• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 1933
    Cultura, Curiosidades, EFOMM, Mercado, Mundo » segunda-feira, 9 de setembro de 2013 »
    Visita à Noruega – Parte 1

    1ª PARTE
    Continuando com o diário sobre a visita de alunos e professores da EFOMM ao Aalesund University College, na Noruega, vamos ao dia 05 de agosto, quando tivemos o 1º contato com o pessoal da universidade, já que no dia 04 chegamos tarde à cidade e fomos direto para o hotel.
    Quem nos recebeu foi o professor Hildre, juntamente com o professor Murilo Gaspar, engenheiro naval brasileiro, que começara a dar aula na Noruega pouco tempo antes de nossa visita. Com uma pontualidade e uma seriedade características dos noruegueses, o professor Hildren nos dirigiu uma apresentação mais abrangente, mostrando o papel da universidade na vasta área da indústria marítima norueguesa, tanto para o ramo do offshore, quanto para o ramo da pesca. Logo no início mostrou-nos alguns dados que me deixaram impressionado: só na região próxima a Aalesund, contabilizando um total de 250.000 habitantes, encontram-se 213 corporações, sendo 15 especialistas em “ship design”, 19 empresas armadoras, 14 estaleiros e 165 fabricantes de equipamentos para navios. Ficou bem explícito que a universidade está intimamente ligada ao mercado, atendendo sua demanda de novas tecnologias e equipamentos, fazendo com que projetos sejam criados e rapidamente saiam do papel para a realidade.
    Dentre as principais matérias lecionadas na faculdade de Tecnologias e Operações Marinhas, estão os cursos de anchor-handling (manuseio de âncoras), dynamic positioning (posicionamento dinâmico), position references (sistemas de referência), risk management (gerenciamento de risco) e fast craft (embarcações rápidas).
    Além disso, fomos introduzidos ao conceito de “fast innovation” ou “innovation speed”, que nada mais é que a rápida adaptação da indústria marítima às novas possibilidades e inovações do mercado, com uma relação de cooperação e proximidade com os clientes. Com o propósito de “tornar-se líder em conhecimento e inovação em operações marinhas”, pudemos perceber o quão influente e relevante a escola é em todo o cenário marítimo norueguês, sem contar na sua contribuição em âmbito internacional.

    Imediato-Aluno Stersi

    Comentários

    Outras matérias interessantes...

    2ª PARTE
    Em nosso 2º dia de visita ao Aalesund University College, na Noruega, fomos apresentados ao professor Eide, que nos deu uma rápida palestra sobre a faculdade de Tecnologias e Operações Marinhas, na qual se […]

    Visita à Noruega – Parte 210 de setembro de 2013