• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 6386
    Mercado, Mundo » segunda-feira, 21 de dezembro de 2009 »
    Lançamento da Plataforma de Mexilhão

    mexilhao-2Foi concluída no dia 22 de novembro a primeira etapa da instalação da Plataforma de Mexilhão (PMXL-1) realizando, a cerca de 140 quilômetros da costa de Caraguatatuba (SP), o lançamento da jaqueta – estrutura de aço que serve de base à plataforma e que ficará fixada no fundo do mar.

    Pesando 11.300 toneladas e com 182 metros de altura, a jaqueta, depois de instalada, terá seu topo 10 metros acima do nível do mar. A altura final da plataforma, do solo marinho até o ponto mais alto dos módulos, será de 227 metros.

    O lançamento foi feito pela balsa Saipem 600, que tem dispositivo de  lastro capaz de controlar  a jaqueta para que fique na posição vertical na água. A balsa-guindaste Saipem 7000 irá posicionar a jaqueta no local correto e fixá-la no fundo do mar por estacas com 116 metros de comprimento e peso de 400 toneladas cada uma.

    mexilhaoForam construídos em Niterói tanto a jaqueta quanto os módulos –  locais onde estão as instalações de processamento de gás, utilidades, incluindo capacidade de 7 megawatts de geração de energia elétrica com três turbo-geradores a gás, acomodações para até 100 pessoas e heliponto.

    A instalação e interligação dos módulos da plataforma estão previstas para acontecer ainda em dezembro.

    A unidade irá operar a partir de junho de 2010 e será a maior plataforma fixa de gás do país tendo a capacidade para produzir até 15 milhões de metros cúbicos por dia, devendo atingir este número nos próximos três anos.

    Por Al. Bianca Barbosa

    Comentários

    1. miriam grassini disse:

      foi muito satisfatório ver o que significa EFOMM pois tenho uma filha que esta fazendo curso premilitar, o sonho dela e entrar pra marinha mercante obrigado

    2. miriam grassini disse:

      foi muito bom saber das atividades que tem , e resposabilidades, que nos faz e ter mais orgulho de um militar

    3. janete disse:

      Parabéns para esta aluna que sempre nos tem mostrado muita dedicação e interesse em pesquisar e nos mostrar assuntos que enriquecem nossos conhecimentos.

      Ela é uma estudante que merece nossa atenção e carinho,é mt inteligente .

      Muito obrigada, pelas informações.

      Janete

    Outras matérias interessantes...

    Plataforma de Mexilhão25 de maio de 2009

    “Construção da P-55 envolveu rebocadores e números grandiosos.
    Uma megaoperação finalizada com êxito pelos gaúchos foi o que marcou o primeiro trabalho de inundação e escoamento do dique do Estaleiro Rio Grande.
    O procedimento aconteceu durante o […]

    Plataforma Gaúcha2 de outubro de 2013