• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 5889
    EFOMM » terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 »
    A escolha do curso

    Na época do cursinho, o que os estudantes querem é passar para a  EFOMM. Mas, após obter êxito no concurso e passar pela adaptação surge a questão que norteará todo o primeiro ano da Escola. Afinal, Máquinas ou Náutica?
    Ambas são carreiras promissoras e fazem valer a pena todo o esforço empregado na formação. Mas os perfis dos profissionais, as atividades exercidas a bordo e até os meses de praticagem são bem diferentes.
    Para decidir  é importante, primeiramente, conhecer bem os dois ramos. Mas conhecer não se limita a ler as atividades exercidas por cada um. É importante conversar com oficiais já formados, avaliar os prós e contras. Muitos deles são professores ou trabalham no CIAGA e podem dar informações valiosas.
    Baseado nessas informações, pode-se quebrar tabus com relação às atividades, pode-se perceber o que realmente acontece (ou não), sem limitar-se a  ter a visão que se  tem“olhando de fora”. A Marinha Mercante sofreu profundas modificações nos últimos anos, e as tarefas dos Oficiais seguem essa modernização. Assim, também, é possível analisar os riscos e situações a que estarão submetidos os oficiais durante o serviço nos navios modernos.
    O mercado de trabalho está propício para ambos, mas não foi sempre assim. E não é assim em todos os locais. Dependendo das atividades, há mais oportunidades para um ou outro.
    Não há, contudo, uma fórmula que defina exatamente qual a ideal. O fator preferência é subjetivo e deve ser levado em consideração. Não adianta interessar-se por Máquinas e não levar o menor jeito pra coisa, ou vice versa.
    Enfim, o mais importante na escolha é procurar entender e considerar tudo o que você souber sobre Máquinas ou Náutica e focar na sua vida embarcado.

    Por Aline Detoni – 2º ano, Máquinas

    Platinas dos Oficiais de Náutica

    Platinas dos Oficiais de Náutica

    Platinas dos Oficiais de Máquinas

    Platinas dos Oficiais de Máquinas

    Comentários

    Outras matérias interessantes...

    Essa matéria visa auxiliar na tão difícil escolha entre Máquinas ou náutica. Não vou “puxar a sardinha” para Máquinas, por ser a minha escolha. Bem, talvez sim. Pra começar, vou fazer um relato pessoal. Por […]

    Carreira: Náutica13 de novembro de 2012

    A CNT – Central Nacional de Televisão realizou uma reportagem com o objetivo de divulgar algumas profissões, e a carreira de Oficial Mercante foi uma delas. O vídeo mostra que é uma profissão pouco […]