• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 6751
    Mundo » quinta-feira, 9 de julho de 2009 »
    Escolas de Formação de Oficiais Mercantes

    Como todos sabem existem inúmeras escolas de formação de oficiais da marinha mercante no mundo como as duas escolas brasileiras CIAGA (Rio de Janeiro) e CIABA (Pará). Porém, existem diferenças entre elas, nem todas as escolas são governamentais e militares, existem muitas escolas privadas que são verdadeiras universidades. Falaremos de algumas delas:

    AcademyPictureUSMMAAcademia da Marinha Mercante dos Estados Unidos (USMMA ou King’s Point) – Academia federal voltada para o treinamento de oficiais para a Marinha mercante americana, para filiais militares ou para a indústria de transportes. A USMMA é localizada a 20 milhas a leste da cidade de Nova Iorque numa área de 82 acres com 28 edifícios e mais de 100 navios e pequenas embarcações. Todos os anos, 275 jovens (homens e mulheres) são selecionados para a academia com idades entre 17 e 25 anos. A King’s Point tem graduação nas áreas de Engenharia Marítima, navegação, administração de Navios, Leis Marítimas, leis internacionais e outras.

    Academia Maritima de Massachusetts (MMA ou Mass Maritime) – Localizada em Taylor’s Point – Massachusetts, foi fundada em 1891 e a segunda mais antiga academia estadual marítima do pais, e a mais antiga operando como academia marítima no país. A Mass Maritime oferece graduação nas áreas de Transporte Marítimo, Engenharia Marítima, Segurança e Proteção Marítima, Direito Internacional Marítimo e Gerenciamento de Emergência.

    lab1Suny Maritime – A primeira escola de formação marítima nos Estados Unidos, fundada em 1874, localizada na cidade de Nova Iorque. A universidade Suny prepara seus estudantes (homens e mulheres) no regime militar de quatro anos (cerca de 90% dos estudantes moram na faculdade) para assumir carreira na indústria naval, no governo, em áreas militar e na indústria privada. Alem de oferecer graduação nas áreas de engenharia e transporte marítimo, possui também Arquitetura Naval, Administração, Biologia Marinha e Meteorológica, Oceanografia, Ciência Ambiental Marinha e Ciências Humanas.

    Academia Paquistanesa Marítima ( Pakistan Marine Academy) – é a única no setor publico para treinamento de marítimos no Paquistão. O campus tem uma área de 136 acres às margens do porto Karachi. Para entrar na academia os alunos não podem ter mais que vinte anos e podem escolher entre os cursos de Náutica e Máquinas.

    DMU2Universidade Marítima de Dalian (DMU) – Uma das maiores e melhores universidades marítimas do mundo, a DMU está localizada em Dalian na China, a universidade possui uma área de 1.13 milhões de metros quadrados com cerca de meio milhão ocupado por instalações. A DMU possui um estaleiro de treinamento e 40 laboratórios para ensino, treinamento e pesquisa. A universidade possui 13 graduações, entre elas Navegação, Engenharia Marítima, Direito, Ciência da computação, Automação, Engenharia elétrica e outras.

    Instituto Nacional para treinamento maritímo (National Institute For Sea Training – NIST) – Localizada em Yokohama (Japão) foi consolidada em 1943, primeiramente, como uma instituição governamental e em 2001 como uma instituição administrativa independente devido a reformas administrativas. A NIST é a única instituição educacional no Japão voltada para o treinamento de estudantes para serem pilotos ou maquinistas. Atualmente operando com 5 navios de treino, sendo 2 navios a vela, 1 navio a vapor e 2 com motores diesel. Aproximadamente cerca de 1,800 estudantes entram na instituição anualmente.

    NMCIUniversidade Marítima Nacional da Irlanda (National Maritime college of Ireland – NMCI) – é a primeira universidade no país a ser construída sobre a parceria do governo e órgãos privados. Com simuladores de 360º e 270º de passadiço e completo simuladores de praças de máquinas, as instalações da faculdade estão entre as mais modernas do mundo.

    Comentários

    Outras matérias interessantes...