• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 1201
    Curiosidades, Navios » segunda-feira, 12 de agosto de 2013 »
    Conteneiro ou veleiro? Conheça o híbrido mais ecológico já projetado

    DykstraEcoliner.jpg.492x0_q85_crop-smart

    O Ecoliner Fair Winds é um navio que vem sendo projetado desde 2012 pela companhia holandesa Dykstra para transportar contêineres.

    Mas ele é especial; o Ecoliner combina alta tecnologia e a força da máquina.
    Possui quatro enormes velas “automáticas”, movidas pelos ventos e auxiliadas por um software e dados meteorológicos obtidos via satélite, que, trabalhando juntos, calculam a melhor rota para a embarcação.

    Em função de suas características especiais, o híbrido pode navegar com uma pequena tripulação e utilizar-se de muito menos combustíveis fósseis que um porta-contêiner comum, transportando dezenas de contêineres de tamanho normal.

    O alto custo de sua construção, pela tecnologia envolvida, seria compensado pela vida útil  – média de 30 anos –  e a economia de gastos com combustível ao longo desse período.
    Estima-se que o Ecoliner alcançaria até 18 nós, sendo necessário o auxílio do motor abaixo de uma velocidade de 12 nós.

    Fairtransport-Ecoliner-01sm

    A Dykstra trabalha em pareceria com a Fair Transport objetivando ampliar o uso de embarcações que ajudem a reduzir a emissão de CO2 na atmosfera. Os fundadores da Fair Transport, Andreas Lackner, Arjen van der Veen e Jorne Langelaan, passaram 3 anos viajando na embarcação Tres Hombres para provar que a navegação sustentável através da propulsão a vento é possível.
    Mas a ideia do grupo era oferecer um navio que pudesse transportar contêineres industriais, ser tripulado por poucas pessoas e reduzir a poluição. Assim nasceu o Ecoliner, economicamente e ambientalmente sustentável. A previsão de lançamento é para este ano e a empresa já planeja construir uma frota inteira do navio híbrido.

    O grande desafio dos 3 visionários da Fair Transport pode ser acompanhado nesse vídeo.

     

    da embarcação

    Comentários