• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 8807
    Adaptação 2010, Período de Adaptação » terça-feira, 12 de janeiro de 2010 »
    Primeiro dia de Adaptação

    003Dia 11, segunda-feira. Mal começa a adaptação e alguns candidatos ja se diferenciam. Uns chegam com antecedência, antes da abertura do portão, enquanto outros chegam após o tempo estipulado que foi de 07:30hs.

    Ao entrarem, os candidatos deparam-se com duas fileiras de veteranos adaptadores formando um corredor que lhes indicava o caminho para o auditório Almirante Newton Braga, onde receberam suas primeiras instruções.

    Após colocarem as malas na entrada do auditório, os candidatos passaram por uma verificação de presença; cerca de 25 alunos não se apresentaram.

    O Comandante do Corpo de Alunos (COMCA) Capitão de Fragata Paulo discursou aos recém-chegados atentando principalmente para a importância dos estudos na vida de um aluno da EFOMM.

    Após as palavras do COMCA e do Comandante Aluno Agnaldo, os futuros alunos foram divididos em oito turmas constituidas de acordo com as letras do alfabeto fonético internacional. Turmas e seus respectivos chefes:

    Alfa- Comandante – Aluno Sampaio
    Bravo- Comandante – Aluno Scheineder
    Charlie- Comandante – Aluno Farsura
    Delta- Comandante- Aluno Farinasso
    Echo- Comandante – Aluno Calixto
    Foxtrote- Comandante – Aluno Dechamps
    Golfo- Comandante – Aluna Jullianna Lima
    Hotel- Comandante – Aluna Marcella Ramos

    Nesse período eles conheceram os adaptadores responsáveis por suas turmas tendo que decorar nomes e postos.

    Todos os candidatos em seguida foram levados para o rancho, onde puderam almoçar. Nesse período de almoço aproveitaram para conhecer uns aos outros e fazer novas amizades.

    027À tarde, após o almoço, as candidatas receberam instruções de coque enquanto os candidatos cortavam o cabelo e faziam barba. Conheceram seus camarotes e receberam roupa de cama e de banho. Atividades burocráticas também foram realizadas como a foto que será utilizada na carteira de identidade militar e o preenchimento de formulários.

    À noite, após a ceia, os candidatos foram reunidos nas salas de aula para preenchimento dos documentos, receberam instruções sobre as acomodações, instruções sobre ordem unida e outras.

    Foi passado para todos os alunos que qualquer tipo de equipamento eletroeletrônico seria recolhido no dia 12 na parte da manhã.

    por Vet. Adapt. Dienielle e Souza Mattos

    Comentários

    1. Ingrid Lorena de Souza Mariano disse:

      Olá, tem sido muito bom acompanhar por este site os passos dos futuros alunos da EFOMM, pois dá a nós que pretendemos realizar as provas, uma segurança e uma preparação melhor. Agora, só para confirmar, então não poderemos usar nem celular, nem notebook, nem máquina fotográfica dentro da escola? Desde já agradeço.

    2. gilvan batista silva disse:

      Gostei da iniciativa de todos vocês, o Jornal Pelicano além de informativo é criativo, dando as informações aos alunos e aos Pais. Se possível, gostaria de saber do candidato (aluno) Raphael Silva da companhia Rhotel.
      Um abraço e que Deus abenções a todos.

    3. IVANI GOMES disse:

      ESTOU IMENSAMENTE FELIZ POR MEU FILHO ESTÁ AÍ, E O MEU CORAÇÃO TRANQUILO E CHEIO DE SATISFAÇÃO EM TER NOTICIAS DIARIAMENTE DE SUA ADAPTAÇÃO. AGRADEÇO MUITISSIMOOOOOOOOOOO

    4. romulo fernandes de aguiar disse:

      bom dia,
      queria saber se esse jornal contempla o CIABA em Belém? se as informações constam essa região?
      atenciosamente
      Romulo Aguiar

    5. Maria Lucia Braggio disse:

      Gostaria que voces colocassem fotos, como no ano passado, para que as famílias possam ver como estão os alunos. Desejo aos adaptadores sucesso nessa missão de despertar nos alunos o desejo de prosseguir nessa carreira, que exige sacrifícios.
      Oro a Deus para que dê aos alunos a força necessária para superarem todas as dificuldades, aos adaptadores para que tenham sabedoria no exercício de suas funções e as famílias para que recebam de Deus o conforto na saudade.

      “QUE O SENHOR ESTEJA NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS”

    6. Marco Aurelio de Amorim disse:

      Muito bom esse informe. Só quero saber se todos os dias teremos acesso a esse tipo de notícia?

