• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 147411
    Mercado » terça-feira, 12 de maio de 2009 »
    Cursos ASON e ASOM oferecem uma alternativa para quem quer ingressar na Marinha Mercante

    Os cursos do ASON (Adaptação para 2º oficial de Náutica) e do ASOM (Adaptação para 2º oficial de Máquinas) são uma alternativa para ingressar na Marinha Mercante como 2º oficial tanto de Máquinas quanto de Náutica, para homens e mulheres que já possuem formação superior e têm idade entre 18 e 40 anos.

    O curso dura 13 meses (Máquinas) e 22 meses (Náutica), incluindo  o período de estágio embarcado. Os alunos têm direito a material didático, alimentação, auxílio financeiro mensal, assistência médico-odontológica e alojamento para os que não  residentem no  Rio de Janeiro.

    A diferença no tempo de duração do curso do ASON e ASOM comparados com o da EFOMM é menor devido à formação superior que os alunos desses cursos já possuem, logo eles não precisam ter o período de matérias “básicas” estudando direto as matérias especificas.

    Graduação

    Náutica — Engenharia; Astronomia; Oceanografia; Meteorologia; Matemática (bacharelado); Física (bacharelado); Química (bacharelado); Química Industrial; Estatística; Ciências Navais; Ciências Náuticas; Tecnólogo em Op. e Administ. de Sistemas de Navegação Fluvial; Tecnól. em Construção e Manutenção de Sist. de Navegação Fluvial; Tecnól. Naval e Tecnól. de Constr. Naval.

    Platinas de Oficiais de Náutica

    Platinas de Oficiais de Náutica

    Máquinas — Engenharia Naval; Engenharia Mecânica; Engenharia Elétrica (Eletrotécnica ou Eletrônica); Engenharia de Automação; Engenharia de Prod. Industrial; Engenharia Mecatrônica; Tecnól. em Mecânica (manutenção e processos industriais); Tecnól. em Const. Naval; Tecnól. em Manutenção de Sistemas de Máquinas e Equipamentos e Tecnól. em Const. e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial.

    platina de oficial de máquinas

    Platinas de Oficiais de Máquinas

    Processo Seletivo

     As inscrições são abertas anualmente  no CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha – Rio de Janeiro) e  no CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar – Belém).

    Os candidatos têm que ter diploma de graduação em nível superior registrado no Ministério da Educação ou no Conselho Federal de Educação.

    por Al. Souza Mattos

    Mais informações ou dúvidas??

    O CIAGA mantém uma página para que todos possam obter o edital, acompanhar o processo e entrar em contato para tirar dúvidas. Basta ir no endereço http://www.mar.mil.br/ciaga/cursos/ason/admissao.htm ou:
    Concurso ASON – Náutica: ason@ciaga.mar.mil.br
    Concurso ASOM – Máquinas: asom@ciaga.mar.mil.br

    Comentários

    1. Clebson disse:

      Gostaria de saber se há inscrição aberta para quem está terminando o técnico de informática e tem segundo grau completo.

    2. Jhonny Gomes Gaia disse:

      Para entrar para Marinha Mercante eu devo ter concluído o nível superior?

    3. Elder disse:

      Gostaria de saber se marinheiro auxiliar de convés pode participar?

    4. Silvio Menezes disse:

      Sou formado em Direito. Pelo o que li, não tenho condições de participar desse processo seletivo. É correto? Obrigado pela atenção. Ótima página! Parabéns pelo material disposto!

    5. Joyce disse:

      Gostaria de saber quais os cursos de engenharia que são aceitos para ingressar no ASON e dentro das engenharias se tem alguma que tem mais peso, desde já muito obrigada.

    6. Bruno Augusto disse:

      Achei a matéria super interesante e informativa… Parabéns!!

    7. Bruno Augusto disse:

      Após a formação do Curso e o Termino do Estágio, qual é a média salarial para um 2 oficil de máquinas da Marinha mercante?
      Obrigado!!

    8. Armando Lima disse:

      Tudo relacionado a MM é ótimo,
      Obrigado por tornar possivel, algumas lembranças.
      Devoltaao passado.
      Servi a gloriosa Marinha do Brasil em 1971.
      MN St 713043.7

    9. Andressa Martins disse:

      Obrigada!!

    10. Processo Seletivo ASON 2011 — Jornal Pelicano disse:

      […] Mais informações sobre o curso: http://pelicano.sammrj.com.br/2009/05/cursos-ason-e-asom-oferecem-uma-alternativa-para-quem-quer-ent… […]

    Outras matérias interessantes...