• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 1330
    Vela » segunda-feira, 1 de maio de 2006 »
    A volta ao mundo passa pelo Rio

    Este artigo pertence ao acervo do Projeto Memória

    A grandiosa regata Volvo Ocean’s Race fez sua parada no Rio de Janeiro no dia 25 de março de 2006. Uma regata de enormes proporções com uma incrível quantidade de espectadores vindo de todas as partes do mundo, muitos em barcos, alguns em terra e uns poucos helicópteros. A equipe de vela do CIAGA estava lá, aprendendo um pouco mais com os melhores do mundo.

    Na primeira perna da regata, já se via a superioridade dos integrantes do Holanda 1, sempre na frente. O Brasil 1, que conta com o brilhante Torben Grael a bordo, usou uma tática diferente das demais: ele foi por um caminho afastado do meio do canal, perto de Niterói, tendo em vista que a maré estava enchendo.

    Na primeira bóia, o Holanda 1 estava na frente, seguido do Brasil 1, mas o que chamou muita atenção foi o belo balão dos americanos com um símbolo dos piratas. Após a bóia, algo deu errado com o Brasil 1: eles arriaram a balão e perderam algum tempo parados.

    Na segunda perna de contra vento, o Brasil 1 foi o penúltimo a armar o balão. Com uma manobra muito inteligente, ele foi orçando o balão para o meio do canal, aproveitando a cheia da maré e retomou a segunda colocação. Essa manobra na perna seguinte deu certo de novo, dessa vez com o Holanda 2, que quase
    sempre era o último colocado.

    A regata ficou muito equilibrada na última perna. A disputa pela terceira posição foi muito acirrada, mas o Brasil 1, após ótima recuperação,conseguiu sustentar o terceiro lugar. A regata terminou com a esperada vitória do Holanda 1, que liderou a regata inteira.

    No final, muitos barcos acompanharam o Brasil 1 com o tratamento que eles merecem, como os melhores. Mesmo não conseguindo a vitória, para nós, brasileiros, eles são campeões por estarem lá.

    por Alunos Prado e Ferreira Gomes

    Comentários

    Outras matérias interessantes...

    41ª Regata CIAGA18 de setembro de 2013
    Regata Benjamin Sodré25 de julho de 2013