas quando eu abro o link para ver o edital ou o local que diz os conteúdos específicos aparece não encontrado. Com isso gostaria de saber se vocês podem mandar de novo ou mandar outro link para que eu possa tirar essa minha dúvida.
      Desde já agradeço! Att, Tiago Martins

    65. Al. Raquel Amorim disse:

      Não, Wanderson. Você deve ter, no mínimo, 17 anos quando do início das aulas e as mesmas começam em fevereiro.

    66. Al. Raquel Amorim disse:

      Tiago, segue o link:
      http://www.mar.mil.br/ciaga/ps_efomm_2012/inca.pdf

    67. Juliana disse:

      Tenho 14 anos e meu sonho é me formar no EFOMM como Oficial de Náutica. Farei a prova em 2014 para ingressar em 2015. Parabéns pelo site!

    68. André disse:

      Eu tenho 22 anos, sendo que faço 23 em março de 2012.
      Eu ainda posso cursar a EFOMM ou já não tenho mais idade?

    69. Al. Raquel Amorim disse:

      André, você poderá tentar até o ano que completar 24.

    70. Estefani disse:

      tenho 20anos e gostaria de saber com eu faço para entrar na EFOMM

    71. Al. Raquel Amorim disse:

      Estefani, para te informar melhor possível, sugiro que visite: https://www.mar.mil.br/ciaga/index.htm

      O ingresso na EFOMM é feito por meio de concurso público e as inscrições para o mesmo costumam abrir no mês de junho e são feitas no site do CIAGA.

    72. Adapt. Of. Al. Willian Cavalcante disse:

      Através do concurso que é realizado anualmente. Mais informações no site: http://www.mar.mil.br/ciaga/efomm/inicio.htm

    73. Daniela disse:

      Gostaria de saber se pessoas que tenham miopia e/ou astigmatismo e/ou hipermetropia podem ingressar na EFOM? Se sim existe um limite de grau de aceitação?

      Obrigada.

    74. Daniela disse:

      Muito esclarecedor !

    75. Augusto César disse:

      Prezados, boa tarde

      como posso obter informação de quantos já foram chamados da lista de reserva, desde já agrdeço pelo apoio.

    76. ana maria disse:

      Gostei muito da oportunidade de manter os pais informados sobre como é a formação de nosso filho, fiquei bem mais transquila ao ver estas fotos e como é o ambiente em que ele vai passar um pedaço da vida dele.
      Parabéns pela estrutura que a Marinha proporciona aos futuros Oficiais que irão formar para a Marinha Mercante do Brasil. Estou muito orgulhosa de meu filho, e tambem de meu País.
      Se possível quem estiver recebendo este mail, diga ao candidato Ramires da Turma Golf 19, que ele está de parabéns, e que seus pais estão acompanhando pelo Jornal Pelicano todos os dias.

    77. lenilton v. do nascimento disse:

      Queria saber se quem vai fazer a prova da ESSA Escola de Sargento das Armas pode tambem fazer A prova da EFOMM ? obrigado

    78. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Lenilton, desde que esteja dentro dos critérios, sim.

    79. Paloma leal disse:

      Muito obrigada pelas informações ,elas  foram bem uteis.

    80. Marco disse:

      Boa tarde. Primeiramente gostaria de parabeniza’-los por esta ótima matéria. Gostaria de saber como que se faz para continuar meu curso de inglês e espanhol. Existe cursos de idiomas e de instrumentos musicais durante o curso da EFOMM? Obrigado

    81. Amanda Santos disse:

      Eu gostei bastante dessas orientações para a adaptação, me empolguei mais ainda em fazer a prova!
      Farei a prova só ano que vem porque estou me preparando, mas anseio muito passar! 

    82. Amanda Santos disse:

      Queria saber se uma pessoa que foi mal no 1° ano do Esn. Médio e repetiu, mas está com média elevada no 2° e no 3° ano pode entrar mesmo assim? A pessoa mesmo que tenha sido ruim no 1° ano se ela foi exemplar no 2° e no 3° ano pode entrar?

