• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 3951
    Curiosidades, EFOMM » terça-feira, 24 de julho de 2012 »
    Vida de primeiro ano

    Tudo começa com a adaptação, um período cansativo, mas muito bom. Aprendemos que precisamos uns dos outros, seja pra engraxar o sapato enquanto faz a bainha do cascatinha ou qualquer outra faina; vemos que somos mais fortes e resistentes do que imaginávamos; temos a sensação que o dia tem 72 horas; aprendemos a valorizar cada segundo do seu pouco tempo livre; sentimos a maior emoção de nossas vidas quando recebemos as platinas…

    Depois começam as aulas, aí sim, a vida na escola começa. As aulas, o TFM, os horários, os serviços, as provas,… Serão nesses momentos que nos conhecemos de verdade, sabemos com quem podemos contar, quem está levando o curso a sério e em está lá só porque foi o único concurso no qual foi aprovado, quem ama a escola e quem desdenha mas não pede baixa.

    Tem uns cursos bem legais durante o primeiro ano. Temos a aula prática de salvatagem, como pular do navio, aprender a desvirar uma balsa e entrar, é muito divertido e, acima de tudo, super importante no caso de um abandono, são informações que podem salvar nossas vidas. O curso de combate a incêndio quando aprendemos a combater grandes incêndios no navio. As aulas de instrução de tiro, afinal somos militares.

    A finalidade da escola é o ensino, mas na rotina também tem espaço para o entretenimento de todo o corpo de alunos. A SAMM – Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante – é responsável por esta parte, ela promove happy hours, churrascos, passeios, seções de cinema, entre outros eventos a fim da confraternização e interação dos alunos.

    O primeiro ano é só o início de uma longa caminhada …

    Comentários