• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • Curiosidades, Mercado, Mundo, Navios » terça-feira, 16 de julho de 2013 »Série Tecnologia: Navio ecológico diminui em 40% a emissão de gás carbônico

    Capaz de reduzir em 40% a emissão do gás carbônico, o navio ecológico é o grande destaque da Série Tecnologia do Jornal Pelicano desta semana.
    Batizado de Eidsvaag Pioner, a embarcação foi adquirida pela empresa norueguesa Eidsvaag As e deverá entrar em operação nos próximos dias. O navio foi entregue pela Rolls-Royce plc, empresa britânica atuante nas áreas de energia, aviação, defesa e áreas navais.

    navio ecológico

    A embarcação emite 40% menos dióxido de carbono(CO2) que as embarcações comuns do mesmo porte. Segundo a Rolls-Royce, o motor movido a gás natural liquefeito (GNL) emite 17% menos gás carbônico em relação aos motores que utilizam diesel.

    Além disso, o navio dispõe de uma proa do tipo “perfurador de ondas”, um eixo gerador híbrido que aumenta o rendimento no uso de energia e um sistema de propulsão que combina hélice e leme.

    O conceito de navio ecológico também pretende reduzir em 90% as emissões de óxido de nitrogênio(NO) e tornar insignificantes as de óxido de enxofre.

    O presidente da Rolls-Royce na América do Sul, Francisco Itzaina, afirmou que o único modo de reduzir significativamente as emissões e o custo de combustível é a combinação de tecnologias inovadoras em um só projeto. “O navio ecológico faz isso e é parte de um sistema de propulsão altamente eficiente“, disse em nota distribuída à imprensa.

    Fonte: O Estado de S. Paulo

    Continue conectado e mantenha-se informado. A equipe do Jornal Pelicano agradece.

    Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/jornalpelicano

    Comentários