• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 6680
    Mundo, Navios, Petróleo » terça-feira, 24 de agosto de 2010 »
    FPS – FPSO

    FPS (Floating Production Systems) são navios, geralmente de grande porte, que têm capacidade de produção, processamento e/ou armazenamento de petróleo e gás natural. Em seu conveses são instaladas  plantas de processo para separar e tratar os fluidos produzidos pelos poços. Depois de separado da água e do gás, o petróleo é armazenado nos tanques do próprio navio, sendo transferido para um navio aliviador de tempos em tempos.
    FPSO CapixabaHoje existe um novo conceito de FPSO (Floating Production, Storage and Offloading) que é uma plataforma com formato circular, formato este  revolucionário, pois traz maior estabilidade e menor custo de construcão podendo assim viabilizar campos petrolíferos de baixa produção em águas profundas ou em ambientes oceânicos severos.  Essas plataformas podem ser ancoradas ou com sistema DP (Dynamic Positioning) onde ela dispensa o sistema tradicional de ancoragem permanecendo estacionária através do uso de propulsores comandados por computadores e usando informações de posição através de sistemas GPS.
    As maiores FPSs têm capacidade de processo em torno de 200 mil barris de petróleo por dia, com produção associada de gás de aproximadamente 2 milhões de metros cúbicos por dia.

    Por Al. Luana Terra

    Comentários

    1. everaldo raiol disse:

      muito bom .gostaria de saber novos campos de petróleo descobertos no brasil.

    2. CONTRA MESTRE disse:

      OCEANO ATLÃNTICO SUL-BR: um novo quadro no horizonte, isto sim era o que via com as JRs (Jack-up Rigs), EAs (Embarcações de Apoio), SPP(Steel Production Platform), CPP (Concrete Production Platform), D (Drillship). …

      BR-AJU

    Outras matérias interessantes...