• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 1757
    Cerimônias, EFOMM » quarta-feira, 8 de maio de 2013 »
    A EFOMM conta com mais um Treinador de Manobra no Grêmio de Náutica

    No dia 09 de maio de 2013, deu-se a reinauguração do Grêmio de Náutica, a despedida do Contra-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, que deixa de ser o comandante do CIAGA para ser Diretor do Centro de Aviação Naval e as boas vindas ao Contra-Almirante Victor Cardoso Gomes, novo Comandante deste Centro de Instrução.

    O Grêmio de Náutica (GN) da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) recebeu uma nova versão de Treinador de Manobras, desenvolvido pela USP com a parceria da empresa Petrobras Transporte S/A, o treinador gráfico funciona através de modelos matemáticos, simulando as condições reais, hidrodinâmicas e esforços que existem em um navio real, faz-se uma manobra e ele responde da mesma forma que um navio responderia. Esse treinador possibilita a ligação entre dois navios, juntamente com a carta Raster de navegação e futuramente será instalada a carta vetorial.
    O grêmio conta ainda com a colaboração dos monitores e sua gerência, que viabilizam e que tornam realidade todo esse projeto que beneficia os alunos, futuros oficiais de náutica. Esse projeto é muito importante para os alunos da EFOMM, que tem a oportunidade de aprender na prática com treinamentos realizados ainda na escola.

    Os alunos treinaram uma manobra no SMH1, que já estava em operação há algum tempo e recentemente chegou o SMH2. Agora é possível treinar manobras com dois navios mercantes ou de guerra. Tal aprimoramento no sistema se deu devido a uma sugestão do Contra-Almirante Primo e se fez realidade graças ao empenho e esforços do Comandante Menezes e do Engenheiro Naval Felipe, pesquisador da USP.

    Após a apresentação das novas dependências e equipamentos do Grêmio de Náutica, houve um congraçamento no salão nobre do Grêmio de Vela, com a presença dos Comandantes, do senhor ComCA e dos oficiais que trabalham diretamente com o Corpo de Alunos da EFOMM e alunos convidados.

    Al. Rhavine

    Comentários