• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 9349
    Mercado, Mundo, Navios, Petróleo » quinta-feira, 20 de agosto de 2009 »
    Sistema de Posicionamento Dinâmico

    figura 1 Estruturas flutuantes, como navios de perfuração, barcaças de lançamento de dutos e plataformas semi-submersíveis de produção, são amarradas por linhas ancoradas ao fundo do oceano mantendo-as próximas à posição de equilíbrio inercial. Entretanto, grandes movimentos oscilatórios dificultam as operações de produção e lançamento de dutos.

    Além disso, a capacidade de movimentação é muito baixa, sendo que estruturas maiores requerem a utilização de rebocadores de âncoras para posicioná-las.

    Com o crescimento do número de estruturas atuando na área offshore, houve a necessidade de se desenvolver e modernizar sistemas mais eficientes e seguros, o que vem representando grandes investimentos nos sistemas de posicionamento dinâmico (DP – Dynamic Positioning).

    principais sensores utilizados na medição de posição de embarcações

    principais sensores utilizados na medição de posição de embarcações

    O posicionamento dinâmico é um sistema que controla automaticamente a posição e o aproamento de uma embarcação por meio de propulsão ativa que deve possuir especificações especiais, diferindo dos propulsores comumente utilizados em navegação. No geral, corresponde a um complexo sistema de controle, composto por sensores (GPS, sonar, anemômetros, giroscópios etc.), atuadores (propulsores e leme) e um processador central responsável pela execução do algoritmo de controle e pela troca de informações com o operador.

    Como as condições ambientais são variáveis, o sistema de controle recebe sinais dos pontos de referência sendo capaz de controlar os propulsores de passo controlável, os impulsionadores laterais (thrusters) e o leme. Os propulsores devem apresentar resposta compatível às mudanças reagindo rapidamente ao comando. O homem só interfere em mudanças de posição ou em situações de emergência.

    figura 2 Através de aproximações lineares para descrever a variação das forças com as velocidades, foi possível definir qual a força necessária para que o navio pudesse realizar o giro ou movimento lateral desejado em um determinado espaço de tempo.

    A posição pode ser mantida em relação a um certo ponto fixo na superfície ou relativa a um determinado objeto móvel, tal como um outro navio-tanque ou um equipamento submerso.
    O navio também pode ser posicionado num ângulo favorável em relação à direção dos ventos, correntezas e ondulações.

    Por Al. Bianca Barbosa

    Comentários

    1. Rubens Birch Gonçalves disse:

      Em primeiro lugar quero agradeçer de poder receber O Pelicano. Esse artigo eu irei usar para dar aulas, pois sou professor na univesidade de Itajai nos cursos de tecnologo Naval e Engenharia Mecanica, e que já temos alunos nossos cursando no CIAGA, e eu dou muita força para que nossos alunos “everedam” para essa carreira de Oficiais de Marinha.
      Quanto ao artigo se existir assuntos sobre o tema e se eu poder usar-los em sala fico muito agradecido. pois essas informações já são muito úteis, e esta muito bem elaborada.

      Abraços a todos,
      RUBENS

    2. Rodrigo Quadros Vieira disse:

      Gostei muito do modo direto que aborda o assunto, como fonte inicial para estudos está de parabéns a matéria.
      Rodrigo Quadros Vieira
      IMT/PSV CAMPOS CLIPPER

    3. Marlon Rabelo disse:

      Oi eu gostaria de mais informaçao sobre posicionamento dinamico, Pois tenho um trabalho na faculdade a ser feito, preciso estudar. Agradeço desde já pela atenção. Marlon Rabelo nolramw@hotmail.com

    4. Ismael disse:

      Boa tarde,

      Gostaria de parabeniza-lo pela máteria, tenho interesse em fazer curso de posicionador dinamico, onde posso ter mais informações sobre o curso.

      um abraço

      Ismael

    5. soares disse:

      Boa noite,

      eu trabalho em uma agencia maritima e gostaria de saber com são classificados por letras inicias o posicionamento dinâmico das plataformas de petróleo que possuem DP. 

    6. soares disse:

      É excelente a matéria,é muito aproveitavel,quero me aprofundar mais no assunto.

    Outras matérias interessantes...