    7. DENISE disse:

      MUITO OBRIGADO PELAS NOTICIAS. MEU FILHO É O CESAR E ESTA NA TURMA ALFA. COM AS NOTICIAS ATUALIZADAS ME SINTO MAIS PERTO DELE. VOCES TODOS ESTÃO DE PARABENS PELO JORNAL PELICANO.
      MAIS UMA VEZ MUIIIIIIIIIIIITO OBRIGADO E QUE VOCES TENHAM MAIS SUCESSO COM O TRABALHO REALIZADO NESTE JORNAL. POIS COM ELE ANTES MESMO DO MEU FILHO ENTRAR EU TIVE CONDIÇOES DE ME INTERAR E COMPARTILHAR DA CARREIRA QUE MEU FILHO ESCOLHEU. QUE DEUS OS ABENÇOE.

    8. Solange disse:

      É muito bom saber que poderemos acompanhar a rotina dos candidatos aluno.

      Espero que possamos usufruir de informações como no ano 2009.

      Obrigada.

    9. ANTONIO RENATO CONTRERA disse:

      Que bom saber que podemos acompanhar as noticias dos futuros Oficiais da Marinha Mercante de nossa Nação. Pelicano nota Excelente. Que todos sejam Iluminados, guiados e Protejidos em suas novas tarefas. Grato.

    10. Odete disse:

      Parabéns pelo trabalho de vocês, é sempre bom ter notícias.

      Estou ansiosa pelas fotos…

    11. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      Olá Ingrid, os candidatos alunos estão proibidos de utilizar qualquer tipo de aparelho eletrônico.

    12. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      Caro Romulo, infelizmente o Jornal Pelicano está apenas relacionado ao CIAGA, não tendo representantes no CIABA.

    13. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      Olá Maria, as fotos relacionadas ao primeiro dia de adaptação já foram postadas.

    14. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      Caro Marco, estamos fazendo de tudo para conseguir postar diariamente a rotina da adaptação.

    15. Herlei Ferreira disse:

      A comunicação é responsável pelo sucesso de qualquer projeto. O Pelicano cumpre essa função de forma importante para o acompanhamento dos pais e amigos dos novos Oficiais da MM. Parabéns à equipe do Pelicano e muita luz aos adaptadores que tem a responsabilidade de nortear os novos alunos na visão profissional das carreiras de suas vidas.

    16. Margarete Dejoss disse:

      Bom dia,
      Estou muito feliz com as notícias do Jornal.
      Bom trabalho à todos!
      Margarete Dejoss

    17. ELENICE disse:

      Bom dia, que Deus continue iluminando e dando sabedoria e sucesso aos adptadores que estão dedicando o tempo deles para passar seus preciosos ensinamentos aos candidatos. E a todos os candidatos que Deus permita que possam assimilar todos esses conhecimentos que serão passados, para um futuro digno e cheio de realizações.
      Solicito informação do meu filho GUEDES – Thiago Pereira Guedes. Não sei a turma. Se possível tb notícias ou foto.
      Agradeço.
      Sucesso a todos. DEUS ESTÁ NO CONTROLE.

    18. Patrícia Bruno disse:

      Com certeza o jornal é um facilitador de corações aflitos, que se encontram com muitas saudades, diminuindo assim a distância de quem se ama.

      Deixo como sugestão para próximas fotos, que tirem uma de cada grupo, tentando o máximo possível que apareçam todos os candidatos 😉

      Um grande beijo ao Al. Mattos, e a todas as famílias!

      Sem mais;
      Patrícia Bruno.

    19. edmar miranda da silva disse:

      Ola.sou edmar e sou graduado em engenharia de pesca pela universidade do Estado da Bahia.E gostaria de saber como e quando será realizado as provas do ciaga.
      Um forte abraço a todos.

    20. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      Olá Elenice, o Candidato Aluno Guedes pertence a turma Echo. Em breve será posto a relação de todas os alunos e turmas, bem como o numero de cada um.

    21. Josiane Alves disse:

      Parabéns pelo trabalho e por através dele nos permitir saber da rotina dos candidatos aluno, fiquei muito feliz com as fotos, é um conforto esse contato. Desejando felicidades p/continuidade do trabalho e desejando o sucesso de todos.

    22. Laura S de Melo disse:

      Esta é uma forma de carinho e respeito pelos alunos e por nós pais, que esperamos anciosos por notícias. Estarei todos os dias aqui. E que DEUS abençõe todos vocês.
      Laura

    23. Laura S de Melo disse:

      Não nos esconda nada! Conte tudo.

    24. rosana toledo disse:

      Parabéns vocês adaptadores que estão dedicando seu tempo e conhecimento com nossos filhos. O Jornal Pelicano é um sucesso! Parabéns pra vocês também; continuem tirando muitas fotos para podermos matar um pouco a saudade deles e ver também como estão: cabelos cortados, presos, formacão, etc. valeu!

