• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • Curiosidades, Navios » quarta-feira, 14 de agosto de 2013 »“Salve as baleias”: Aplicativo para IPhone pode ajudar navios a evitar colisões.

    whalealert-03.jpg.492x0_q85_crop-smart

    A tecnologia é um instrumento fundamental para o desenvolvimento do transporte marítimo. Mas um aplicativo para IPad e IPhone chama a atenção pelo trabalho inusitado que realiza e a forma como auxilia navios em operação – evitando colisões com baleias-.

    O aplicativo chamado “Whale Alert – Ship Strike Reduction for Right Whales” foi originalmente desenvolvido para capitães que navegam pelo Atlântico Norte, na costa da Nova Inglaterra (EUA), habitat de diversas espécies de baleia.

    whalealert-02.jpg.492x0_q85_crop-smart

    As baleia franca é uma das principais da região, e a poluição sonora provocada pelas embarcações, com destino a portos como o de Boston, pode ajudar a provocar colisões.

    O aplicativo, criado pelo NOAA
    (National Oceanic and Atmospheric Administration), utiliza informações de boias que capturam a presença das baleias e informam quando estão em áreas protegidas, além de como o navio deve proceder para garantir a segurança da embarcação e do animal (reduzir a velocidade, mudar o curso, etc.).

    Apesar de a adesão ao aplicativo ser totalmente voluntária, os cientistas criadores afirmam que o uso do mesmo poderia “reduzir a coincidência de baleias e navios em 81% e aumentar o tempo de viagem dos navios em 9 a 22 minutos“.
    Considerando que os danos desse tipo de acidente podem ser irreversíveis, o instrumento não deixa de ser visto como vantajoso. 

    “Essas informações permitem aos operadores das embarcações evitar colisões com baleias francas reduzindo a velocidade e aumentando sua percepção visual.”

    6125290135_9e997cafa6_o

    Comentários

    Outras matérias interessantes...

    O veículo de operação remota (ROV-remote operated vehicle) trata-se de um robô-submarino que tem como objetivo auxiliar na perfuração de poços de petróleo, posicionamento de plataformas, pesquisas submarinas, acompanhamento de mergulhadores, etc. Constituído de câmeras […]