• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 1861
    Livros » segunda-feira, 1 de maio de 2006 »
    Código DaVinci

    Este artigo pertence ao acervo do Projeto Memória

    Apesar de já ter lido muitos livros e visto vários filmes, não poderia deixar de tecer meu primeiro comentário sobre o livro mais vendido e comentado durante todo o ano passado: Código DaVinci. Embora o primeiro, o segundo e o mais recente livro de Dan Brown não terem emplacado, “Código DaVinci” só fez o sucesso que fez por um único motivo, o fato de envolver em polêmica um tema que põe em xeque 2000 anos de História. Seu texto, sem dúvida, é envolvente e repleto de informações que a maioria dos leitores desconhecia, mas é claro que nem tudo pode ser tomado como verdade absoluta. Alguns relatos que se referiam a Leonardo DaVinci nunca existiram, ou pelo menos não consta em relatos oficiais, excetuando outros assuntos referentes à seita e à própria Igreja Católica, que só serviam para incrementar o cenário de ação e suspense.

    Como seu sucesso foi tão grande, o filme foi produzido e estréia na segunda metade de maio no Festival da Cannes, para depois sim, chegar aos cinemas, com estréia mundial (19/05). Isso se Dan Brown vencer mais um processo que vem colecionando desde a publicação de “Código DaVinci”, mas isso não é nenhum motivo para sustos, o autor venceu todos.

    Pelo que parece, Tom Hanks fará o papel do historiador e professor Robert Longdon, o protagonista da estória e a quase desconhecida Audrey Tautou, a criptógrafa Sophie Neveu. Espero que o filme seja tão bom quanto o livro e que a essência e objetivo da estória não fiquem perdidos em meio aos efeitos especiais, na tentativa de se fazer um filme unicamente para ser sucesso de bilheteria como faz a máquina hollywoodiana de cinema. Com certeza depois da sua estréia estaremos aqui, novamente, observando tudo!

    por Al. Serpa

    Comentários

    Outras matérias interessantes...