• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2704
    Curiosidades, Mercado, Navios, Pirataria » domingo, 21 de julho de 2013 »
    MV Albedo, mais uma vítima dos piratas

     

    A pirataria na costa da Somália tem sido uma ameaça à marinha mercante internacional desde o início da guerra civil daquele país, na década de 1990. Desde 1998 há relatos deste tipo de atividade, reportado por diversas organizações internacionais, incluindo a Organização Marítima Internacional, a qual expressou sua preocupação com o aumento nos atos de pirataria.

    A última vítima foi o navio MV Albedo, de bandeira malasiana e com 15 tripulantes, o qual foi tomado por piratas próximo a costa da Somália. Em um sobrevoo de helicóptero sobre o MV Albedo, foi avistada a embarcação de pesca FV Naham 3, que estava ligada à ré da superestrutura visível do MV Albedo por cordas. O FV Naham 3 foi pirateado em 26 de março do ano passado, com 28 reféns a bordo. Através do helicóptero, foi capaz de confirmar que FV Naham 3 permaneceu sob o controle de piratas, com fotografias aéreas que mostravam homens armados no convés superior.

    Durante uma busca aérea, foi avistado um barco salva-vidas e uma baleeira em uma praia da Somália cerca de 14 quilômetros ao norte da posição do Albedo. Nenhum membro da tripulação ou piratas foram avistados perto dos botes salva-vidas.

    MV Albedo esteve nas mãos de piratas desde que foi atacado no Oceano Índico, em novembro de 2010, e estava nas mãos de piratas quando ele afundou.

    Um navio de guerra da Força Naval da União Europeia fechou a área marítima e continua com a operação de busca e resgate de sobreviventes. Os 15 membros da tripulação do MV Albedo continuam desaparecidos.

    Comentários

    Outras matérias interessantes...