• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2745
    EFOMM, Entrevistas » sábado, 10 de dezembro de 2011 »
    Apresentações de monografias

    1Aconteceram no dia 07 de dezembro de 2011 no auditório Newton Braga da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) as apresentações de monografias dos alunos do terceiro ano, Bianca Souza, Tainá Araujo e Leonardo Almeida. Estavam presentes no local o Excelentíssimo Senhor Contra Almirante Rodolfo Frederico Dibo, o Superintendente de Ensino (SE) do CIAGA – Contra-Almirante Marco Antonio Guimarães Falcão, o Comandante do Corpo de Alunos acompanhado do Imediato e demais Oficiais e Alunos da EFOMM.

    A aluna Bianca Souza abriu a apresentação abordando o tema: A importância do Direito Marítimo e a sua influencia na Marinha Mercante. A aluna citou aos presentes sobre a importância de leis para regular o tráfego marítimo, ressaltando os dois códigos de navegação: Código della Navegazione (Itália – 1942) e Legislação de La Navegacion (Argentina – 1973), também falou sobre a criação de um código marítimo brasileiro atualizado que regularize, visto que a Marinha Mercante auxilia de forma significativa a economia deste país.

    A aluna Tainá com o seu tema: Operação em navios full contêiner explicou a utilização de container a partir da necessidade do navio de agrupar as mercadorias para facilitar seu transporte. Citou também a partir dessa utilização, a facilidade que possui ao transportar do navio para o sistema ferroviário, ressaltou as características do navio full contêiner, o sistema de lastro, o sistema de peação e amarração e mostrou também equipamentos de movimentação de contêiner. A aluna abordou sobre Logística dos portos e empresas de navegação que transporta contêiner. E disse que o aprimoramento da técnica e o desenvolvimento dos equipamentos é o principal fator para o sucesso do sistema de transporte de contêiner.

    O aluno Almeida abordou o tema de Sistema de Posicionamento Dinâmico. Iniciou sua apresentação com a contextualização histórica desde o início da exploração no mar com as estações marítimas, citou a origem do sistema DP (Dynamic positioning system), suas vantagens e desvantagens, como exemplo, realiza tarefas mais rapidamente, porém possui alto custo de investimento e gastos durante a operação. Explicou o objetivo do DP em controlar os graus de liberdade, falou sobre sistemas de referência, os quais enviam para a Unidade de Controle informações da posição da embarcação, mencionou os sensores, os sistema de controles e os sistemas de geração de energia.

    Os alunos mostraram conhecimento e autonomia do tema estudado diante de todos. Parabéns aos alunos pelas apresentações.

    No final o comandante Luciano acrescentou aos alunos incentivos a respeito da instituição de ensino e da carreira mercante, e o Contra Almirante Dibo proferiu algumas palavras em conformidade, na qual uma frase dita ficou marcada para o terceiro ano… “Vocês não estão no princípio do fim… estão no fim do princípio.”

    Al. Rhavine e Al. Ísis Suzano

    Comentários

    Outras matérias interessantes...