• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 2455
    Curiosidades, Mercado, Mundo, Navios » terça-feira, 9 de julho de 2013 »
    Série navios – Doca

    Se um navio realmente me surpreende é esse!

    Já escrevi sobre ele ano passado, então, vamos relembrar um pouco…

    Ao pensarmos em navios, a primeira coisa que vem à mente é a flutuabilidade, mas há navios feitos para submergir, não, não é o submarino, é o Navio Doca.

    Ele é usado quando há a necessidade de transportar outro navio, plataforma, submarino, qualquer carga indivisível, que seria impossível transportar em um navio de carga geral ou conteneiro; ou quando o estaleiro do navio a ser reparado está distante de sua posição, e assim sendo, o uso de rebocadores seria custoso e demorado.

    Tal navio tem a capacidade de submergir lastreando, ou seja, bombeando água para seus tanques, a fim de afundar, às vezes é necessário submergir até a superestrutura. Como o navio é projetado para esse fim, todas as suas aberturas são estanques, ou seja, não permitem a entrada de água em seus compartimentos.

    O mais famoso é o Blue Marlin tem 225m de comprimento e 63m de boca e já realizou as façanhas mais importantes. No ano de 2004 transportou a maior plataforma petrolífera do mundo, A Tunder Horse – 2, uma estrutura da 60 mil toneladas por 15 mil kilometros, da Coreia do Sul até o Golfo do México.

    Próximo navio:  Gaseiro

    Obs: o nome do artigo foi alterado depois da observação corretiva do mestre Sidnei, professor de estabilidade no CIAGA.

     

    Fonte:

    http://www.fleetmon.com/pt/vessels/Blue_Marlin_25222

    http://www.revistademarinha.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1551:hercules&catid=101:actualidade-nacional&Itemid=290

    http://www.projetomemoria.org/2012/05/doca-o-navio-que-submerge/

     

     

    Comentários

    Outras matérias interessantes...