• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 1265
    Cerimônias, Cultura, Curiosidades » sexta-feira, 11 de outubro de 2013 »
    Dia Marítimo Mundial 2013

    2

    Ocorreu no CIAGA , dia 26 de setembro, a cerimônia do Dia Marítimo Mundial,  a qual abordou o tema ” Desenvolvimento Sustentável: Contribuição da IMO além da Rio +20″. O Centro de Instrução recebeu diversas autoridades, dentre elas a ilustre presença do Comandante da Marinha,  Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto.

    Logo DMM2013

     

    A Cerimônia  iniciou com o Capitão de Longo Curso Álvaro José de Almeira Junior, Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante, apresentando a mensagem do Secretário Geral da IMO, Sr. Koji Sekimizu, na qual desenvolveu a abordagem em questões ambientais, “conceito de sustentabilidade no sistema de transporte marítimo”, assunto abordado no simpósio realizado na sede da IMO. Logo após, foi passada a palavra para o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros, que deu continuidade a ordem do dia.

     

    Em seguida,  ocorreram as premiações.  A entrega do troféu pela conquista do Campeonato Mundial Junior de Vela da Classe Snipe,  feita por Lars Grael para o aluno do segundo ano de Náutica da EFOMM,  Lucas Matos de Siqueira Mesquita. E a entrega do distintivo de Comodoro da MMB , criado pela DPC, foi concedida ao Capitão de Longo Curso Rui Luiz Schimidt Felipe, que preencheu os requisitos exigidos, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Marinha Mercante Brasileira.

    E para o encerramento da cerimônia, o Comandante da Marinha realizou a aposição floral ao busto de Irineu Evangelista de Souza (Visconde de Mauá), Patrono da Marinha Mercante, acompanhado do Representante da Transpetro, Sr. Agenor Junqueira, o Presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma), Sr. Bruno Bastos Lima Rocha , o Presidente do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar), Sr. Severino Almeida Filho e o Representante do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Sr. Sergio Luiz Camacho Leal.

    O evento  teve como espectadores os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Visconde de Mauá e da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá e o pátio do CIAGA foi embandeirado com o Pavilhão Nacional, Estandarte do CIAGA, Bandeira da IMO e as Bandeiras do Centro de Capitães, Sindicatos e Empresas de Navegação.

    Comentários

    Outras matérias interessantes...