• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 6513
    Cerimônias, EFOMM » sexta-feira, 28 de dezembro de 2012 »
    Enfim,Formatura! Turma Amândio Pereira Chaves / 2010-2012

    O dia 14 de dezembro foi marcado por muitas emoções. Depois de três intensos anos cobertos de histórias,muitas aulas, grandes aprendizados e desenvolvimento pessoal e profissional, formaram-se os 232 alunos da turma CLC Amândio Pereira Chaves, turma 2010-2012.

    Os amigos e familiares dos então formandos chegavam naquela tarde e, aos poucos, iam preenchendo os lugares da arquibancada do CIAGA, que situa-se à visão do campo de Futebol do Centro, onde realizar-se-ia a Troca de Platinas e Cerimônia de Formatura de mais uma turma da nossa querida Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.

    Enquanto isso, na Alameda Alegrete, aguardavam ansiosamente o início do evento os alunos do terceiro ano; Por entre fotos,abraços e alegria contagiante, divertiam-se e sentiam a ansiedade que a data proporcionava-os.

    Estava presente no evento o Excelentíssimo Senhor Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, Comandante da Marinha, acompanhado do Senhor Comandante do CIAGA,ContraAlmirante Carlos Frederico Carneiro Primo, do Diretor de Portos e Costas e outras autoridades, que vieram prestigiar o evento.

    Até que chegou a vez deles: a alegria era clara e audível; Chegava a turma dos formandos ao som do Hino da Marinha Mercante.
    Depois de formarem no dispositivo, cantou-se o Hino Nacional e o da EFOMM. Foi então realizada a Troca de Platinas dos alunos mais antigos de cada curso, Náutica e Máquinas, Alunos Carolina Magalhães e Cabral.

    Logo, estendeu-se a oportunidade para os demais, sendo assim convidadas as madrinhas e padrinhos para a Troca de Platinas dos mais novos declarados Praticantes.  Este sim, mais um momento repleto de muita emoção: via-se lágrimas, sorrisos, abraços e mais lágrimas. Era a sensação de dever cumprido por parte dos Praticantes, que agora sentiam, em cada ombro, o peso e o alívio que as novas Platinas traziam.

    Agora que as gaivotas se foram, deixavam ali muitas experiências, uma rotina que viveram por muito tempo. Aqueles rostos,que antes se cruzavam todos os dias, não mais se encontrarão pelos corredores. Exalava-se o desejo que os laços de amizades lá conquistados, continuassem firmes, apesar da distância que faz parte dessa linda profissão. O mar está a esperá-los, e, enfim, chega a vez de assumirem seu novo lugar. Cada qual seguindo seu caminho: os 109 PONs e 123 POMs.

    Após a troca de Platinas e desfile da Guarda Bandeira e Guarda de Honra em continência ao Excelentíssimo Senhor Comandante da Marinha, foi dado o Fora de Forma pela aluna mais antiga e melhor colocada, a aluna Ana Carolina Barros Magalhães.
    E assim bradaram, pela última vez como alunos, o Brado de sua turma,seguido dos quepes no alto.

    Reuniram-se e cantaram,muito emocionados,o famoso “Com Perseverança“, canto muito significativo na vida de um Aluno EFOMM. Esta canção acompanha-os desde a adaptação, e fica guardado no coração do Mercante com suas belas mensagens.

    A Equipe do Jornal Pelicano parabeniza-os pela conquista. Sejam muito felizes em seus caminhos daqui em diante. Tenham uma ótima Praticagem, Turma CLC Amândio Pereira Chaves.

    Fotos: Alunos Prado,Jeferson Arcênio,Gicelle Quintão.

    Comentários

    Outras matérias interessantes...

    Dia Marítimo Mundial 201311 de outubro de 2013
    Dia do Marinheiro27 de dezembro de 2012