• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 6540
    EFOMM » sábado, 1 de março de 2008 »
    Como compartilhar a sua conexão Claro 3G / Vivo Zap

    Quando eu era FERA, costumávamos a ter uma rede Wi-Fi para uso público, mas infelizmente por questões diversas a rede teve que ser desativada no final do ano passado. Com a chegada da rede 3G da Claro, vemos novamente a possibilidade de termos internet móvel.

    NOTA: Verifique primeiro as cláusulas do seu contrato. Pode ser que sua operadora não permita o compartilhamento.

    Eu testei o serviço 3G de 1MB da Claro apenas em dois pontos: na Ilha do Governador e na Avenida Brasil na altura da passarela 14. Não tive problemas após usar algumas dicas que um colega havia me dado sobre como ajustar com precisão o software que vem com o modem. Em suma, compartilhei sem problemas com os laptops de dois amigos. Como somos próximos e o preço do serviço gira em torno de R$100,00 mensais, o compartilhamento torna o custo bem mais acessível.

    Quanto ao equipamento utilizado, eu usei apenas o modem e meu laptop, criando uma rede Ad hoc (sem pontos de acesso/roteadores), portanto esse artigo é destinado aos que desejam compartilhar suas conexões com amigos ou familiares sem despesas.

    Eu utilizei inicialmente o servidor CCProxy da Youngzsoft. A versão gratuita limita o compartilhamento a apenas três usuários simultâneos, como esse havia sido o limite que eu estipulei, não tive problemas quanto a isso. Utilizar soluções desse tipo lhe dão muito mais controle sobre o que você deseja compartilhar e o que os outros usuários estão fazendo, mas em contra partida, nem todos os serviços funcionam bem quando rodam sobre um proxy (vide Skype, eMule e Bittorrent). Como o processo de configuração também é mais doloroso, eu acabei optando por usar o Internet Connection Sharing (ou ICS para os íntimos, rs), recurso embutido no Windows.

    O Internet Connection Sharing transforma seu computador em um roteador. Ele inclui um servidor DHCP para que os clientes recebam a configuração de IP automaticamente e trabalha basicamente com tradução de endereços (Network Address Translation, ou NAT).

    Mãos a obra

    Compartilhar uma conexão com a Internet no Windows XP é simples e no Windows Vista é mais fácil ainda. O processo se divide em três etapas:

    • Criar uma rede sem-fio particular;
    • Configurar o computador “servidor” para que ele divida a conexão de Internet; e
    • Configurar os computadores “usuários” para que estes utilizem a conexão do “servidor”.

    Criando uma rede sem-fio particular

    Criar redes sem-fio particulares é muito mais fácil no Windows Vista e é o computador servidor o que deve iniciar a rede.

    Para iniciar a rede, siga os seguintes passos:

    1. Vá até o Menu Iniciar e clique em Conectar-se a.
    2. Clique em Configurar uma conexão ou rede.
    3. Clique em Configurar uma conexão ad hoc (computador-computador), clique em Próximo e siga os passos do assistente.
    4. Não se esqueça de escolher salvar a rede no final.

    Assistente o guiará pelo processo de criação da rede onde você poderá escolher opções de segurança como a configuração de chaves de criptografia WEP ou WPA. Escolha a segunda opção pois é muito mais segura.

    Se for a primeira vez que você cria esta rede, certifique-se de configurar o servidor antes de iniciar os demais computadores.

    Com todas as configurações aplicadas, basta que todos se conectem. O Windows pode pedir a chave de criptografia da rede, nesse caso, informe a senha escolhida durante o assistente.

    Compartilhando o acesso

    O computador servidor é aquele onde o modem da Claro/Vivo vai estar conectado, para compartilhar o modem siga os seguintes passos:

    1. Vá até o Menu Iniciar e clique em Painel de controle.
    2. Clique em Conexões de rede e de Internet.
    3. Abra Conexões de rede.
    4. Clique com o botão direito sobre a conexão que você usa para conectar-se à Internet. Se você possui o modem da Claro, a conexão é “CLARO”.
    5. Clique em Propriedades.
    6. Clique na guia Avançadas.
    7. Em Compartilhamento de Conexão com a Internet, marque a caixa de seleção Permitir que outros usuários da rede se conectem através da conexão deste computador com a Internet.
    8. Em Conexão de rede doméstica escolha dentre as opções a sua conexão de rede sem-fio.
      Atenção: Esse passo é vital. Por padrão o Windows selecionará a sua conexão de rede cabeada como padrão, mas não é isso que queremos. Queremos compartilhar através da rede WiFi. Caso não esteja conseguindo, tente desativar a conexão cabeada e repetir o processo. Não se esqueça que a rede Wifi precisará estar ativa para poder ser listada nessa tela.
    9. Clique em OK. Você receberá a seguinte mensagem:
      “Quando o Compartilhamento de Conexão com a Internet for ativado, o adaptador de rede local será configurado para usar o endereço IP 192.168.0.1. O computador poderá perder a conectividade com outros computadores da rede. Se esses computadores tiverem endereços IP estáticos, você deverá configurá-los para obter os endereços IP automaticamente. Tem certeza de que deseja ativar o Compartilhamento de Conexão com a Internet?”
    10. Clique em Sim.

    Importante:

    • Para realizar este procedimento, você não pode estar conectado à internet, portanto abra o software do seu modem e clique em “desconectar”, mas não desplugue o aparelho;
    • O Windows Vista Starter possui diversas restrições quanto ao compartilhamento de conexão e redes sem-fio privadas portanto o servidor deverá estar utilizando outro sistema operacional.

    Limpando configurações antigas nos computadores cliente

    No meu caso os computadores tinham endereços estáticos configurados manualmente. Para que o compartilhamento funcionasse corretamente eu tive que colocá-los para obter tudo dinamicamente. Se for o seu caso, veja como:

    No Windows XP

    1. Abra o Iniciar e clique em Painel de controle.
    2. Clique em Conexões de rede e de Internet.
    3. Clique em Conexões de rede.
    4. Clique com o botão direito do mouse na sua conexão de rede sem-fio e clique em Propriedades.
    5. Clique na guia Geral, em Protocolo (TCP/IP) na lista “Esta conexão usa os seguintes itens” e clique em Propriedades.
    6. Na caixa de diálogo que abrirá clique em Obter um endereço IP automaticamente, em Obter um servidor de DNS diretamente, e em seguida, em OK.
    7. Clique em OK novamente.
    8. Feche o Painel de controle.

    No Windows Vista

    • Vá até o Menu Iniciar e clique em Painel de controle.
    • Clique em Rede e Internet.
    • Clique em Central de rede e compartilhamento.
    • Clique em Gerenciar conexões de rede.
    • Clique com o botão direito do mouse na sua conexão de rede sem-fio e clique em Propriedades.
    • Clique na guia Geral, em Internet Protocol Version 4 (TCP/IPv4) na lista “Esta conexão usa os seguintes itens” e clique em Propriedades.
    • Na caixa de diálogo que abrirá, clique em Obter um endereço IP automaticamente, em Obter um servidor de DNS diretamente, e em seguida, em OK.
    • Clique em OK novamente.
    • Feche o Painel de controle.

    E pronto!

    por Al. Lorenzeto

    Comentários