• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 3189
    Livros, Navios » quarta-feira, 11 de julho de 2012 »
    Lançamento do livro: Mulheres a Bordo

    Em Dezembro de 2012 será lançado o livro: Mulheres a Bordo – 30 Anos da Mulher na Marinha do Brasil. O projeto trata-se basicamente da criação deste livro comemorando os 30 anos de carreira das mulheres militares na Marinha do Brasil.

    A mais antiga militar da ativa, a médica Cláudia Yago, 53 anos, já está em condições de disputar em pé de igualdade com outros homens o posto de contra-almirante, o penúltimo cargo na hierarquia das mulheres da área de Saúde.
    Essas e outras histórias serão contadas pela capitão de mar e guerra e médica Sheila Aragão e a comandante Helena Peres neste livro que será lançado em dezembro no Clube Naval, no Centro do Rio.

    É impressionante a evolução das mulheres na Marinha, que aos poucos foram conquistando seu espaço e introduzindo na Força um estilo de liderança, com muita determinação e confiança. As mulheres ganharam seu espaço, mostrando profissionalismo e conquistando novas oportunidades.

    Como ainda não são aceitas na Escolas Navais, as mulheres não podem ainda comandar embarcações, como os homens, embora ostentem a patente de capitão. A elas é permitido o embarque em navios-escola, navios-hospitais e de pesquisa.
    No Brasil, uma mulher comanda um navio na Marinha Mercante, e nos Estados Unidos, um porta-aviões.

    “Cada passo dado por uma de nós é um caminho que se abre para todas”, diz a oficial da reserva, Capitão de Mar e Guerra, Sheila Aragão, que integrou a primeira turma do corpo feminino e participou de missões de paz no Haiti e na Antártida.

    Al. Rhavine

    Comentários

    Outras matérias interessantes...

    Agora vai…30 de maio de 2010