    25. Elenice Guedes disse:

      Bom dia, Adapt.Al.Souza Mattos, obrigada pela informação. Continuarei ligada, aguardando + fotos. Estou ansiosa para ver meu filho.
      Abraços.

    26. flavia mattos disse:

      Bom dia! gostaria de saber se os adaptandos virão para casa neste final de semana. Desde já quero deixar aqui meus agradecimentos pela consideração que demonstram com os familiares que estão torcendo para que tudo dê certo. Obrigada

    27. Antonio Firmino disse:

      Bom dia,

      SRs PAIS dos alunos de 2010 — Não se preocupem com o período de adaptação, sabemos que é um momento de distância que não estamos acostumados a conviver, mas para cada um candidato aprovado e agora entrando pelo portão do CIAGA com suas malas para um período de adaptação, e nós ficamos com os olhos arregalados de preocupação vendo nossos filhos se preparando para o futuro promissor e chamados de fera no linguajar da EFOMM sairão PRECIOSOS VALENTES em suportar a adaptação cronograma de horários e a distância dos braços protetores dos PAIS, nós que somos PAIS sofremos não poder se comunicar e proteger, posso dizer que estão nas mãos de bons adaptadores ( são filhos já passaram por um período de adaptação e entendem o nosso sofrimento ).
      QUE DEUS ABENÇÕE A TODOS FERAS DE 2010 DANDO FORÇAS NO PREPARO PROFISSIONAL MERCANTE, PARABÉNS SRs PAIS SEU FILHO É UM VENCEDOR VITORIOSO. Ass. Antonio Firmino

    28. Luiz Carlos Lima Marinho disse:

      Bom dia. Sou pai de um aluno que passou por esse processo no ano passado. Venho agradecer ao Pelicano tudo que acompanhei no período de adaptação do meu filho.
      Eu quero passar para os pais de quem está chegando na EFOMM este ano, que tudo que seus filhos irão passar nesse processo é de pura grandeza para o futuro deles. Não se preocupem eles estão em boas mâos. Desde já parabenizo a todos recém chegados, e em espacial ao JORNAL PILICANO, por a cada ano aprimorar mais seus conteúdos.

    29. Cláudia Soares disse:

      Gostaria de parabenizar a todos pela possibilidade de ter informações de nossos filhos, pois para nós, pais, é muito angustiante ficar do lado de fora de um momento tão importante para a vida deles. Por isso é de extrema importância que as notícias sejam colocadas no jornal diariamente. Desde já agradeço.

    30. Flávia Matos Mattos disse:

      Boa Tarde! Gostaria de saber se os adaptandos virão neste final de semana para casa. Gostaria de parabenizar a iniciativa de vocês demonstrando imensa consideração com os familiares que torcem para que dê tudo certo nessa adaptação. Desde já, muito obrigada e aguardo resposta.

    31. Kátia disse:

      Olá, mães dos alunos do 1º ano da EFOMM!
      Bem conheço a situação em que vocês se encontram hoje, pois há exatamente 1 ano estava aflita como vocês. Mas tenho a certeza que esse período para nós é longo mas para eles mercantes é de muito crescimento.
      Passou-se 1 ano e estou na mesma expectativa pois o meu filho agora do 2º ano está embarcado e há 2 dias não tenho noticias dele. As situações são diferentes, uns em terra, outros no mar, mas a preocupação da mãe e familiares é a mesma e a saudade é imensa. Força e fé!
      Mãe de um mercante

    32. Richard disse:

      Boa noite! Não podemos esquecer dos alunos do segundo ano que se encontram em manobra na Aspirantex. Que tal O Pelicano ampliar o espaço das informações e nos trazer notícias? Continuamos ligados neste veículo de comunicação, embora numa outra etapa da vida dos nossos filhos. Avante.

    33. Ana Cristina da Silva Ramos disse:

      Bom dia, gostaria de obter notícias de como está indo o novo grupo em adaptação. Há 03 dias não são atualizadas as informações pelo jornal. Aguardamos a relação dos grupos. Tudo que nos chega é muito importante. Desde já agradeço,Ana Cristina.

    34. Laura S de Melo disse:

      Bom dia!

      Estamos esperando o relatório do 3 dia. Gostaria de saber em qual grupo está Rafael Sabadin de Melo. Obrigada Laura

    35. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      Temos alunos do 2º que fazem parte do pelicano que estão cobrindo o embarque (aspirantex) porém como eles estão em ALTO MAR, não tem como postarem nenhuma informação pertinente ao embarque deles.

    36. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      Olá Flávia, esse final de semana os candidatos alunos ainda não poderão ir para casa. O tempo é curto e ainda há muito para ser ensinado.