    83. Carol Blasi disse:

      Oi, meu nome é Carol, acabei de fzr 18 anos e é meu sonho desde os 12 ser da EFOMM. Estudo no Elite de Madureira, ano passado fiz a prova pela primeira vez, mas infelizmente eu n passei. Enfim, esse ano estou estudando mais ainda e acredito mt na minha aprovação. Porém, eu gostaria de sbr ql é o ritmo de estudo aí dentro. Sei q tds as matérias são importantes, mas tem alguma q mereça uma atenção maior, por ser mais cobrada aí dentro? Tipo, analítica? Ouvi dizer q analítica é pesada aí… Mt obg !

    84. ian david disse:

      Olá boa noite gostaria de saber quando é feita a inscrição pois eu já tenho 17 anos e fiz no dia 02/02 se a data de inscrição é feita depois dessa data?

    85. Aline Detoni disse:

      Olá Ian,
      A inscrição para o processo seletivo ocorre por volta do mês de junho e os candidatos devem fazer 18 anos até o final do ano que ingressarão na escola.

    86. Aline Detoni disse:

      olá Carol. Olha, com relação as meterias estudadas, não creio que seja hora de você se preocupar com isso. Essas coisas de difícil ou fácil são muito relativas e dependem do seu empenho e da sua facilidade com determinada área. No momento, te aconselho a focar no inglês, é a matéria mais difícil do exame de admissão e muito útil na carreira!

    87. Aline Detoni disse:

      Amanda, é necessário ter o diploma de Ensino Médio e ser aprovado no exame de seleção.

    88. Aline Detoni disse:

      Boa tarde Marco, infelizmente não tem cursos dentro da escola e como o regime é de internato, não é possível fazer cursos durante a semana. Mas, se o seu curso possuir aulas aos sábados é possível fazer.

    89. Carol Blasi disse:

      Poxa Aline, mt obrigada! Vou focar sim, mts pessoas dizem isso de inglês e no ano passado vários amigos meus se deram mal por causa dele. Inclusive eu. Enfim, mt obg de verdade ! Bjs

    90. silvana disse:

      Boa tarde!gostaria de saber quais as materias que devo me dedicar mais pra efomm,gostei muito das dicas ja estou me preparando mais com o coração na mão dizem que é dificil.me ajudem por favor..abraços

    91. Amanda disse:

      Boa tarde…quanto tempo dura a adaptação? e em quais situações eu posso ou não ir para casa os finais de semana pois faço cursos de Idiomas e gostaria de saber se posso aos finais de semana continuar fazendo.
      Desde já agradeço!

    92. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Amanda, a adaptação dura cerca de 3 semanas; Na adaptação, que é em janeiro, você não poderá sair… mas durante o ano será liberada às sextas, se não existirem inconvenientes.

    93. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Segunda é até às 6h, Marco, e às sextas depende.

    94. Tamires de Oliveira disse:

      Olá, adorei esta iniciativa, além de esclarecer muitas dúvidas acalma aqueles que estão anciosos para ingressar na EFOMM. O que eu gostaria de saber é sobre os locais, tem o CIAGA e o CIABA, como fazemos para escolher em qual vamos ficar caso passemos na prova? Isso é possível? Gostaria de saber se é liberado aos candidatos escolher entre o CIAGA e o CIABA e se de acordo com esta escolha, onde seriam os locais das provas. Agradeço desde já e boa sorte aos demais que também pretendem ingressar na EFOMM!!

    95. Adapt. Of. Al. Raquel Amorim disse:

      Gabriela, é possível sim. A Marinha do Brasil tem um quadro que acolhe os oficiais mercantes através de concurso.

    96. Amanda Rodrigues disse:

      Oi boa a noite a todos .
      Gostaria de saber onde se localiza a EFOMM ? 
      Quando estamos no internato viemos pra casa final de semana ou só feriados ?

    97. Al. Taynan disse:

      Olá,Amanda Rodrigues.
      EFOMM= Escola de Oficiais da Marinha Mercante.
      Seus integrantes estudam em Centros de Instrução(Ciaga e Ciaba).
      O Ciaga localiza-se no Rio de Janeiro, e o Ciaba,em Belém.
      Em internato, os alunos podem sair nos finais de semana,quando liberados.
      Feridos também, quando liberados.

    Outras matérias interessantes...