• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 19283
    Pirataria » segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009 »
    Pirataria: A lenda está mais viva do que nunca

    Bandeira de Pirata

    Bandeira de Pirata

    A pirataria remonta ao tempo da Grécia antiga 735a.C. onde o termo foi usado por Homero na sua Odisséia para descrever aqueles que saqueavam navios e cidades costeiras.

    Essa pratica de saquear riquezas que pertencessem a mercadores, navios de estado ou povoações e até mesmo cidades costeiras, difundiu-se por diversas regiões da Europa, Ásia e África, atingindo a sua época áurea no século XVIII.

    Muitos piratas atuavam por conta própria. A  tripulação era formada por todos os tipos de pessoas, mas a maioria  era de homens do mar que desejavam obter riquezas e liberdades reais.

    Capitão Jack Sparrow

    Capitão Jack Sparrow

    Existiam, porém, embarcações que trabalhavam a mando de uma determinada nação, de  um rei.  Eram conhecidos por corsários. Eles eram usados estrategicamente para saquear e abater determinadas embarcações, enfraquecendo assim, reinos rivais,  inimigos ou aliados.

    Entre todos os piratas, alguns se  tornaram lendas vivas, e ficaram  conhecidos como o Barba Roxa, Jean Lafitte e o Barba Negra.

    Atualmente, os piratas que dominaram os cinemas, como no filme “Piratas do Caribe”, resolveram aparecer também nas manchetes de jornais, o que tem preocupado as autoridades.

    por Al. Souza Mattos

    Golfo de Áden o atual foco da Organização Marítima Internacional (IMO).

    Os casos de pirataria no mundo todo em 2008 alcançaram um número sem precedentes por causa dos piratas somalis.

    Piratas Somalis

    Piratas Somalis

    “Isto se deve principalmente à situação na Somália e no Golfo de Áden, onde foram registrados os sequestros de 42 navios e 815 tripulantes foram tomados como reféns”, detalhou o diretor da IMO, o capitão Pottengal Mukundan.

    O número representa 85,7% do total de abordagens e capturas de navios no mundo todo, e 13 das 42 embarcações continuam nas mãos de criminosos, junto com 242 marinheiros.

    O relatório anual da IMO  destaca um aumento de cerca de 200% dos atos de pirataria nas águas da Somália e no Golfo de Áden em 2008, enquanto no resto do planeta cresceu apenas 11%.

    Piratas Somalis

    Piratas Somalis

    Os piratas estão mais preparados, dispõem de armas modernas e melhores, e são mais violentos. No ano passado aconteceram 139 incidentes nos quais os agressores dispararam suas armas, enquanto em 2007 o número ficou em 72.

    O caso mais famoso em 2008 foi o do petroleiro saudita “Sirius Star”, preso no dia 15 de novembro no Oceano Índico, levado para a Somália e libertado em 9 de janeiro passado após o pagamento de US$ 3 milhões.

    Para tentar conter o avanço dos piratas, os EUA criaram uma força especial para combater a atividade na Somália e no Golfo de Áden- a Força Combinada 151.

    Somália, Um país que pede socorro

    Assolada por enchentes, secas, infestações de gafanhotos, ataques suicidas e assassinatos quase  diários, a situação da Somália é a pior do continente Africano. Com um dos piores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo a Somália está localizada no conhecido Chifre da África (corno da África) limitado ao norte pelo Djibouti e pelo Golfo de Aden.

    Posição geográfica da Somália

    Posição geográfica da Somália

    A crise se intensificou com o desenvolvimento das forças militares etíopes no conflito entre o Governo Interino Somali (Governo de transição) e a milícia islâmica que controla boa parte do país. Mesmo com a ajuda da ONU o país não conseguiu avançar muito, devido a grandes oposições desses grupos.

    Vivendo desta forma, em condições de extrema miséria, grupos de ex-pescadores, militares, técnicos em eletrônica e GPS  se organizaram e armaram-se para saquear e sequestrar embarcações de todos os tipos, aproveitando-se de que as leis contra a pirataria ainda são muito fracas e aos entraves políticos devido a limites territoriais.

    Pesamento Pirata

    População somali

    População somali

    “Caro companheiro, você pode ser pirata. Os países do Primeiro Mundo roubaram a nossa riqueza, sugaram tudo o que tínhamos até nos largar, em 1960, ano da nossa Independência. Agora, é o momento de tomarmos de volta tudo o que eles têm. Não há fiscalização e, mesmo que sejamos pegos, nada pode ser pior do que a mediocridade desta vida”

    disse Abdullahi Omar Qawden, ex-capitão da extinta Marinha Somali, e ainda destaca:

    “Você precisa somente de três homens e um barquinho, e no próximo dia você está milionário”.

    Medidas para contenção da pirataria

    Desde que ocorreu o aumento exponencial dos ataques piratas as nações preocupadas com a atual crise calamitosa resolveram atuar contra essa situação.

    A ONU criou algumas medidas para conter essas atuações, como a criação  de frotas internacionais, ou seja, compostas por navios de varias nações.

