• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2211
    Mercado, Mundo, Navios » quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013 »
    Navios e transporte, sem esquecer do Meio Ambiente.

    Atualmente os navios são responsáveis por cerca de 3% da emissão de gás carbônico no planeta, e a tendência é de que essa emissão aumente em até 250% nos próximos 40 anos. A indústria marítima busca hoje soluções para reduzir os prejuízos causados à natureza pelas atividades marítimas e muitos projetos estão em andamento.

    Conheça abaixo alguns exemplos de navios que se preocupam com o meio ambiente:

    Nichioh Maru

    O navio Ro-Ro japonês pertence à Nissan e pode acomodar até 1400 carros. Possui dimensões de 170 metros de comprimento e uma boca de cerca de 26 metros. O casco do navio foi projetado de forma a reduzir substancialmente a resistência causada pelas correntes de ar, diminuindo assim o gasto de combustível. Além disso a embarcação possui mais de 28 painéis solares que auxiliam na geração de energia elétrica.

    Nichioh-Maru

    Auriga Leader

    Projetado para transportar mais de 6000 veículos, este outro navio Ro-Ro possui quase 200 metros de comprimento e pouco mais de 32 metros de boca. Este é o primeiro navio de carga equipado com mais de 300 painéis solares responsáveis por gerar de cerca de 10% da energia necessária para o seu funcionamento. Além de aproveitar muito a energia solar,o Auriga Leader conta ainda com estação de tratamento de água de lastro.

    Auriga-Leader-255292

    Os Navios “Triplo-E” da Maersk

    A Maersk encomendou, para serem entregues até 2015, dez navios da chamada classe “Triplo-E”, a maior classe de porta-contentores(ou porta-contêineres, como também são conhecidos) do mundo. Já em fase de testes, esses mega navios foram assim batizados porque buscam Economia de escala, eficiência energética e melhoria ecológica.Triple-E

    Cada um desses navios possuem um custo aproximado de 190 milhões de dólares, e dimensões de 400 metros de comprimento e 59 metros de boca.

    A grande capacidade  de carga do navio diminui muito o custo relativo de transporte por contêiner, representando não apenas economia financeira, mas também redução no uso de combustível e na emissão de poluentes.

    Obs.: Navio Ro-Ro – abreviatura para “Roll on-Roll off” — é um tipo de cargueiro que transporta automóveis e outros veículos de porte semelhante.

    Comentários

    Outras matérias interessantes...