• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 7684
    EFOMM » quarta-feira, 19 de agosto de 2009 »
    Hildelene Lobato a 1ª Capitão de Cabotagem do Brasil

    lorena-imto-hildeleneFormada em Ciências Contábeis, a paraense Hildelene Lobato Bahia é a primeira mulher brasileira a receber a Carta de Capitão de Cabotagem.
    Em 1997, quando concluía sua graduação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), prestou o concurso quase que por acaso, apenas para acompanhar seu irmão que havia feito a inscrição para o concurso de admissão à Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).

    Para sua surpresa, conseguiu ser aprovada passando a integrar o primeiro quadro feminino do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém. Com ela mais 13 alunas de máquinas e de náutica tinham o desafio de quebrar o paradigma e a resistência dos colegas, já que estavam entrando num universo que no Brasil ainda era de domínio exclusivo masculino.
    Após se formar em 2000, Hildelene teve a oportunidade de estagiar na Transpetro. Durante o período de cinco anos, Hildelene exerceu diferentes atribuições a bordo do petroleiro Lorena BR, onde adquiriu prática e experiência. Em 2005, a 1º oficial de Náutica foi convidada a assumir a função de Imediato (é o segundo posto na hierarquia de um navio, que se reveza com o Comandante nas operações a bordo) do mesmo navio, sendo a primeira brasileira a atingir esse patamar na carreira de marítimos.
    id_3542_i1Em solenidade realizada em 20 de agosto de 2008, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, integrando uma turma de 18 alunos do Curso de Aperfeiçoamento para Oficiais de Náutica, APNT, a exercerem as funções de Imediato e Comandante, a 1ª Oficial de Náutica Hildelene recebeu a Carta de Capitão de Cabotagem tornando-se assim a primeira brasileira a conseguir tal feito. A turma de APNT/08 prestou mais uma homenagem à célebre aluna e passou a se chamar: Turma CCB Hildelene Lobato Bahia.
    id_3543_i2Em 17 de setembro de 2008 foi homenageada no Centro de Capitães por ser a primeira Capitão a fazer parte do corpo de associados daquela entidade. O paraninfo da turma foi o Comandante José Menezes, gerente da Inspetoria Marítima da Diretoria de Transporte Marítimo “Esta turma está fazendo história quebrando paradigmas. Hildelene conquistou uma medalha de ouro por ter superado os demais, chegando ao posto de primeira Capitão de Cabotagem da Marinha Mercante brasileira”. O Contra Almirante José Carlos Mathias, Comandante do Ciaga, também ressaltou a conquista de Hildelene. “O dia de hoje entra para a historia da Marinha Mercante do Brasil com o ingresso da primeira mulher brasileira na categoria de Capitão de Cabotagem”.
    Há oito anos nos quadros da Transpetro (PETROBRAS), serviu, antes do Lorena BR, nos Navios-Tanque Lindóia BR e o Diva, além de ter feito parte da última guarnição do Barão de Mauá, que levou o navio para Cingapura onde foi entregue a um comprador.

    Comentários

    1. Franklin Tavares disse:

      PARABÉNS Cap. Hildelene BAHIA!

    2. Tânia Tavares disse:

      Parabéns!!! Que Deus continue te protegendo e te abençoando +++++. Você é um exemplo para aquele que CRÊR!!!.

    3. Cláudia Machado disse:

      Parabéns, que Jesus esteja sempre te abençoando, e continue sendo umas das mulheres a nos incentivar. Você para mim será um exemplo de mulher vitoriosa! Que não só sua vida profissional seja vitoriosa, que seus caminhos sejam guiados por Deus!

    4. Soraia Affonso disse:

      Sra Hildelene, nossa primeira capitã-de-cabotagem da amada Marinha Mercante desse Brasil, o meu mais sincero abraço de carinho e total admiração. Que bem me faz, através desse site, poder demonstrar com pequeninas palavras, todo o meu respeito e felicidade a sra, mulher de fibra e humildade, que deve ser para nós, mulheres, um exemplo que, de alguma maneira, deve ser seguido. Nem todas ocuparemos os mesmos cargos. Mas, que, espelhando-se na sra, capitã Hildelene, possamos ter a mesma garra em nossa luta diária. Que este site possa sempre nos mostrar mais e mais matérias que nos elevem a fé e o amor à nossa Pátria. Parabéns ao site Pelicano! Parabéns, Capítã Hildelene.

      Abraços.
         

    5. Jorge Luiz Souza Filho disse:

      Parabéns sra Capitã, para mim é uma honra ter uma mulher no comando de um navio de nossa amada Marinha Mercante brasileira. Desejo muito sucesso em sua maravilhosa carreira!

    6. ubiratam lima dos reis disse:

      Parabéns capitão, me sinto alegre em saber que eu também sou marinheiro mercante.

    7. Maria Pagkalis disse:

      Parabéns outra vez…Meu marido é capitão de nacionalidade grega, venho perguntar se vc tem contatos com comandantes e chefe de máquinas de nacionalidade brasileira pois a empresa esta buscando profissionais citados. Ficaria grata em receber resposta. Grande abraço.

    8. teresinha gomes disse:

      magnifico Hildelene, li tbem sua reportagem em uma revista e achei demais, gostaria imensamente de acionar vc em meu orkut. Se vc assim quiser é só me escrever
      beijos e ate mais

    9. Maria Lenira M Aquino disse:

      Ficamos felizes pela sua conquista, parabéns você mereçe, um grande abraços de suas colegas da UFPA, Maria Lenira e Ana Maria Ipiranga

    10. otoniel silva limeira disse:

      ola,muito bom esta materia,eu conheci hildelene lobato.a anos atrás, gostaria de ter a opoutunidade de ter-la em meu contato.se possível.obrigado.

    Outras matérias interessantes...

    2ª PARTE
    Em nosso 2º dia de visita ao Aalesund University College, na Noruega, fomos apresentados ao professor Eide, que nos deu uma rápida palestra sobre a faculdade de Tecnologias e Operações Marinhas, na qual se […]

    Visita à Noruega – Parte 210 de setembro de 2013
    Visita à Noruega – Parte 19 de setembro de 2013