• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 1724
    Vela » quinta-feira, 19 de março de 2009 »
    Regata 50 anos Iate Clube Rio de Janeiro

    Ao alvorecer do dia 15 de março de 2009, os alunos do Grêmio de Vela da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (GVEFOMM), iniciaram os usuais preparativos para participação na regata comemorativa dos 50 anos de fundação do ICRJ – Iate Clube Rio de Janeiro.

    Sob o comando do Comodoro Aluno – Allan Moreira, os alunos iniciaram os preparativos com a separação e distribuição de catanhos  para as tripulações das embarcações competidoras e preparação para reboque do CIAGA até o Iate Clube Jardim Guanabara (ICJG). Ao todo 9 embarcações representaram a Escola de Marinha Mercante na competição, correndo nas classes Escaler (dois), J24 (um), Ranger22 (dois) um destes patroado por uma aluna do segundo ano(Natália Simas), Laser (três) e Dingue (um).

    Os barcos foram rebocados até o ICJG, com parte dos alunos participando na operação de reboque, operação esta que contou com a tradicional passagem embaixo das pontes que ligam à Ilha do Governador, manobra cuja execução depende da adernação do barco (pêndulo), visando uma passagem segura da embarcação embaixo das pontes (devido a guinda do mastro) e o restante foi deslocado para o ICRJ em  viatura do CIAGA. Vale ressaltar o constante apoio do Iate Clube Jardim Guanabara, sempre nos recebendo de braços abertos, provendo reboque e todo apoio logístico por nós solicitado.

    As largadas soaram a partir das 13 horas – por classe – com um significativo número de veleiros, e pouco vento. Felizmente, houve uma súbita intensificação do vento, animando os tripulantes por 3 horas nas pernadas, contudo, a medida que os velejadores se aproximavam do fim do percurso, uma fraca chuva caía culminando com nenhum resquício de vento, impossibilitando que alguns terminassem o percurso em tempo hábil.

    Por fim, a participação na regata cumpriu com seus objetivos, proporcionando a interação dos alunos com o mar, fortalecendo o espírito marinheiro, nutrindo o náutico-esportivo e acima de tudo enaltecendo a bandeira da Marinha do Brasil e da Marinha Mercante.

    por Of. Al. Cipriano com colaboração do Al. Willam

    Comentários

    1. Al. Leandro disse:

      Vale a pena destacar o primeiro lugar, barco Capella patroado pelo aluno Ferreira, parabéns a todos da tripulação.

    2. Karine disse:

      Parabéns mesmo!!

    Outras matérias interessantes...

    Regata Benjamin Sodré25 de julho de 2013
    XXXVIII Regata a vela CIAGA5 de outubro de 2010