• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 4209
    Mercado, Mundo, Navios, Petróleo » segunda-feira, 26 de julho de 2010 »
    Batismo e lançamento do NT Celso Furtado

    A hora do lançamentoHá cinco anos, se contassem que o Brasil iria retomar sua frota mercante após duas décadas de crise no setor, somente os mais entusiastas do segmento marítimo poderiam acreditar. E assim aconteceu. Por causa da competência e da determinação de pessoas visionárias, hoje, o reerguimento da indústria naval brasileira é uma realidade: uma realidade de 183 metros de comprimento e 48,3 mil toneladas de porte bruto. A Transpetro lançou ao mar na quinta-feira, 24 de Junho, no Estaleiro Mauá o primeiro navio construído no Estado do Rio de Janeiro para o Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). O navio foi batizado “Celso Furtado” em homenagem ao economista e Ministro do Planejamento entre 1962 e 1963. E é claro que o Pelicano tinha que estar lá pra conferir.
    .
    IMG_2779A Transpetro enviou uma lancha para buscar 15 alunos da EFOMM no Grêmio de Velas do CIAGA. Partimos às 10:20 com grandes expectativas pelo que viria pela frente. A chegada ao estaleiro foi às 11 horas em ponto e o início da cerimônia se deu meia-hora depois com a banda do CIAA (Centro de Instrução Almirante Alexandrino) tocando o tão famoso “Cisne Branco”. O Comandante daqiele centro, Contra-Almirante Mathias, estava presente. Estavam  também o Ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, que representou o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Presidente da Transpetro, Sérgio Machado, o Presidente do SINDMAR, Severino Almeida, a Presidente em exercício da Petrobras, Maria das Graças Foster, Júlio Bueno, que representou o Governador Sérgio Cabral,  a viúva do economista Celso Furtado, Rosa Freire, entre outros Ministros, Deputados e Representantes de Sindicatos. Outras presenças  marcantes foram de oOiciais Mercantes, entre eles Comandantes, Praticantes, outras pessoas de bordo e muitos dos funcionários, principalmente metalúrgicos, que participaram da construção do mais novo Navio Tanque.
    IMG_2827Às 13:10, após muitas homenagens, agradecimentos e discursos, chegou a tão esperada hora. A Imediata do navios Pedreiras, Giovana da Silva Almeida de Morais, foi a escolhida para realizar o batismo. E assim aconteceu o lançamento. Minutos depois houve a cerimônia de batimento da quilha do próximo navio do Promef a ser construído naquele local, onde o primeiro prego é fixado à quilha junto com uma ferradura. Essa cerimônia era vista na antiguidade como uma maneira de trazer sorte. Para saber mais sobre o Promef,  clique aqui.

    E não esqueçam de conferir o vídeo do momento do lançamento, é claro:
    Vídeo do lançamento, clique aqui!

    Por Al. Felipe Costa

    Comentários

    1. suzana disse:

      Nossa adoreiii ver as fotos e saber um pouco da historia,bom na verdade eu gostaria de partipar dessa escola,como eu faço pra participar vcs entram em contato?!
      beijos

    2. Adapt. Of. Al. Willian Cavalcante disse:

      Olá, Suzana. Você consegue tal acesso por meio do concurso. Mais informações no site do CIAGA.

    Outras matérias interessantes...