• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 4349
    Navios » quinta-feira, 7 de novembro de 2013 »
    Navios Aliviadores

    aliviadorDP_ataulfo2

    É um navio tanque especialmente desenvolvido para transportar óleo das plataformas (FSO, FPSO) para as refinarias.  São geralmente utilizados em regiões onde o clima é desfavorável, regiões remotas ou águas profundas.

    Os navios aliviadores foram inicialmente utilizados no Mar do Norte, por volta de 1970, como uma opção aos oleodutos, uma vez que estes só entregam o óleo a um determinado terminal e os navios são mais flexíveis podendo distribuir a carga em vários terminais.

    É importante ressaltar a capacidade dos navios aliviadores de separar a carga proveniente de diferentes FPSO’s enquanto oleodutos geralmente misturam o petróleo bruto recebido das diversas plataformas em suas redes. Além disso, as temperaturas no leito do oceano, às quais estes dutos estariam sujeitos, são muito baixas, o que prejudicaria o escoamento do óleo produzido até as refinarias. Aliviadores são mais vantajosos também em sua manutenção, enquanto oleodutos necessitam que o processo de escoamento seja interrompido para a realização manutenções.

    bowthrusterOs navios aliviadores contam com Sistemas de Posicionamento Dinâmico (DP), tornando a manobra confiável e, neste caso, não necessitam do auxílio de rebocadores, como precisam os navios tanques convencionais para permanecer na posição adequada durante a realização da manobra. Os aliviadores são equipados com dois ou três thrusters (impulsionadores laterais) na proa e thrusters na popa, para mantê-los na posição correta.

    Para operar navios aliviadores com segurança, especialmente próximo às plataformas, a tripulação deve ser altamente treinada, devendo passar por programas extensivos de instrução para operar o Sistema de Posicionamento Dinâmico e o sistema de transferência de carga da FPSO para o navio. Assim, espera-se garantir que estas embarcações tanto utilizadas, e fundamentais para a dinâmica da indústria do petróleo, possam executar seu trabalho conforme o desejado.

     

    image003

    Comentários

    Outras matérias interessantes...