• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2814
    Cerimônias, Curiosidades, Navios » quinta-feira, 29 de agosto de 2013 »
    Lançamento do navio Dragão do Mar

    Dragão do Mar

          A Transpetro e o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) lançaram ao mar nesta sexta-feira, 23.08.2013, o navio Suezmax Dragão do Mar, terceiro petroleiro construído na Região Nordeste para o Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). O lançamento ao mar é a penúltima etapa na construção de um navio, antes da entrega ao armador para operação. A embarcação entra agora na fase de acabamentos finais, no próprio estaleiro, em Pernambuco. Em seguida, passará pela prova de mar, que verifica seu desempenho em uma viagem de curta distância.

          Batizado em homenagem ao herói cearense na luta pela abolição da escravatura, o Dragão do Mar tem como madrinha a Oficial de Náutica Vanessa Cunha, imediata do navio Rômulo Almeida, que também foi construído para o Promef. O navio integra uma série de 10 petroleiros idênticos, encomendados ao EAS, e que celebram figuras que se destacaram historicamente. Dois deles estão em operação: João Cândido, entregue em maio de 2012, e Zumbi dos Palmares, em atividade desde maio de 2013.

    “A nova indústria naval brasileira parte agora para atingir competitividade internacional. Vamos construir navios não apenas para o Brasil, mas para o mundo. Temos a competência necessária para transformar a nossa indústria naval na melhor do mundo. Com a união de todos – metalúrgicos, empresários e marítimos – o Brasil vai chegar ao pódio”, certificou o presidente da Transpetro, Sergio Machado, durante a cerimônia de lançamento.

          A denominação suezmax deve-se ao calado desse tipo de embarcação, de 17 metros, compatível com a passagem pelo Canal de Suez, que liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho.

    Perfil Dragão do Mar (1839-1914):
    Francisco José do Nascimento é a identidade do herói cearense historicamente conhecido como Dragão do Mar.
    O líder jangadeiro chefiou os jangadeiros que se engajaram na luta abolicionista, recusando-se a transportar para os navios negreiros os escravos vendidos para o Sul do País.

    Ficha técnica do navio Dragão do Mar:
    Tipo: petroleiro suezmax
    Capacidade de transporte: 157 mil de Toneladas de Porte Bruto (TPB)
    Comprimento total: 274,2 metros
    Largura: 48 metros
    Altura: 51,6 metros
    Calado: 17 metros
    Pontal (distância entre o fundo e o convés): 23,2 metros
    Velocidade: 14,8 nós
    Autonomia: 20 mil milhas náuticas
    Número de tanques: 14 tanques, sendo 12 de carga e 2 de sobra

    Fonte: Jornal Brasil

     

    Comentários