• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2013
    Curiosidades, Pirataria » quarta-feira, 14 de agosto de 2013 »
    GruMeCs – Defensores do Mar

    brasil-logo-GRUMEC   Criado em 1974, o Grupamento de Mergulhadores de Combate tem como função se infiltrar, abordar navios suspeitos ou potencialmente hostis, executar tarefas como reconhecimento, sabotagem e destruição de alvos de valor estratégico, além de proteger nossa Amazônia Azul contra ações de piratas.

     

    No Curso -de 42 semanas -, os candidatos passam por testes físicos e psicológicos, além de aulas de conhecimentos técnicos e táticos. Dentre estes trabalhos, explosivos e planejamentos de missões.  São enfatizados os atributos de liderança, objetividade ,seriedade quando submetidos a ambientes de riscos elevados.

    grumec-gerr-excel-lynx-uzi-2

    No cenário internacional contemporâneo, repleto de ameaças e atentados terroristas e pirataria marítima, o grupo tem uma grande importância. Altamente técnicos e municiados com armas e equipamentos especiais, podem chegar furtivamente pelo mar ou mesmo pelo ar até seu alvo.

     

    Segundo consultores da Casa Branca, as plataformas de petróleo são alvos de primeira grandeza para o terror internacional, visto que a indústria do petróleo é muito globalizada e interdependente. Ataques ou tomadas de plataformas afetariam o comercio internacional.

    Por esse motivo diversos treinamentos são feitos periodicamente sendo assim, capacitados para atuações voltadas para a retomada de navios, terminais, plataformas petrolíferas e possíveis reféns.grumec-brasil-1224495709155_f

     

    – ” Ser de operações especiais é não desistir diante dos obstáculos.
    É necessário um autocontrole enorme. A metodologia prevê situações de tensão, como a pressão sobre um aluno, tentando provocar a sua desistência.
    Ficamos com aqueles que suportam e que são capazes de resistir a tudo.
    Esses estão preparados para situações que encontramos em missões – diz Aguiar, coordenador do curso de unidade de operações especiais militares. – O curso exige rigidez, mas rigidez não é abuso.”

     

     

    Comentários

    Outras matérias interessantes...

    FPS – FPSO24 de agosto de 2010

    O interesse  pelo mar começou há milhares de anos,  com o homem em busca de alimento. Desde então vem ampliando a exploração daquele meio visando incrementar a atividade  econômica e a qualidade de vida das […]