• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 15782
    Mercado » quinta-feira, 23 de abril de 2009 »
    Prático profissão dos sonhos

    O prático exerce uma função pública.  Por ser considerada estratégica, a profissão é regulada pelo Estado, que define as regras de atuação, fiscaliza o exercício do cargo e coordena o recrutamento de mão-de-obra.A praticagem é o serviço de auxílio oferecido aos navegantes,  disponível em áreas que apresentam dificuldades ao tráfego  de embarcações, em geral de grande porte. Tais dificuldades podem ser relativas a ventos, estado do mar, lagos ou rios, marés, correntes, bancos de areia, naufrágios e visibilidade restrita, entre outras.

    Com sua habilidade e profundo conhecimento local auxilia no   deslocamento de navios de grande porte, com máxima segurança dentro dos limites hidrográficos do porto, otimizando o escoamento das cargas de interesse da região, tendo sempre presentes a responsabilidade com a proteção da vida humana, a preservação do meio ambiente, a manutenção da navegabilidade nos canais de acesso e a proteção do patrimônio público ou privado envolvido na manobra, ou sejam: navios, rebocadores, lanchas e instalações portuárias.

    por Al. Veiga

    Comentários

    1. Levi Cardoso disse:

      Quais cursos são necessários para o exercício da profissão de Prático? Qualo salário médio? Como está o mercado de trabalho?

    2. vinicius disse:

      Quais cursos são necessários para o exercício da profissão de Prático? Qualo salário médio? Como está o mercado de trabalho? [2]
      Pq é a “profissão dos sonhos”? faltando mta informação ai

    3. Pâmela disse:

      Quais sao os cursos necessarios para realizar essa profissao? é necessario possuir ensino superior?

    4. rafael disse:

      como engreçar na carreira de prático .

    5. Adapt. Al. Souza Mattos disse:

      olá Rafael, por meio de concurso que ocorre geralmente de dois em dois anos.

    6. Edmar disse:

      Vinícios. É profissão dos sonhos porque um prático tem salário a partir de 50 mil reais. Isso mesmo o salário do prático pode chegar a 120 mil reais. É um cargo público só podendo ser assumido através de concurso público. Exige -se curso superior em qualquer área.

    Outras matérias interessantes...

    Práticos, o que são?30 de abril de 2013
    Carreira: Náutica13 de novembro de 2012