    Os Estados Unidos deslocou a 5ª Frota, que tem por finalidade atuar contra a violência extremista e o terrorismo em áreas de responsabilidade marítima, para defender o Golfo Arábico, Mar vermelho, Golfo de Oman e partes do Oceano Indico contra ataques piratas.

    A União Européia  cria a sua primeira operação para atuar contra a pirataria na costa da Somália. A missão Atalanta, que conta com a colaboração de mil e quatrocentos soldados e uma Fragata, tem por objetivo conter os atuais ataques piratas somalis.

    A frota Européia, acompanhada por meios aéreos e sob mandato da ONU, vai vigiar as águas do Chifre da África em colaboração com a operação da NATO e de outros países, como a Rússia e Malásia.

    Frota de Navios de Guerra

    Frota de Navios de Guerra

    Ataques ao redor do mundo

    A Câmara Internacional do Comércio mantém em sua divisão de crimes um mapa atualizado em tempo real que mostra todos os incidentes envolvendo piratas e assaltos armados ao redor do mundo.

    Ataques piratas ao redor do mundo

    Ataques piratas ao redor do mundo

    Continue lendo…

    Ações para contenção

    Junho de 2008

    Após o envio de uma carta do Governo Federal de Transição para o presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas pedindo  ajuda da comunidade internacional em seus esforços para lidar com os atos de pirataria e assaltos armados cometidos contra navios na costa da Somália, uma declaração foi aprovada por unanimidade autorizando as nações que fizerem acordos com o Governo Federal de Transição a entrar em águas territoriais somalis para lidar com os piratas. A medida, promulgada pela França, pelos Estados Unidos e pelo Panamá, tem duração de seis meses.

    A França, inicialmente, desejava que a resolução abrangesse outras regiões que sofram com problemas de pirataria, como a África Ocidental, porém enfrentou a oposição do Vietnã, da Líbia e, mais importante, da China, que tem poder de veto e desejava que esta autorização de violação de soberania fosse limitada à Somália.

    20 de novembro de 2008

    Foi autorizada a criação de um grupo de especialistas que será  encarregado de identificar os que tiverem ligações com pirataria e com grupos armados que criem obstáculos ao acordo de paz firmado em 26 de outubro pelo Governo e parte da oposição. Além disso, inclui entre os passíveis de sofrer sanções os grupos que atrapalham a distribuição de ajuda humanitária, ameacem a estabilidade do país e violem o embargo de armas. As pessoas identificadas pelo comitê, além de sofrer sanções financeiras, também não terão direito de viajar para fora da Somália.

    21 de novembro de 2008

    A BBC News relatou que a Marinha da Índia teria recebido a aprovação das Nações Unidas para entrar em águas somalis e combater a pirataria.

    16 de dezembro de 2008

    O Conselho de Segurança da ONU autorizou o uso de “todas as medidas necessárias” por força terrestre e aviões estrangeiros para combater os piratas que operam contra o comércio marítimo internacional.

    13 de fevereiro de 2009

    O Chefe da Armada russa, Almirante Vladimir Visotski, confirmou  a mobilização de todos os navios e destacamentos da Frota do Norte, Pacífico, Mar Negro e Báltico para atuarem nas águas do Golfo de Áden e do Cone da África em geral. Destacou também que as unidades russas atuarão de acordo com as normas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Direito Internacional e os acordos bilaterais assinados.

    Incidentes envolvendo piratas em 2008/2009

    07 de novembro de 2008

    Sequestrado o cargueiro CEC Future, que navega sob bandeira das Bahamas, em frete ao litoral da Somália quando se dirigia à Indonésia. A embarcação conta com 11 russos, um georgiano e um estoniano.

    11 de novembro de 2008

    Marinha de guerra indiana frustrou uma tentativa de abordagem pirata a um navio mercante MV Jag Arnav após receber pedido de socorro denunciando uma tentativa de seqüestro a cerca de 60 milhas náuticas ao leste da cidade de Áden. Com a mensagem, recebida por uma embarcação de guerra ,  que patrulhava a zona ,  a Marinha Indiana decidiu enviar uma missão de resgate, composta por um helicóptero e vários comandos da força.

    12 de novembro de 2008

    Navio-cisterna turco que transportava 4500 toneladas de produtos químicos para a Índia, foi seqüestrado quando navegava no golfo de Áden, ao largo do Iêmen. O “Karacol”, com 14 tripulantes foi abordado por um grupo armado quando se encontrava a 16 milhas das costas do Iêmen.

    15 de novembro de 2008

    Seqüestrado superpetroleiro saudita Sirius Star, por piratas ao largo da costa queniana. O superpetroleiro, que transporta dois milhões de barris de petróleo, é a presa mais valiosa capturada até hoje pelos piratas.

    19 de novembro de 2008

    Navio de guerra da marinha Indiana destrói um navio-mãe pirata com dois barcos de grande velocidade fortemente armados  a sudoeste da costa de Oman.

