• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 1354
    EFOMM » domingo, 4 de novembro de 2012 »
    Ganhador do Prêmio Inventor em visita ao Grêmio de Náutica

    Prêmio Inventor

    Criado em 2001, o Prêmio Inventor estimula a criação de tecnologias inovadoras. Até o ano passado, a iniciativa já havia premiado mais de 1.800 profissionais. Entre as inovações, mais de 700 projetos já viraram patentes da Petrobras.


    Ganhador do Prêmio Petrobras Inventor 2012 fez visita ao Grêmio de Náutica

    298619_10151210404627239_1477749980_n

    O Engenheiro Naval Masetti, ganhador do prêmio, já esteve no Grêmio de Náutica visitando o simulador da navegação da Transpetro, avaliando as melhorias efetuadas no mesmo. Masetti, juntamente com o CLC Menezes, estão muito satisfeitos com os alunos da EFOMM pela atuante participação no processo de melhoria de desenvolvimento do simulador de manobras, desenvolvido pela Petrobras/Transpetro/USP. Essa efetiva participação dos alunos em treinamentos pode ser medida da seguinte forma: se somadas as horas de treinamento de cada um dos cerca de 250 alunos, já ultrapassam 1500 horas de treino. Isso equivale à uma média de 6 horas para cada um.

    Cabe o registro de que, durante esse período, não houve necessidade da vinda de nenhum técnico (seja da Transpetro/seja da USP) para dar qualquer tipo de assistência técnica,  o que demonstra a robustez do simulador.

    Na quarta-feira, dia 31 de outubro, passamos a utilizar 6 telas  que possibiltam melhor visualizar as manobras em 4 portos nacionais (Itaqui/MA; Pecem/CE;Suape/PE; e Tubarão/ES), em duas plataformas (FPSOs: P35 e P50) e em uma monobóia.

    O grau de interesse dos alunos pode ainda ser medido pelo número dos que participaram dos testes para se habilitarem a serem instrutores no próximo ano: foram 70 inscritos.

    Essa significativa utilização por parte dos alunos tem gerado uma interação com os pesquisadores da USP onde as nossas sugestões estão sendo acatadas. O resultado dessa interação, é uma provável inclusão, por parte do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da USP, dos alunos da EFOMM para serem convidados a participarem de alguns experimentos na área de estudos sobre navegação.  Caso se concretize, tal intenção será um grande  fator motivador tanto para os alunos de náutica, quanto de máquinas, já que os estudos daquele departamento de engenharia cuidam de inúmeras pesquisas que requerem conhecimento nessas duas áreas dos cursos da EFOMM.

    EFOMM

    Comentários