• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2174
    Esportes, Vela » domingo, 4 de outubro de 2009 »
    Volvo Ocean Race

    barco de competição da volvo race

    barco de competição da volvo race

    A Volvo Ocean Race, também conhecida como VOR, é a mais tradicional regata de volta ao mundo em barco a vela. Uma prova de valentia e esforço humano.
    A regata atravessa quatro oceanos e cinco continentes e tem nove meses de duração. O percurso total é nada menos que 37 milhas náuticas, o que equivale a 69 mil km. Os barcos que participam da regata têm a construção livre, mas os projetistas são obrigados a seguir determinadas normas exigidas pelos organizadores.

    A edição de 2008/2009 teve início em Alicante, na Espanha e seu término foi em São Petersburgo, na Rússia. A regata passou pelas cidades de Cochin (Índia), Cidade do cabo (África do Sul), Quingdao (China), Rio de Janeiro (Brasil), Boston (Estados Unidos), Galwau (Irlanda), Gotemburgo e Estocolmo (Suécia).Após completar as 525 milhas náuticas entre Marstrand e Estocolmo em 32h58m55s o barco Suécia 4 da Ericsson 4, comandado por Torben Grael e com os brasileiros João Signorini (Joca) e Horacio Carabelli na tripulação, se sagrou campeão da Regata Volta ao Mundo por antecipação, consagrando assim Torben como um dos melhores velejadores na história do esporte.

    Tripulação do barco Suécia 4

    Tripulação do barco Suécia 4

    Não existe outro evento no mundo que desafie tanto uma tripulação e leve os barcos aos limites extremos. São poucos os inscritos no evento, porém a desistência dos competidores não é rara, pelos mais variados motivos. Sem dúvida é um desafio em todos os sentidos, seja no quesito humano ou tecnológico.

    por Al. Souza Mattos

    Comentários

    Outras matérias interessantes...

    XIX Regata da Aviação Naval29 de agosto de 2009
    41ª Regata CIAGA18 de setembro de 2013
    Regata Benjamin Sodré25 de julho de 2013