• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 7964
    Curiosidades, Navios » quarta-feira, 23 de maio de 2012 »
    Doca – o navio que submerge

    Ao pensarmos em navios, a primeira coisa que vem à mente é a flutuabilidade, mas há navios feitos para submergir, não, não é o submarino, é o LASH, ou Navio Doca.

    Ele é usado quando há a necessidade de transportar outro navio, plataforma, submarino, qualquer carga indivisível, que seria impossível transportar em um navio de carga geral ou conteneiro; ou quando o estaleiro do navio a ser reparado está distante de sua posição, e assim sendo, o uso de rebocadores seria custoso e demorado.

    Tal navio tem a capacidade de submergir lastreando, ou seja, bombeando água para seus tanques, a fim de afundar, às vezes é necessário submergir até a superestrutura. Como o navio é projetado para esse fim, todas as suas aberturas são estanques, ou seja, não permitem a entrada de água em seus compartimentos.

    Uma vez que o navio está submerso de acordo com as necessidades de cada carga e esta está atracada a seu lugar devido, as bombas voltam a bombear, mas agora da forma convencional: bombeando para fora, retirando a água do interior dos tanques levando o convés ou todo o navio de volta a superfície.

    Assista ao documentário exibido no canal Discovery sobre uma operação do Blue Marlin, um dos maiores navios doca, para entender melhor como ele funciona, em http://www.youtube.com/watch?v=QzgCnAczoZc. Pesquisando sobre os navios, descobrimos coisas im-pres-si-o-nan-tes…

    Comentários

    1. Série navios – Lash — Jornal Pelicano disse:

      […] Doca – o navio que submerge23 de maio de 2012 FLIP – FLoating Instrument Platform23 de julho de 2011 […]

    Outras matérias interessantes...