• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 10561
    Navios » segunda-feira, 12 de outubro de 2009 »
    Figuras de Proa

    Imagem8As figuras de proa são figuras decorativas geralmente talhadas em madeira, ornamentadas e pintadas segundo a hierarquia das embarcações. Foram muito utilizadas entre os séculos XVI e XIX em galeões. Paulatinamente foram desaparecendo com o surgimento das embarcações de aço e ferro da Primeira Guerra Mundial.

    As figuras de proa, que tinham o objetivo de decorar e proteger a tripulação contra monstros, serviam também para identificação da sociedade marinheira daquela época.

    Imagem26No Brasil as figuras de proa também tiveram um papel importante na história. Segundo os historiadores, as barcas que circulavam pelo rio São Francisco foram as únicas embarcações primitivas de povos ocidentais que usaram figuras de proa, nacionalmente conhecidas como CARRANCAS.
    Carrancas são esculturas que surgiram da cultura nordestina, da população ribeirinha do rio São Francisco por volta de 1875 até 1940.

    As figuras de proa serviram, no início, de amuleto de proteção e salvaguardavam os barqueiros, viajantes e moradores contra as tempestades, perigos e maus presságios. Serviam também para espantar animais e duendes moradores do rio São Francisco, que de noite saíam das profundezas das águas para assombrar a população(misticismo e crença local).

    Com o declínio do ciclo das barcas no Brasil, em 1940, essas esculturas artesanais deixaram de ser figuras de proa e passaram a ser objetos de arte popular presente nos museus, exposições, feiras artesanais e coleções.

    por Al. Souza Mattos

    Comentários

    1. Carmen disse:

      Muito interessante… continuem pesquisando assim! Parabéns!!

    Outras matérias interessantes...