• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 17132
    EFOMM, Rotina » quinta-feira, 7 de outubro de 2010 »
    Rotina EFOMM

         Muitas pessoas se perguntam como as coisas funcionam na escola,  o que fazemos durante o dia ,o que estudamos ,enfim, como é a rotina de um aluno da Efomm.Nesta matéria, vamos explicar um pouco como é nosso dia a dia.coquetelremo 040

         O regime é de internato, ou seja, só podemos ir para casa às sextas e devemos retornar até às seis horas da manhã de segunda-feira, portanto passamos a maior parte do tempo na escola. A rotina começa na segunda-feira com o reunir do café da manha  às 6h ,onde todos devem descer ,entrar em formatura por ano escolar e  responder a chamada.O segundo ano é liberado para tomar café e logo após o primeiro ano também. Às cinco para as sete da manhã todos se dirigem para  suas respectivas salas de aula. São seis tempos  de 50 minutos de aula na parte da manhã, até meio dia quando voltamos para o reunir do almoço.Novamente em formatura por ano escolar, todos são liberados para almoçar.Às 13h nos dirigimos para as salas de aula para mais dois tempos de 50 minutos. Liberados às 14:40h , todos deixam seus materiais nos camarotes e vão para o alegrete (local da escola onde ocorre todo reunir), onde,às 14:50h,  acontece a Parada. Na Parada é passado a todo corpo de alunos informações importantes sobre a escola, sobre o uniforme a ser usado no dia, treinamentos, aniversariantes, etc. Às 15:30h começa o TFM( treinamento fisico militar), ou seja, o horário reservado para a prática de esportes. Todos se dirigem para suas respectivas equipes [judô, remo, vela,atletismo,futebol,handebol,vôlei,basquete, natação,tênis ou pedagógica(corrida e natação)]. O TFM termina às 17:30h,quando somos liberado.Ás  18h acontece o reunir da janta e às 20:40h o reunir da ceia, ambos não obrigatórios, portanto a rotina obrigatória da Efomm para o corpo de alunos termina logo após o TFM.coquetelremo 042

        Após a rotina obrigatória, existem diversos grêmios dos quais podemos participar, geralmente os grêmios acontecem uma vez na semana no horário das 19h.Grêmio católico, grêmio evangélico, grêmio espírita,grêmio de relações internacionais, grêmio de dança,coral, grêmio de música,grêmio de pintura, e o próprio jornal pelicano que também tem suas reuniões.

    Na Efomm existe, como em toda organizacao militar, o servico. Cada aluno de cada ano tira serviço em determinado horário e em determinado posto durante a semana e em alguns finais de semana.A escala  de serviço  é feita pelo imediato aluno(02 do terceiro ano) e exposta em quadro de avisos para que todos possam saber os dias e horários em que estão de serviço.Os horários são quartos de hora , assim como nos navios (8h-00h / 00h-4h /4h-8h).Exceto dias de semana ,pois como temos aula no dia seguinte, o horário de 00h-4h é dividido em ooh-2h  e 2h-4h .Os serviços são muito importantes para os alunos, pois nos ajudam a lidar com os quartos de hora e com a responsabilidade de render e ser rendido na hora correta.

       Além disso, a escola possui sala de video  , sala de informática  e salao de leitura onde os alunos podem passar o tempo livre e relaxar um pouco depois da rotina.

    Em resumo:

    6h- reunir do cafe da manha.

    7h-aulas.

    12h-reunir do almoco.

    13h-aulas.

    14:50h-parada.

    15:30h-TFM.

    17:30h-Término da rotina obrigatória.

    18h-Reunir da janta.

    19h-grêmios.

    20:40h-reunir da ceia

    Por Al.Areias e Al.Michelle

    Comentários

    1. lucia de fatima disse:

      eu gostei muito das informações que vi no artigo ja q pretendo engressar na marinha depois do que li ficou muito mais claro pra min que não sabia de quase nada sobre efomm explicatudo de uma forma bem clara e muito bom para todas as pessoas que pretende fazer efomm.

    2. RL Santos disse:

      Foi ótimo saber o que se passa dentro da escola, e não seria tão bem esplicado como pelos proprios alunos.Parabéns.E no EFOMM 2012 estou ai com vocês. Se for possivel seria legal postar mais informações sobre as matérias numa proxima oportunidade.

    3. Tais disse:

      Olá gostei muito de saber como funciona o EFOMM, mais eu tenho uma dúvida eu vou fazer 10 meses de curso pelo EFOMM na cidade onde moro (Santos),gostaria de saber se após os 10 meses de curso eu terei que fazer 3 anos no internato da EFOMM, desde ja agradeço e fico aguardando respostas obrigada.

    4. paulo vaes disse:

      Ei!Seria interessante colocar como que funcionam os horários daqueles alunos que prestam serviços extra como o de vcx da SAMM, os do remo, os da dança, os das equipes de esportes,etc…Enfim,de todos que além da rotina de estudos e de participarem de equipes, demonstrar o trabalho dos alunos que assumiram uma certa hierarquia nestes postos com suas respectivas funções.
      Fica a dica.

    5. Renata da Conceição SanT'Anna disse:

      Poxa esse site me ajudou de mais a entender melhor tudo sobre o EFOMM,além de ter me deixado mais empolgada ainda….e dar para perceber que foi criado com muito amor mesmo,com intuito de realmente nos ajudar…ameiii

    6. Misael Berdeide disse:

      Quanta Saudade dos tempos de EFOMM!

