• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 4442
    Curiosidades, Mercado, Petróleo » terça-feira, 8 de outubro de 2013 »
    CTO: O futuro do treinamento offshore

    O Centro de Treinamento Offshore (CTO) é um núcleo de aperfeiçoamento profissional marítimo, ainda em construção, localizado em Maricá, na região litorânea do estado do Rio de Janeiro, a 60km da capital. Ele é administrado pelo Instituo de Ciências Náuticas (ICN) e disponibiliza diversos cursos na área de apoio marítimo, devidamente credenciados pela autoridade marítima brasileira e por algumas estrangeiras. Ele é o único estabelecimento deste tipo no hemisfério sul do planeta.

    cto panoramica

    O projeto

    Atualmente, o projeto encontra-se num estado intermediário de construção e apenas algumas de suas instalações estão concluídas: um pátio de exercícios de combate a incêndio e, outro, para exercícios especializados; um tanque para prática com embarcações de sobrevivência e resgate; uma piscina para exercícios de sobrevivência pessoal; anexos operacionais e administrativos e um heliponto. Eles já estão até mesmo funcionando.

    No futuro, o planejado é que construa-se, além desses equipamentos, um prédio para salas de aula e simulação, com capacidade total para 300 alunos, um auditório para 200 e um estacionamento para carros e ônibus. Um alojamento com 30 quartos e banheiros, que possibilitará o abrigo simultâneo de 120 alunos, com capacidade expansível até o dobro, também faz parte do plano de construção.

    Simuladores nacionais

    Praticamente, todos os simuladores que o CTO contará serão nacionais e desenvolvidos pelo próprio ICN. Eles virtualizarão diversas atividades como as de comunicações marítimas (GMDSS), posicionamento dinâmico de embarcações (DP), carga e descarga (FPSO/TANKERS); manobras (Anchor Handling) e lastro e deslastro.

    Cursos disponíveis

    Dentre os cursos oferecidos pelo Instituto estão os de operador de lastro, supervisor de manutenção, supervisor de embarcação e gerente de plataforma. Ao todo, em 7 anos, mais de 25 mil pessoas receberam certificados dados pela instituição e a expectativa é que esse número aumente expressivamente, nos próximos anos com o aumento da atividade de exploração do pré-sal.

     

    Em agosto, alguns alunos da EFOMM compareceram em Maricá, em visita ao CTO, a convite do ICN e puderam constatar o elevado grau de qualidade e aplicabilidade de suas instalações e equipamentos. Ainda que elas estivessem parcialmente construídas.

    ……

    Comentários