• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2281
    Curiosidades, Mercado, Mundo, Navios, Petróleo » quinta-feira, 5 de julho de 2012 »
    Meio ambiente e Marinha Mercante

    Muitas pessoas veem os navios como verdadeiros vilões para o meio ambiente, principalmente marinho, por se lembrarem dos grandes vazamentos de óleo e da poluição que os navios a vapor causam no ar. É praticamente impossível garantir que nunca mais um navio poluirá nossas águas com óleo, afinal acidentes acontecem; no entanto o que pode ser feito, e está sendo, são inovações que utilizem fontes sustentáveis e que degradem menos a natureza.

    Pensando em minimizar os danos causados e manter a velocidade necessária no deslocamento das cargas, os estaleiros e engenheiros navais ao redor do mundo estão criando mecanismos como por exemplo o skysail que utiliza um parapente gigante para auxiliar na propulsão, diminuindo o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes.

    O skysails consiste de um sistema totalmente automatizado para a propulsão de embarcações e um sistema de motorização otimizado para ventos. É utilizado no alto mar, adicionalmente à propulsão do motor dos navios, se as condições do vento o permitirem.

    A eficiência do parapente gigante depende das condições climáticas, mas o sistema SkySails também tem a vantagem de não serem necessários apenas ventos por trás,  os ventos laterais também podem ser utilizados, além disso um computador ajuda-o a voar em forma de oito no céu – maximizando a energia produzida.

    O MS Beluga SkySails foi o primeiro navio cargueiro comercial parcialmente movido por esse sistema. Com a utilização do sistema, o MS Beluga é capaz de reduzir o consumo de combustível fóssil em até 35% dependendo das condições dos ventos.

    Infelizmente, um navio não pode ser movido só a energia eólica, até o navio do Greenpeace, o veleiro Rainbow Warrior, tem propulsão a diesel que é acionado sob condições climáticas desfavoráveis ou em ações que exijam velocidade máxima. Esperamos que em breve a maior parte da frota de navios usem sistemas auxiliares como o skysail para melhorarmos a qualidade do meio ambiente.

    Fontes:

    http://meioseculodeaprendizagens.blogspot.com.br/2011/05/navios-de-propulsao-eolica.html

    http://zonaderisco.blogspot.com.br/2008/01/navio-utilizando-o-vento-como-propulsor.html

    http://g1.globo.com/natureza/rio20/noticia/2012/06/navio-do-greenpeace-chega-para-rio20.html

    Comentários

    Outras matérias interessantes...

    Navios quebra-gelo10 de novembro de 2013