      Excelente Site.

      Parabéns.

      Misael Berdeide – 1ON

    7. fabio garcez disse:

      otino o site pois ele
      explica claramente a rotina da efomm
      gostei muito e se deus quiser eu vou estar ai

    8. Paulo disse:

      é muito bom ver que todos estão bem de saúde e preparados para uma nova etapa.

    9. melissa disse:

      Magnífica reportagem, pois passa a mensagem de honra, coragem e disciplina por parte dos alunos, que estão sempre motivados, buscando atingir a excelência nos estudos. Pátria que amamos!!! Trabalho lindo, um grande orgulho para a Nação brasileira!!! Desejo Proteção e águas tranquilas a todos !!!

    10. danielle disse:

      Parabéns pela ótima matéria. Certamente meu deu até um incentivo a mais. Muito obrigada!

    11. Arielle disse:

      Oi gostaria de saber quantas meninas são por quarto e se todo mundo que passa na prova faz cursinho?estou no 2º ano de Eletromecânica da FAETEC e gostaria de saber se isso me ajuda em alguma coisa dentro da EFOMM? Obrigada e o site esta de parabens!

    12. Al. Raquel Amorim disse:

      Arielle, depende de quantas meninas ingressarão junto com você, do seu ano na escola… atualmente, cada “apartamento” tem capacidade de receber 12 meninas. Quanto à sua formação técnica, posso dizer que todo conhecimento é válido e se for fazer sua especialização em máquinas (existem dois cursos na EFOMM: o de máquinas e o de náutica), creio que lhe será muito útil. Acerca de fazer ou não cursinho, posso te dizer que um grande quantitativo fez sim, mas não é regra: cursinho não te faz passar- te ajuda. Se você for interessada , esforçada e tiver uma boa organização nos seus estudos, vai alcançar seus objetivos.

    13. Arielle disse:

      vamos gente me responde ai! alguem sabe um bom cursinho no RJ? ou em Campo grande ou de preferencia santa cruz? e durante os tres anos ai dentro é permitido brinco,pulseira,anel,pintar unha?

    14. Al. Michelle disse:

      Olá Arielle, existem muitos cursinhos bons espalhados pelo RJ (elite, roquete,SEI,ponto de ensino etc) , mas o importante mesmo é você se dedicar aos estudos ,pois é o seu conhecimento que vai te possibilitar ser aprovada no concurso.Quanto a questão dos adereços e unhas, aqui na EFOMM-RJ são permitidos brincos pequenos que não ultrapassem o lóbulo da orelhae somente no primeiro furo.pulseira e aneis sao permitidos e as unhas podem ser pintadas sim,porém com cores berrantes e preto nao são permitidos. Espero ter ajudado!

    15. Arielle disse:

      Ajudou sim Obrigada!

    16. Michelle disse:

      ÓTIMA matéria! Explicaram direitinho a rotina sanando todas as minhas dúvidas. Muito obrigada!

    17. Caroline B. disse:

      Olá! adorei o site e achei essa matéria muito explicativa!

      Espero poder me unir ao Pelicano quando eu estiver na EFOMM! Adorei o trabalho de vocês.

      Obrigada.

    18. Aline Detoni disse:

      Caroline, obrigada pelos elogios! No início de cada ano os alunos podem candidatar-se para a equipe do Jornal Pelicano. Será um prazer tê-la conosco!

    19. Marta Elizabeth M. da Silva D. de Carvalho disse:

      Achei muito interessante esse artigo, pois nos possibilita tirarmos nossas dúvidas sobre a EFOMM, e no meu caso,mais especificamente, sobre o Período de Adaptação do qual meu filho está fazendo parte.     
      No momento, minha maior preocupação é  saber como terei notícia  dele nesses quinze dias. Ele poderá nos ligar?
      No aguardo de uma resposta, agradeço a atenção.  

    20. Al. Areias disse:

      Sra. Marta, a senhora poderá acompanhar notícias do seu filho pelo Jornal Pelicano, qualquer dúvida é só entrar em contato. Durante o período de adaptação não será permitido o uso de celulares.

    21. Josilene disse:

      Parabéns pelo jornal e pelas matérias publicadas! 
      Gostaria de saber quando terá reportagens sobre o período de adaptação.  Obrigado! 

    22. Deise disse:

      Boa tarde

      como mencionado na resposta acima a Sra Marta Elizabeth, as notícias poderão ser acompanhadas pelo Jornal Pelicano, contudo hoje é o segundo dia da adptação e não tivemos ainda nenhuma informação postada a respeito dos calouros no Jornal do Pelicano. Existe algum critério para o início das informações? Agradeço e parabenizo pela iniciativa das informações em geral.

    23. Aline Detoni disse:

      Srs Pais, boa tarde! Eu não sou adaptadora, então não posso dar-lhes nenhuma notícia direta sobre seus filhos. O que posso esclarecer-lhes é o por quê da demora em postar as tão esperadas notícias. A questão é: os alunos escrevem as matérias, porém as mesmas são sujeitas à revisão e à aprovação do oficial responsável pelo Jornal Pelicano. A publicação efetiva demora um pouco, uma vez que estão todos envolvidos com o período de adaptação. Em breve as matérias serão postadas! Aguardem.