• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 1813
    Sem categoria » domingo, 4 de dezembro de 2011 »
    Visita ao Centro de Simulação Aquaviária

    DSCF2352Em visita ao Centro de Simuladores Aquaviário (CSA), a Equipe do Jornal Pelicano conferiu de perto o que há de mais moderno no Brasil, em termos de tecnologia, visando à formação de aquaviários.

    O CSA  é um imóvel localizado no Centro do Rio de Janeiro de 400m² e erguia a patente de centro de simuladores com a tecnologia mais avançada do mundo desde sua inauguração, em 2006. Atualmente perde apenas para um centro localizado na Austrália. Além disso, conta com o apoio da UFRJ e vem virando referência nos cursos que oferece.

    O Comandante Sobrinho (3º DPO e instrutor do CSA) conversou um pouco conosco e apresentou as instalações. Você pode conferí-las nas imagens da galeria logo abaixo.

    Dentre os assuntos abordados, falamos do curso de DP oferecido pelo Centro, que é acessível a maquinistas e pilotos (com aulas ministradas em português) e acerca da demanda por mão-de-obra qualificada, tendo em vista o aquecimento do mercado de Marinha Mercante, focando na importância de brasileiros tripularem navios brasileiros (sejam eles oriundos de ASOM/N ou EFOMM).

    Um terreno com cerca de 845.000m² foi adquirido em Teresópolis como próxima instalação do CSA. Trata-se de um investimento na ordem de R$ 30 milhões, direcionados para a construção de moderna estrutura de um centro de treinamento específico, destinado à capacitação de profissionais do setor aquaviário e da área de pesquisa e desenvolvimento.

    Para mais informações sobre o CSA, consulte: http://www.csaq.org.br/site/.

    Por Al. Raquel Amorim e Adapt. Al. Felipe Costa

    Fotos por Adapt. Al. Felipe Costa e Al. Areias

     

    Comentários

    Outras matérias interessantes...