• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2192
    Cerimônias, EFOMM » quinta-feira, 27 de dezembro de 2012 »
    Dia do Marinheiro

    Ocorreu no dia 13 de Dezembro a cerimônia do Dia do Marinheiro no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), presidida pelo Exmo Sr Comandante do CIAGA, Contra-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo.

    Na solenidade, foi feita a leitura de mensagem da presidente da República Dilma Rousseff, a qual citou “ A participação da Marinha na Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah)” e “A nomeação da primeira mulher para o oficialato nas Forças Armadas, a Contra-Almirante Dalva Maria Carvalho Mendes”.

    Também foi lida a Ordem do Dia do Comandante da Marinha, o Exmo Sr. Alt. Esq. Júlio Soares de Moura Neto. O texto enalteceu o Marquês de Tamandaré, patrono da Força Naval.

    Na cerimônia estavam presentes o Corpo de Alunos da EFOMM, Oficiais e Praças do CIAGA, bem como civis que prestigiavam o evento.

    Durante o evento, militares foram agraciados com a Medalha Mérito Tamandaré em reconhecimento aos relevantes serviços prestados de divulgação ou fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil.
    A celebração do Dia do Marinheiro é uma homenagem ao Almirante Joaquim Marques de Lisboa, o Marquês de Tamandaré, importante figura da história do Brasil. O Almirante Tamandaré teve participações importantes no Império, comandando a Força Naval Brasileira no Rio da Prata entre 1864 e 1866, atuando em conflito no solo uruguaio. Durante a Guerra do Paraguai exerceu o comando das forças navais da Tríplice Aliança. Em 13 de dezembro de 2004 o seu nome foi incluído no Livro de Aço dos Heróis Nacionais.

    A Medalha Mérito Tamandaré foi criada pelo decreto lei nº 42.111 de 20 de agosto de 1957 e é destinada a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.

    Al.Rhavine
    Fotos: Al. Prado

    Comentários

    Outras matérias interessantes...