    37. ROBERTO CEZAR disse:

      Gostaria de saber se os adaptandos que ingressaram no dia 14, poderão receber visitas no fim de semana. Em caso negativo, de que forma poderemos ter notícias dos mesmos, uma vez que eles não podem utilizar celular?

    38. Isabela disse:

      Muito legal 🙂 adorando as noticias. Se Deus quiser, ano que vem estarei ai! No mesmo lugar que eles.

    39. luciene barcelos da silva disse:

      por favor gostaria de ver imagens dos candidatos que se apresentaram no Ciaga no dia 14.01.2010, e saber como tem sido a rotina deles se possivel. obrigado e boa sorte a todos.

    40. ANA CAROLINE disse:

      MUITO BACANA!! BACANA MEEESSSMO!!! PQ NAO TENHO NOTICIAS DO VINI….SNEDO ASSIM EU FICO SABENDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM ELE. AÍ EU FICO MAIS TRANQUILA. BOM QUE TODOS AÍ DO CIAGA AGUENTEM FIRME, QUE DEUS ABENÇÕES TODOS PRINCIPALMENTE O VINI !! TO AQUIE FORA TROCENDO POR VC VINI!!!SAUDADEEESSS!!!

    41. Solange disse:

      Nossa, hoje é dia 16 e ainda não temos quase fotos para ver. A voga tá pesada esse ano. Veteranos Adaptadores peguem leve.
      Abrçs.

    42. Solange disse:

      Kátia, a minha filha também está embarcada. Houve um problema com o navio e ele teve que atracar no Porto de Vitória-ES. Estão todos bem, sendo que eles terão que ficar lá até tudo se resolver.
      Abraços.

    43. Paulo Armindo disse:

      Estou muito feliz pelo meu filho, tenho muita confiança que ele irá mudar de comportamento nessa nova empreitada de sua vida e largará suas tendências homossexuais e caso aumente pelos novos exemplos tomara que seja pelo menos mais disfarçado. 

    44. JORGE MACIEL disse:

      Muito legal ter-mos acesso a rotina de adaptação dos novos alunos. Gostaria de ver publicado, se possível uma foto da turma “Charlie”.

    45. renata disse:

      OI PELICANOS VOCÊS SUMIRAM NOS DEÊM NOTICIAS SEI QUE DEVEM ESTAR ATAREFADOS MAS CONFORTEM OS NOSSOS CORAÇÕES AFLITOS E CHEIOS DE SAUDADES,DESDE DE JA AGRADEÇO COM A COMPREENÇÃO DE VOCÊS.

    46. Maria do Carmo Batista da silva disse:

      Quero agradecer ao Jornal Pelicano pelas informações e belissimo trabalho; e em especial ao Sr: Antonio Firmino pelas palavras de incentivo e de carinho direcionadas aos pais.

    47. Juliano Gomes Abeilice disse:

      Gostaria de saber como fazer a inscrição e data da mesma, pois, sou graduado no curso de enfermagem, porem, ainda não estou trabalhando, tenho a pós-graduação em Saúde no trabalho, mas desejo muito fazer este curso, para meu crescimento profissional e pessoal.Peço-lhes se for possivel enviar -me maiores informações a este respeito. Já tenho o curso de Salvatagem feito em Macaé-ES. Foi muito bom e pretendo fazer outros.
      Desde já agradeço a atenção.

    48. ILKA COSTA disse:

      Bom dia, quero agradecer ao Pelicano pelo exelente trabalho, em especial a Sra. Kátia e o Sr. Antonio Firmino pelas palavras de carinho, incentivo e conforto. Gostaria se possível, de ver publicado uma foto da turma “FOXTROTE”. Gostaria de saber se no próximo dia 22/10, os adaptandos terão permissão para sair. Aguar-do ansiosa. Agradeço a atenção. PELICANO NOTA 10………………………………………….10 ILKA COSTA.

    49. Rafaella disse:

      Bom dia, quero agradrecer ao Pelicano pelo exelente trabalho de nos confortar mandando notícias. Fico muito feliz pelo meu irmão, por essa nova fase da vida dele. Estou aquifora torcendo muito. Gostaria de obter informações sobre a turma BRAVO. Agradeço desde já. PARABÉNS

    50. Elenice disse:

      Olá, Adapt.Al.Souza Mattos. A palavra do Senhor, nos ajuda a enfrentar as críticas.
      Provérbios 21.30 “A sabedoria, a inteligência e o entendimento das pessoas não são nada na presença do Senhor”. Só Deus é Perfeito.
      Souza Mattos, o seu trabalho é muito importante para todos. Obrigada.

    Outras matérias interessantes...