    20 de novembro de 2008

    Rússia envia mais navios de guerra para combater a pirataria nas águas da Somália. O destroyer Neustrashimy esta pronto para patrulhar o golfo de Áden, com os navios do Estados Unidos, Índia e de outros países, para reduzir as atividades piratas na área.

    25 de novembro de 2008

    Navio MV Adina iemenita que viajava do porto de Mukalla para a ilha de Socotra com 507 toneladas de aço e com sete tripulantes, foi seqüestrado por grupo de piratas que exige 2 milhões de dólares pelo regate.

    07 de dezembro de 2008

    Oito piratas somalis armados com lançadores de granadas e armas automáticas tentaram sequestrar um navio holandês na costa da Tanzânia.

    08 de dezembro de 2008

    Seis navios de guerra da União Europeia (EU) serão enviados para o Chifre da África em 15 de dezembro para substituir quatro navios da frota da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Além dos seis navios, a frota inclui três aviões de reconhecimento naval, que ajudarão a patrulhar o Golfo de Áden e escoltar navios mercantes.

    13 de dezembro de 2008

    Marinha Indiana captura 23 piratas que ameaçavam um navio mercante no Golfo de Áden. O Navio de guerra INS Mysore e seu helicóptero, que estavam escoltando navios mercantes no Golfo de Áden, receberam o pedido de socorro do MV Gibe, de bandeira etíope, que estava sendo atacado por piratas em duas embarcações. Os piratas tentaram fugir, mas foram abordados por fuzileiros navais indianos.

    17 de dezembro de 2008

    Um cargueiro turco, um rebocador que prestava serviços à companhia petrolífera Total e um iate privado foram sequestrados por piratas somalis em águas do Golfo de Áden

    25 de dezembro de 2008

    Numa tentativa de sequestro a um navio de carga egípcia com 31 tripulantes, piratas somalis foram afugentados por navio de combate alemão e seu helicóptero que patrulhavam a área.

    06 de janeiro de 2009

    Forças francesas capturaram piratas somalis (com coletes alaranjados) no Golfo do Áden, na cidade de Bosasso.

    Piratas capiturados por Marinha Francesa

    Piratas capturados pela Marinha Francesa

    09 de janeiro de 2009

    Liberado o superpetroleiro saudita Sirius Star, que estava seqüestrado desde 15 de Novembro de 2008, após pagamento do resgate de US$3 milhões. O Sirius Star é a maior embarcação já seqüestrada na região, com uma carga de dois milhões de barris de petróleo avaliada em mais de US$100 milhões.

    Super-Petroleiro Sirius Star

    Super-Petroleiro Sirius Star

    13 de janeiro de 2009

    Navio-cisterna turco seqüestrado em 12 de Novembro por piratas somalis foi libertado com seus 14 tripulantes a bordo, após pagamento de um resgate.

    14 de janeiro de 2009

    Um helicóptero militar russo frustrou tentativa de seqüestro a uma embarcação holandesa por piratas somalis que estavam armados com fuzis e lança-granadas. Os piratas fizeram vários disparos contra a embarcação holandesa, mas abandonaram seu objetivo após avistar o helicóptero russo integrado na frota internacional.

    16 de janeiro de 2009

    Libertaram o navio CEC Future sequestrado em novembro do ano passado por piratas somalis após pagamento de regate feito há três dias através de um pequeno avião.

    26 de janeiro de 2009

    Os Estados Unidos irá transferir qualquer suspeito de pirataria que sua marinha capturar para o Quênia na costa da Somália, disse o embaixador norte-americano no Quênia Michael Rannebergero. Tomado pela iniciativa do Estados Unidos, a Grã-Bretanha também enviará seus suspeitos para o Quênia.
    O primeiro-ministro queniano, Raila Odinga, assinou o memorando porque os seqüestros têm afetado a chegada dos navios no principal porto do país, Mombasa, que fica no sul da Somália.

    04 de fevereiro de 2009

    Libertado o cargueiro ucraniano MV Faina e sua tripulação de 20 homens que foi seqüestrado em 25 de Setembro de 2008 quando transportava armamento pesado, incluindo 33 carros blindados T-72, munição para artilharia, lançadores de granadas e armas de pequeno porte. O navio foi liberado após pagamento do regate de 2,5 milhões de euros.

    Páginas: 1 2 3

    Comentários

    1. Sergio Dutra disse:

      Ótima matéria sobre um assunto atual e preocupante.

    2. Camilla Costa disse:

      Olá!! Gostaria de parabenizar o escritor dessa matéria, não só pela forma como foi escrita e editada, mas sim pela importância desse tema nos dias atuais, tendo em vista que o assunto não deve ser esquecido, pois a pirataria nada tem de romântica como nos filmes, e a prática há muito já não é mais tímida!

    Outras matérias interessantes...

    Em 2010, foram registrados 286 incidentes relacionados a pirataria na costa da Somália, tendo como resultado 67 sequestros de navios com mais de mil tripulantes envolvidos. Os números são preocupantes e revelam cada vez mais […]

    Ataque ao Cartola22 de setembro de 2013