• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2762
    Curiosidades, Mercado, Mundo, Navios » terça-feira, 16 de agosto de 2011 »
    Marinha Mercante ecossustentável

    As discussões ambientais estão aquecidas nos dias de hoje. Navio Híbrido Os governos vêm investindo em fontes de energia renováveis e as “empresas-verdes” estão crescendo. Os carros movidos a energia elétrica já são uma realidade no mundo e em breve chegarão ao Brasil. Essa é uma forma de reduzir a emissão de gases do meio de transporte mais poluente. No entanto, o transporte aquaviário, apontado como solução para o transporte de carga, também é poluente e vem sendo alvo de investimentos no setor ecossustentável.
    O primeiro navio híbrido do mundo já é uma realidade, o Dorothy Carolyn, que opera no sul da Califórnia. A Companhia Foss Maritime (norte-americana) já idealiza um rebocador híbrido, baseado no sucesso do Dorothy Carolyn, que se chamará Foss Campbell. Segundo a empresa, o navio irá economizar cerca de 100 mil litros de óleo diesel por ano.
    Ro-RoAlém disso, a MOL (Mitsui O.S.K Lines), maior armador japonês, está desenvolvendo um navio de Ro-Ro que será capaz de captar energia solar enquanto atracado, não havendo a necessidade de gerar energia utilizando óleo Diesel. Os painéis solares serão instalados no convés, que tem uma grande área livre, e podem gerar até 160kW. Já as baterias, são de íon-lítio, capazes de armazenar 2,2 MWh e são instaladas na popa da embarcação, substituindo o lastro fixo, o que não altera a quantidade de carros que o navio pode carregar.

    Esse ano, tornou-se mundialmente conhecida uma tecnologia que confeccionou uma pipa“pipa” gigante que auxilia na propulsão de navios mercantes, ao captar a energia dos ventos, que em locais como o mar do Norte podem diminuir em até 30% do consumo de combustível quando navegando por estes locais.
    Esses são apenas exemplos de investimentos que podem reduzir, ou eliminar em algumas situações, a emissão de gases poluentes em navios mercantes, ajudando na preservação do planeta.

    Por Aline Detoni

    Comentários

    1. Robinson Abrahao Rezende disse:

      Prezada Aline Detoni(editora-chefe do Jornal Pelicano):

      Tenho recebido todas as edições deste importante jornal em meu email. Quero agradecer, pela oportunidade que tenho tido de relembrar meus “velhos tempos” de aluno e Oficial de Máquinas da EFOMM. Sou da turma de 1967.

      Há pouco tempo vi uma homenagem(maio/2011), ao Capitão de Longo-Curso Luis Carlos Medeiros Fernandes,responsável pela edição da revista “O Pelicano” de 1966.Matéria dos alunos: Lis Reis e Taranto.

      Eu e o capitão Medeiros somos grandes amigos! Não nos vemos Há 40 anos.Seria Possível passar meu email pra ele. Ficarei eternamente grato!

      Robinson.

    2. Aline Detoni disse:

      Boa Noite Robinson! Não tenho o contato do comandante Medeiros, mas procurarei com os alunos responsáveis pela matérias e enviarei para seu e-mail pessoal. Obrigada por acompanhar o Jornal Pelicano!

    3. Robinson Abrahao Rezende disse:

      Aline Detoni, agradeço seu empenho em me ajudar nesse reencontro com meu amigo comandante Medeiros. Vejo que você e sua equipe realiza,realmente, um trabalho de muito valor e seriedade. Tenho acompanhado as matérias com muita alegria! Parabéns.

      Robinson.

      PS: Cabe uma correção na data que lhe enviei sobre o artigo do jornal Pelicano; foi a matéria com a homenagem ao amigo Medeiros, em março/20011.

    Outras matérias interessantes...